Mostrar mensagens com a etiqueta artista. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta artista. Mostrar todas as mensagens

sábado, 24 de setembro de 2011

New Color Photo of the Day

Não me canso de elogiar estas páginas do Facebook dedicadas à fotografia e aconselho vivamente a todos os que gostam de fotografar artisticamente e depois verem as suas fotos publicadas e apreciadas.
Este site é para todos. Pode-se upload uma foto todos os dias, obedecendo às cores que eles determinaram. A partir da meia noite, que varia de país para país, vão se enviando fotos, que formam um conjunto fantástico todos nos mesmos tons - preto e branco, amarelo, vermelho ou laranja, azul ou violeta, verde, todas as cores, multicolor.

Doi dias depois, escolhem vinte finalistas e finalmente as cinco melhores. As fotos são sensacionais, só uma vez fiquei nas finalistas e nunca ganhei. Mas todos os dias coloco lá a minha foto. O que gosto mais é de ver as colagens, um mosaico de tons harmoniosos que nos fazem ter cada vez mais vontade de fotografar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adeus, Mestre Resende



Soube há pouco que faleceu um dos mais conhecidos e amados artistas do Porto. Já há dois anos tinha dedicado uma entrada a esta notável personalidade, quando descobri a galeria Cor Espontânea - depois Baganha - , na Rua do Bom Sucesso, que lhe era quase inteiramente dedicada. Ainda há poucos meses fui lá ver a última exposição. Comprei na altura um prato com o desenho duma árvore, de que gosto muito.

Tenho pena de nunca o ter visto ao vivo, nem ter ido a nenhuma inauguração de exposição, dado que parecia ser uma pessoa extremamente afável e humilde. A sua obra estende-se não só à pintura, mas também à cerâmica, murais, instalações e ensino na FBAUP.







Ficam aqui fotos das exposições que vi recentemente.

OBRIGADA, MESTRE!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Exposição de Teresa Silva Vieira - NATUREZA

Fui hoje ver a expo da minha amiga Teresa, uma das criadoras da Escola Utopia.
Já aqui puz outras entradas sobre esta artista, que me surpreende a todo o momento com novos quadros, qual deles mais atraente e luminoso. Luminosa é a palavra que melhor assenta na obra patente ao público no IAC - Instituto de Artes e Ciências-


Já conhecia algumas das obras pois tinham estado expostas na própria Escola, mas havia uma série, da qual podem ver aqui alguns exemplos, inteiramente nova. Todos estes quadros são á óleo sobre tela.
Infelizmente não trouxe comigo a lista dos quadros com os nomes e preços, de modo que aqui vão aparecer sem título. Do facto peço desculpa à Teresa.


Aconselho vivamente a visita in loco. Os quadros são lindos!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Leonard Cohen - pintura



Todos conhecem a faceta musical deste genial artista, poeta, compositor e intérprete, mas nem todos saberão que ele também desenha e pinta. Descobri um site espectacular que contém uma enorme colecção de obras, que ele considera menores, mas que são interessantes para não dizer excelentes.

http://www.leonardcohen.drabinskygallery.com/

O artigo chama-se The Arts of Leonard Cohen e foi escrito por Robert Enright.É extenso e pode ser descarregado em PDF para uma leitura mais fácil. Está em Inglês, claro, apresentando facetas extraordinárias da personalidade do cantor-poeta-pintor, inclusivé a sua modéstia.

Cohen is aware of how his visual art functions in the context of his poetry, songwriting and performing; "I think one is relief from the other". He always drew and when his children were growing up (in both Greece and Montreal) the family would often sit around the kitchen table and draw. He has continued the practice for himself but never considered the drawings would be shown in an exhibition.