Já lá vai o tempo em que as pessoas comunicavam no Natal através dos correios tradicionais e de forma mais cuidada.Ainda me lembro das horas que os meus pais passavam sentados na mes da sala de jantar a escrever a todos os seus amigos estrangeiros e de irmos ao correio na véspera de Natal.
Hoje contam-se pelos dedos os cartões de BF que recebo todos os anos e muitos deles são de bancos, lojas ou editoras, sem grande significado, nem texto, muitas vezes quase só publicidade.
Hoje recebi um que me comoveu especialmente porque veio da Alemanha duma amiga que foi professora dos meus três filhos no Colégio Alemão e com quem trabalhei em projectos Comenius mais tarde, e que ainda se dá ao trabalho de comprar um cartão bonito, escrevê-lo em Português que ela não domina, pois só viveu cá cinco anos, e trazer-me um sorriso que os anos não a fazem perder. Fiquei comovida e puz o cartão em lugar de destaque, num passepartout que trouxe de Leeds e que coloco sempre em cima da lareira, como podem ver.
Entretanto tenho recebido múltiplos emails a responder ao convite que enviei para a expo de fotografia, receio que o Vivacidade não tenha espaço para tantos amigos meus...alguns são umas sumidades do Woophy, que tiram fotos espectaculares, muito melhores que eu alguma vez ousarei tirar.
É bom sentir o calor dos outros nesta época de Natal.
Mostrar mensagens com a etiqueta amizade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta amizade. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Woophy-14-day-challenge November 2011
Como vos contei, tendo sido vencedora desta competição no mês passado, organizei a dita deste mês, sugerindo o tema : Backlight photos - silhouettes ( contra-luz-silhuetas). Sempre fui apaixonada de fotos a contra-luz e eu própria tenho uma colecção delas num folder especial.
Recebi umas trinta fotos ao todo, vindas dos mais diversos países. Acabei por escolher três finalistas e destas uma vencedora. Vou colocá-las aqui e gostava que se pronunciassem quanto ao mérito das mesmas, procurando identificar aquela que eu escolhi.
( foto de Jan Hemels - Holanda)
( Foto de MacLeitão - Faro- Portugal)
( foto de Trudy Truinsta - Holanda)
Todos gostaram muito do tema. A panóplia de fotos e comentários às mesmas e ao concurso podem ser lidos aqui:
http://www.woophy.com/forum/4_5327_0.html
No FACEBOOK também existe agora um WOOPHY CLUB que é dedicado aos Woophians. Todos os dias lá colocamos fotos, que são apreciados e até enviados para um outro site PIXABLE, que premeia as melhores.
Recebi umas trinta fotos ao todo, vindas dos mais diversos países. Acabei por escolher três finalistas e destas uma vencedora. Vou colocá-las aqui e gostava que se pronunciassem quanto ao mérito das mesmas, procurando identificar aquela que eu escolhi.
( foto de Jan Hemels - Holanda)
( Foto de MacLeitão - Faro- Portugal)
( foto de Trudy Truinsta - Holanda)
Todos gostaram muito do tema. A panóplia de fotos e comentários às mesmas e ao concurso podem ser lidos aqui:
http://www.woophy.com/forum/4_5327_0.html
No FACEBOOK também existe agora um WOOPHY CLUB que é dedicado aos Woophians. Todos os dias lá colocamos fotos, que são apreciados e até enviados para um outro site PIXABLE, que premeia as melhores.
domingo, 4 de setembro de 2011
Arrumações - going down memory lane
Não há nada pior....que passar um domingo cheio de sol a abrir gavetas, onde se guardaram coisas há anos e que contém segredos para lá do imaginável, recordações que estavam abrigadas mesmo no fundo, fotografias amareladas e sem qualquer espécie de interesse actual, cartas, souvenirs, etc. Há quem deite tudo fora....há quem guarde tudo. Sou um meio-termo. Nas arrumações, encontramos algo interessante.
Em tempos, no ano de 1997, escrevi muitos mails a um amigo meu e ele a mim. Imprimi-os, pois eram quase diários dentro duma pasta com elásticos e trouxe-as para aqui em dada altura, pois eram privados
e não queria que ninguém os lesse.
Hoje, passados 14 anos, descobri que o que ali está sou eu há quase 15 anos, numa encruzilhada de vida, sufocando a minha infelicidade no dia-a-dia com os filhos, vivendo como profissional a 100% e, tentando encontrar consolação numa Amizade gratuita, grande, imensa e que nunca terminará.
Como no filme que vi há dias, os anos passam e só vemos bem a realidade e a importância das relações pessoais anos depois, com perspectivas diferentes e olho critico. Reli muito do que escrevi...está lá tudo, a minha ansiedade, os meus sonhos, o meu amor aos filhos, o gosto pelo ensino, pela música....o meu desejo de evasão, a minha restlessness, incapacidade de parar, de ficar, de estagnar.
Em tempos, no ano de 1997, escrevi muitos mails a um amigo meu e ele a mim. Imprimi-os, pois eram quase diários dentro duma pasta com elásticos e trouxe-as para aqui em dada altura, pois eram privados
Como no filme que vi há dias, os anos passam e só vemos bem a realidade e a importância das relações pessoais anos depois, com perspectivas diferentes e olho critico. Reli muito do que escrevi...está lá tudo, a minha ansiedade, os meus sonhos, o meu amor aos filhos, o gosto pelo ensino, pela música....o meu desejo de evasão, a minha restlessness, incapacidade de parar, de ficar, de estagnar.
Se ele ler isto vai-se rir...mas a espuma do tempo já levou quase tudo....
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Filmes franceses

São diferentes dos americanos e dos ingleses. Têm um "je ne sais quoi" que me atrai e é raro não gostar de algum ou sair a meio, como já me aconteceu com filmes americanos.
Vou já com a predisposição de que não há grande suspense, nem muito ritmo, música estrondosa ou paisagens de sonho. Vou para encontrar alguém, viver a sua vida por alguns momentos...pessoas anónimas ou estranhamente dejá vus, que contém alguma densidade e falam bastante, actores na sua maioria desconhecidos do grande público - à excepção de um ou outro - mas muito credíveis e duma naturalidade surpreendente.
Em tempos vi muito teatro francês no cinema Tivoli, em Lisboa, do 2º Balcão, que era o único que podia pagar. Adorava a comédia e não só, a verve, a aparente simplicidade dos decors, mas principalmente a naturalidade dos actores.
Ainda me lembro de Daniel Gélin em La P. Respectueuse e Huis Clos de Sartre, que tinha lido na lingua original na FLUL.
Vi muitos filmes franceses na minha juventude. Praticamente todos os que passavam em Lisboa e não eram censurados.
O que vi hoje " Les Petits Mouchoirs", mal traduzido por Pequenas Mentiras, não seria admitido no tempo de Salazar...nem pensar. A tradução deveria ser " Lágrimas de crocodilo" na minha modesta opinião, mas não ma pediram.
Não gosto de ser spoiler e de contar os filmes que aconselho ver,
, mas adoro criticá-los e analisar ou reflectir sobre eles.Este filme é tão real que por vezes, dei comigo a pensar em situações semelhantes que se passaram comigo ou com a família e amigos, ambientes em que a tensão se avoluma até explodir ou alguém faz rir subitamente todo um grupo de pessoas sérias.
Passei férias na Praia da Luz com os meus filhos já adolescentes e amigos deles estrangeiros ou portugueses ( chegavam a acampar na parte inferior do nosso jardim). Hoje vieram-me à memória muitos momentos similares,daqueles que só acontecem nas férias quando as pessoas são mais genuínas, estão mais relaxadas ou estranham negativamente o facto de se verem a toda a hora e momento.

É um filme que dá que pensar. Sobre a amizade e as relações modernas.Um filme sobre pessoas, com paisagem e música excelentes. Do melhor que tenho visto...e este ano já vi alguns excepcionais.
Fica aqui o trailer para aguçar o apetite:
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Midsummer Night's Dream
Sonho de uma noite de verão....peça de Shakespeare e música de Mendelsohn que associamos ao solestício de verão, e também à noite mais quente do ano como a do S. João no Porto.
Nem sempre está quente, hoje estava fresquinha, mas foi um dos S. Joões mais bonitos a que assisti.
Nesta zona do Campo Alegre, há uma área só de vivendas, onde vivem famílias de classe alta. Muitas delas são já da minha geração ou mesmo da dos meus Pais. Pessoas com posses, cujos filhos vão para colégios desta zona, o Colégio Alemão, o Luso-Francês, o do Rosário ou Sra de Lurdes, todos eles bem posicionados no ranking de escolas do Porto. Gente que normalmente pensamos serem snobs e arrogantes. Os meus filhos andaram no Colégio Alemão de modo que conheci muitas famílias destas em eventos vários durante anos, embora não vivesse aqui.
Hoje tive uma agradável surpresa. Os meus filhos sugeriram que fosse com eles a uma festa do bairro e eu disse que sim, sem saber bem para o que ia. Não me apetecia nada estar em casa sozinha esta noite, os meus netos também iam, devia ser divertido. E foi mesmo, as pessoas das várias casas, abriram as suas portas para a rua
Lançaram-se vários balões para gáudio da pequenada....
conversou-se...
quinta-feira, 23 de junho de 2011
A magia das redes sociais

Tenho andado a brincar no Facebook.É um prazer verdadeiro, genuino, espontâneo e imediato.
Todos os dias sei algo dos meus filhos que não moram aqui, comunico com eles, sei que músicas ouvem, o que fazem, o que os alegra...nem preciso de os ouvir.
Comunico, em segundos, com sobrinhos que não vejo desde o Natal, sei que hoje um dos casais faz 10 anos de casados, um outro, que adora gelados Santini vai dando conta dos novos sabores, sei que acabam de ter um bébé minutos depois de a criança ter nascido, os que receberam prémios ou reabilitaram uma casa em Coimbra...
Falo com amigos que são sensíveis à música como eu...encontro os fotografos do Woophy todos os dias numa página fechada do FB dedicada a fotografia, que contém diálogos verdadeiramente únicos entre nós a toda a hora, sinto-me acompanhada por jovens e velhos, da China à Austrália...ou mesmo daqui do Porto.
Noutra página fechada, chamada New Colour Photo, todos os dias as cores mudam
e as fotos têm de obedecer à cor determinada. Hoje é o amarelo.Ainda não descobri nenhuma página dedicada à pintura , mas há-a com certeza.
Entretanto oiço no Mezzo, um músico a dizer esta frase:"O meu pai infectou-nos a todos com a doença da música"...frase expressiva sobre o que se passou comigo, em criança, e por sua vez com os meus filhos e netos por tabela. O meu ex- não gostava de música, durante anos não a ouvia ou mesmo repelia-a, o que me afastou dele mais do que possam pensar. Não concebo a vida sem ela -neste momento oiço a Sinfonia nº 35 de Mozart tocada por uma orquestra de instrumentos antigos....harmonia e precisão...mozartianas. E agora, uns minutos mais tarde toca o famoso András Schiff o maravilhoso concerto K466, que tanto me fez chorar quando vi o Amadeus, o filme mais triste e genial de que me lembro.
Véspera de S. João, anda não sei o que vou fazer.
Talvez sair com os meus filhos e netos mais velhos,aqui no bairro, talvez fique em casa a ver TV...tout est possible...para já, não me sinto nada só.BOM S. JOAO a todos!!
Com Mozart....
sábado, 28 de maio de 2011
Em especial para a Graciete Rietsch
Ontem a minha Amiga recordou um poema, de que já não se lembrava bem, mas acabava com um verso sobre flores. Encontrei este num blogue -francislive.
Pode ser que seja o seu poema . Vai aqui ornamentado com mais algumas fotos das minhas.
É preciso avisar toda a gente
dar notícias informar prevenir
que por cada flor estrangulada
há milhões de sementes a florir.
É preciso avisar toda a gente
segredar a palavra e a senha
engrossando a verdade corrente
duma força que nada detenha.
É preciso avisar toda a gente
que há fogo no meio da floresta
e que os mortos apontam em frente
o caminho da esperança que resta.

É preciso avisar toda a gente
transmitindo este morse de dores.
É preciso imperioso e urgente
mais flores mais flores mais flores.
João Apolinário
(in Morse de sangue)
E se estiverem fartos de flores....paciência...elas perdurarão enquanto este blogue existir.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Clara Ferrand

Conheci a Clara em 1975 quando vivia na Sertã e passava fins de semana em Coimbra.
Num desses fins de semana, descobri pelo meu médico que teria de ficar em Coimbra durante uns meses, dado que a minha gravidez - que já era a 4ª em dois anos - estava em risco, tendo que ser controlada num local onde houvesse hospital, o que não acontecia na Sertã. Passei dois meses em Coimbra, nas casas das minhas irmãs, estando em repouso relativo.
Foi uma época de stand-by, não pude dar aulas e tinha de estar deitada durante parte do tempo. Fazia muitos trabalhos de mãos para as minhas sobrinhas, que eram tres de 3, 5 e 7 anos e gostavam muito de bonecas, como a Nancy e a Barbie. Fiz muitos vestidinhos , camisolas , chapéus, etc para estas bonequinhas a quem chamávamos as Nancinhas
, assim como tricots para os nossos filhos.A Clara era muito amiga da minha irmã que ficara viúva em 1974. Pertenciam ao mesmo grupo de casais e davam muito apoio uns aos outros. Passei alguns Domingos em casa dela, nesse periodo em que estive na Sertã e a proximidade com pessoas como ela fizeram-me muito bem à moral e preencheram os vazios que a saída de Lisboa para a Beira Baixa tinha provocado.

Sempre tive uma admiração enorme por esta rapariga,
- que considero como família, uma prima, uma tia dos meus sobrinhos - cheia de alegria, criatividade, animada e amiga nas horas difíceis. Os lanchinhos ajantarados em sua casa eram uma alegria, contribuindo nós com alguma comida feita em casa - ainda me lembro de fazer croquetes com restos do cozido - acompanhados da algaraviada dos pequeninos que se juntavam lá todos, nove ao todo. A Clara entretinha-se a fazer bonecos - ofereceu dois aos meus filhos que anda estão guardados na minha casa anterior - com tecidos, plásticos, couros, rendas, crochets, sedas, lãs e fios
etc, que ela guardava em caixas e caixinhas, um verdadeiro tesouro para quem gosta de artesanato. Também fazia patchwork que eu admirava profundamente pois exigia muita paciência e faziam um efeito espectacular na parede.
. Sei que entretanto lhe encomendaram vários murais para a Universidade e edifícios de Coimbra.Ontem descobri este site dedicado à minha amiga Clara Ferrand http://www.claraferrand.com/galeria.html e não resisti a falar dela no meu blogue, pois, embora só a veja em festas da família em Coimbra, continuo a recordar os momentos maravilhosos que passei em sua casa naqueles anos difíceis da minha vida de casada. O meu filho nasceu em Coimbra em Agosto e no ano seguinte, fomos várias vezes a sua casa passar os domingos à tarde, sendo o João mais um dos pequeninos a encher de alegria aquelas casa.
O site contém a sua biografia, trabalhos nas áreas da escultura, artesanato e tapeçaria.
. No Facebook também poderão encontrar mais pormenores sobre a artista.Obrigada, Clara, pela tua Amizade que já tem mais de trinta e cinco anos. Parabéns pelo site e trabalhos lindos que continuas a fazer. Há recordações que nunca se apagam na nossa memória e que mais valor adquirem à medida que os anos passam.
terça-feira, 19 de abril de 2011
FARO WOOPHY MEETING
Cheguei ontem depois de três dias verdadeiramente felizes, entre Amigos, pessoas simples e interessantes, que se reúnem tão somente porque adoram fotografia e gostam do nosso país. Este já era o terceiro encontro, desta feita organizado pelos Woophians que vivem em Faro ou na zona, capazes de dinamizar as entidades locais para o evento, conseguindo obter até uns prémios e lembranças, assim como informação sobre turismo e cultura locais. Foram uns hospedeiros magníficos, nunca nos cansamos de os enaltecer. Comemos maravilhosamente por pouquíssimo dinheiro - desde diferentes qualidades de peixe grelhado na brasa, cataplanas de peixe e carne, doces regionais, acepipes, etc.
No primeiro dia fizémos um belo cruzeiro
Já passo férias há 40 anos no Algarve e nunca tinha feito nenhum cruzeiro nesta zona, compreendo que as pessoas que possuem casas nas ilhas se sintam privilegiadas, porque isto é paradisíaco e felizmente não está ainda estragado.
O grupo andou no barco durante umas três horas, saiu em duas das ilhas onde passeámos a pé, gozando da brisa e apanhando um sol benfasejo,
Um passeio pelas cidades de Olhão e Faro
Também visitámos exposições de fotografia e pintura, que pareciam estar ali por nossa causa.Foram dias belos...em que me senti jovem, no meio de jovens...apesar da minha dificuldade em andar muito a pé e algum cansaço ao fim do dia.
A Ryanair está de parabéns. Fizemos as duas viagens em menos tempo do que o estipulado - 45m pra cada lado - e gastando menos do que se fossemos de carro ou de comboio. Fiquei fã deste meio de transporte, é o ideal para ir ao Algarve.
CLIQUEM NAS FOTOS QUE VALE A PENA!
sexta-feira, 11 de março de 2011
Concertos
Como recompensa de um dia bastante atribulado, cheio de peripécias e sobressaltos daqueles que não se comparam nem numa milionésima de hipóteses com o que os Japoneses estão a sofrer neste momento, depois dum tsunami e abalo de terra colossais, resolvi sentar-me e tentar o MEZZO.
JACKPOT! Um concerto tocado pela melhor pianista do mundo, na minha modesta opinião: Martha Argerich
: Concerto de Schumann
em lá menor, opus 64, para piano, o único dele para esse instrumento, maravilhoso e romântico, deixa-nos a sonhar e a desejar mais e mais.
Ouvi este concerto tocado pelo nosso Pedro Burmester ainda na Igreja de são Bento da Vitória, quando não havia Casa da Música, e eu conhecia alguns dos executantes da orquestra do Porto - nessa altura Regie Symphonie, que eram meus colegas na Escola Profissional de Música onde ensinei Inglês durante dois anos. Uma delas, Wendy Quinlan, que foi professora de flauta do meu filho, deixava-nos sempre bilhetes grátis na bilheteira e marcava os primeiros bancos para mim e filhos. Uma mordomia, que nunca me soube demais, pois a igreja nunca enchia. Era mesmo amiga deles e depois dos concertos , por vezes, íamos ao antigo Café dos Clérigos comer bolo de chocolate e conversar. Já só resta uma na Orquestra do Porto. Todos os outros, a Wendy, flautista australiana, o Gilles, francês que tocava fagote, o John e a Jean, violistas ingleses, se foram embora. Só ficou a violinista Nancy americana. Eram um grupo fixe que me deixou saudades.
O meu filho ainda agora fica em casa da Wendy e do marido quando tem de ir a Bruxelas - quase todos os meses - e toca flauta com ela. É um prazer para ele estar com uma pessoa tão talentosa.
Martha Argerich delicia-me com os seus trilos, o seu cabelo cinzento e desalinhado, o vigor e a emoção que saem das suas teclas. A orquestra acompanha-a na perfeição....um concerto indescritível e que me deixa sem fala. É argentina, avessa aos media, já gravou para inumeras editoras.
Tem 70 anos e venceu um cancro do pulmão detectado em 1990, que a obrigou a ablação de parte do órgão em questão. E está aqui a deliciar-me com o seu talento, a sua energia e expressividade.
Acabou. A audiência de pé aplaude-a com entusiasmo, diria, com fervor. Martha, por favor, toca um encore, suspiro eu....e todos os outros comigo. E ela toca mesmo. Obrigada.
Podem ouvir um excerto do mesmo concerto aqui e agora:)
JACKPOT! Um concerto tocado pela melhor pianista do mundo, na minha modesta opinião: Martha Argerich

: Concerto de Schumann
em lá menor, opus 64, para piano, o único dele para esse instrumento, maravilhoso e romântico, deixa-nos a sonhar e a desejar mais e mais.Ouvi este concerto tocado pelo nosso Pedro Burmester ainda na Igreja de são Bento da Vitória, quando não havia Casa da Música, e eu conhecia alguns dos executantes da orquestra do Porto - nessa altura Regie Symphonie, que eram meus colegas na Escola Profissional de Música onde ensinei Inglês durante dois anos. Uma delas, Wendy Quinlan, que foi professora de flauta do meu filho, deixava-nos sempre bilhetes grátis na bilheteira e marcava os primeiros bancos para mim e filhos. Uma mordomia, que nunca me soube demais, pois a igreja nunca enchia. Era mesmo amiga deles e depois dos concertos , por vezes, íamos ao antigo Café dos Clérigos comer bolo de chocolate e conversar. Já só resta uma na Orquestra do Porto. Todos os outros, a Wendy, flautista australiana, o Gilles, francês que tocava fagote, o John e a Jean, violistas ingleses, se foram embora. Só ficou a violinista Nancy americana. Eram um grupo fixe que me deixou saudades.

O meu filho ainda agora fica em casa da Wendy e do marido quando tem de ir a Bruxelas - quase todos os meses - e toca flauta com ela. É um prazer para ele estar com uma pessoa tão talentosa.
Martha Argerich delicia-me com os seus trilos, o seu cabelo cinzento e desalinhado, o vigor e a emoção que saem das suas teclas. A orquestra acompanha-a na perfeição....um concerto indescritível e que me deixa sem fala. É argentina, avessa aos media, já gravou para inumeras editoras.
Tem 70 anos e venceu um cancro do pulmão detectado em 1990, que a obrigou a ablação de parte do órgão em questão. E está aqui a deliciar-me com o seu talento, a sua energia e expressividade. Acabou. A audiência de pé aplaude-a com entusiasmo, diria, com fervor. Martha, por favor, toca um encore, suspiro eu....e todos os outros comigo. E ela toca mesmo. Obrigada.
Podem ouvir um excerto do mesmo concerto aqui e agora:)
terça-feira, 6 de julho de 2010
Voltei à Escola
Hoje voltei ao atelier...e foi uma festa. Fiquei feliz com a recepção de pessoas que só me conhecem muitas delas há meses...é mesmo uma família, onde se cria e pinta, mas onde se trocam impressões, contam-se histórias, recordam-se episódios das nossas juventudes ou infâncias - tão diversas - e sobretudo, onde se sente uma camaradagem que não dá lugar a invejas, a competição ou a mesquinhez. É tudo são e bonito.
Estava lá uma exposição que tinha sido inaugurada no dia 19 quando fizeram a churrascada de S. João, à qual não estive presente. Lá estava o meu quadro que destoava um tanto dos outros em estilo. Não gosto muito de expos colectivas porque acho que a maioria dos quadros ficaria melhor isolada numa parede. Havia lá quadros lindos, mas no meio de todos, nem se notam. São gostos....
Encontrei dois quadros meus por acabar, já nem me lembrava bem deles. Acabei-os ou pelo menos considero um deles terminado.
Comecei-o há uns três meses quando me iniciei no impasto pela primeira vez. Neste usei técnicas em acrílico que nunca tinha usado, misturas muito líquidas - aguadas - que se vão sobrepondo sobre os relevos do impasto e deixados a secar de forma a diluirem-se e a tomarem formas de cores diferentes.
O quadro está mesmo bonito, graças ao meu professor que foi sugerindo as mudanças. Deste gosto ( ainda bem porque já estava a ficar deprimida com a minha falta de motivação).
Estava lá uma exposição que tinha sido inaugurada no dia 19 quando fizeram a churrascada de S. João, à qual não estive presente. Lá estava o meu quadro que destoava um tanto dos outros em estilo. Não gosto muito de expos colectivas porque acho que a maioria dos quadros ficaria melhor isolada numa parede. Havia lá quadros lindos, mas no meio de todos, nem se notam. São gostos....
Encontrei dois quadros meus por acabar, já nem me lembrava bem deles. Acabei-os ou pelo menos considero um deles terminado.

Comecei-o há uns três meses quando me iniciei no impasto pela primeira vez. Neste usei técnicas em acrílico que nunca tinha usado, misturas muito líquidas - aguadas - que se vão sobrepondo sobre os relevos do impasto e deixados a secar de forma a diluirem-se e a tomarem formas de cores diferentes.
O quadro está mesmo bonito, graças ao meu professor que foi sugerindo as mudanças. Deste gosto ( ainda bem porque já estava a ficar deprimida com a minha falta de motivação).
domingo, 13 de junho de 2010
Foto de família - Woophy Meeting no Porto

Junto à Pérgola da FOZ que foi fotografada em todos os angulos possíveis:))
A foto do grupo diz tudo. Se repararem todos têm máquinas ou mochilas com apetrechos fotográficos. Quem preparou a foto foi o organizador A. Miguel Oliveira, que depois veio postar-se na frente rapidamente enquanto a camara não disparava. É sempre divertido conseguir incluir todos, embora aqui faltassem algumas pessoas que foram directamente ter ao restaurante. Depois disto fizémos um longo passeio a pé até Matosinhos, cerca de 1km e meio, junto ao mar.
Foi um dia para mais tarde recordar.
Já se preparam mais dois meetings, um em Alkmaar- Holanda - este fim de semana e outro na Eslovénia em Setembro. Quero ver se consigo ir a esse. O próximo de Portugal será no Algarve em Abril de 2011. Conto lá estar...com ajuda da Ryanair.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Porto Woophy Meeting
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Woophy

Foto tirada por Drora, israelita, que faleceu no ano passado e a quem homenageio aqui.
O site Woophy - World of Photography - é um dos mais concorridos e populares sites de fotografia mundial. Não há país que não esteja lá representado e todos os dias são uploaded milhares de fotos de terras exoticas, cidades novas, locais estranhos para lá dos mais frequentados, como Portugal, Holanda, França, Inglaterra, etc.

Montado por fotógrafos holandeses, tem enfrentado grandes problemas económicos para se manter "no ar", mas mês após mês vão prosseguindo a sua missão: dar a conhecer o máximo possível de fotógrafos e locais do mundo em que vivemos, organizar todas as fotos, proporcionando ao visitante do site o máximo de possibilidades, desde ver o mapa donde provêm as fotos, manter um forum com questões técnicas e threads específicos sobre temas escolhidos por nós, concursos e challenges que nos pôem sempre interessados em participar. Quem quer indica o seu blogue, para que os outros possam conhecê-lo melhor e às suas viagens ou fotos. Também por e-mail se trocam fotos, se melhoram outras, numa convivência especial que cria laços para sempre.
No dia 29, sábado, vamos ter um novo Encontro em Portugal, desta feita no PORTO. Vêm fotografos de muitos países estrangeiros, Espanha, Argentina, Inglaterra, França, Holanda, etc. Vai ser o máximo e oxalá o tempo esteja maravilhoso para os receber na nossa maravilhosa cidade.
Vale a pena recordar o que foi o Encontro de há um ano em Aveiro, neste vídeo só com fotos tiradas por mim e realizado com amizade por um dos participantes, Paulo Calafate,um woophian que divertiu toda a malta com gags espontâneos do melhor calibre, como podem constatar no vídeo. A música de Mariza já me fez chorar com saudades...
Um outro vídeo a não perder é o realizado por Paulo Trindade, que transformou algumas caras em bonecos tipo contra-informação com música excelente a acompanhar. Até a minha filha foi contemplada!!!
Oxalá o WOOPHY continue por longo tempo. Já lá estou há tres anos, tenho amigos em todo o mundo ( já vos falei do Miguel Oliveira,o organizador deste meeting, do Stewart Scott e do Javier ( Kambrosis, o homem do Tango que virá tb)).
Estarmos todos juntos é a cereja no topo do bolo.
Quem quiser visitar o site não precisa de se registar, basta clicar na foto que apresento à direita em baixo.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Cor em Movimento - Quadros de uma exposição

Hoje termina a exposição, que até agora, mais prazer artístico, espiritual e social me deu. Logo haverá uma sessão em que todos os "ingredientes" me são queridos desde os poemas de poetas conhecidos e da família que escolhi, recitados pela minha Filha Luisa, a minha Amiga Regina e a organizadora do Espaço e minha Amiga também Adelaide, até ao som do violino e da flauta tocados pelo meu Neto Daniel e pela minha Nora, Ana. A todos agradeço já agora do coração.
Muitas outras exposições se irão seguir, a começar já no dia 10 no 10º Aniversário do Spazo Zen., aqui no Campo Alegre.
Sinto uma enorme felicidade em poder mostrar aos outros aquilo que faço, aquilo de que gosto. Oxalá seja também para quem vê uma fonte de prazer estético e espiritual.
Fica aqui uma peça musical muito bela e majestosa chamada : Quadros para uma Exposição do compositor russo Mussorgsky tocado pelo jovem Evgeny Kissin numa interpretação vibrante muito pessoal:
Subscrever:
Mensagens (Atom)




