Mostrar mensagens com a etiqueta expo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta expo. Mostrar todas as mensagens

domingo, 2 de outubro de 2011

Domingo cultural



Estando sozinha, hoje, Domingo,  resolvi ir ver a exposição de Armanda Passos, "Reservas", que abriu no passado dia 23.


O sítio já me é familiar, mas aproveitei para ver melhor a casa Andresen depois de renovada e sem aquele aparato da exposição Darwin. O edifício é lindo, Art Nouveau puro, com as cores muito pálidas e a luz a entrar a jorros pelas grandes janelas de portadas. O pé alto da sala principal é indescritível, no cimo tem a claraboia, que não consegui fotografar, tal era  a luz do sol que por ela entrava.

Estava quase vazia e os quadros são poucos, ainda que interessantes. Não é bem o meu estilo de pintura, uma mistura entre fauvismo e naif, figuras um pouco grotescas e com significado simbólico que me escapou. Poderia ter esperado um pouco por uma visita guiada, mas não me apeteceu.

Preferi ir comer um croissant no café esplanada e apanhar sol, passeando pelos recantos bem conhecidos do Jardim , que agora no Outono, parece triste e abandonado....sinto este local como meu, já lá fui tantas vezes e sempre me surpreende.

A estatueta, que serviu de inspiração ao conto O Rapaz de Bronze de Sophia foi limpo e perdeu aquele tom verde que rimava na perfeição com as plantas e lodo do lago que o circunda. Passei umas horas agradáveis e espiritualmente fortificantes. Logo, terei a companhia do meu filho - e netos? - para verem o futebol na TV:))


sábado, 14 de maio de 2011

DIA MUNDIAL DOS MUSEUS


Festa dos Museus 2011 – Museu e Memória


O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) associa-se mais uma vez às comemorações da Noite dos Museus – sábado 14 de Maio – e Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio. O tema das comemorações em 2011 é MUSEU E MEMÓRIA. Os objectos contam a vossa história. Os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente nestas ocasiões e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas. O IMC convida todos os espaços museológicos portugueses, nomeadamente os integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM), a participarem activamente na Festa dos Museus 2011.



No sábado, 14 de Maio, decorre em todo o país a 7ª edição da Noite dos Museus
Inauguração de exposições, visitas guiadas, ateliês, espectáculos de teatro, dança, música, projecções de vídeo e outras performances, são algumas das ofertas culturais que os visitantes dos Museus e Palácios do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e de muitos espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus (RPM) podem encontrar.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pavilhão de Portugal na Expo de Xangai



É pena Xangai ser tão longe....valia a pena ir lá ver o nosso pavilhão que para alem de apresentar uma estrutura arquitectónica muito harmónica, é revestido de cortiça, um dos produtos mais portugueses de sempre. Ganhou o 3º Prémio em tantos pavilhões diversos.


Grande sucesso foram os pasteis de nata. Venderam-se milhões .

Uns dados sobre o pavilhão:

Pavilhão de Portugal em Xangai com fachada de cortiça


Continuando a envergar a sua bandeira de cortiça Portugal continua a mostrar ao mundo o valor inestimável deste produto natural, apresentando agora o seu novo Pavilhão na Expo 2010 de Xangai com uma fachada revestida com este produto. Este Pavilhão irá ter 2 mil metros quadrados e é da autoria do arquitecto português Carlos Couto.

Este tipo de revestimento foi logo visto como um exemplo de procedimento ecológico seguindo boas práticas ambientais, para além de que promove o nosso país com um dos nossos maiores símbolos, promovendo desta forma o produto do ponto de vista ecnonómico.


Ainfa fazemos coisas bonitas!!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Passeio das Virtudes



Hoje resolvi passear pelo Porto e visitar a exposição de pintura da ÁRVORE, várias obras produzidas pelos sócios da Cooperativa.
O dia estava ameno, o sol quente, mas uma brisa fresquinha fazia-nos sentir bem lá fora. As cores pareciam reavivadas e o rio Douro mais azul que nunca. A expo só abria às 2.30 e eu fui
meia hora mais cedo, de modo que andei mesmo a gozar a vista do Mirante das Virtudes, que, curiosamente, aparece num site de vistas do Porto em 360º.

Passeio das Virtudes

O paredão das Virtudes foi construido no séc. XVIII e o local tornou-se num dos jardins publicos da cidade. A alameda permite uma excelente perspectiva sobre o rio, até a barra. Em primeiro plano pode ver-se a Fonte das Virtudes e, logo, os socalcos que descem até São Pedro de Miragaia. Junto ao rio, vé-se o imponente edificio da Alfândega.

( in 360º Portugal.com)

Acrescentaria que é um local privilegiado, sossegado; apenas vi um homem, que passeava um bébé num carrinho, quatro amigalhaços que falavam bem alto, umas mulheres a lavar a rua de baixo com mangueiras, e gaivotas como loucas procurando sustento. Uma imagem linda e romântica do nosso cantinho.

Ás duas e meia não havia vivalma na Cooperativa Arvore, mas daí a dez minutos apareceram umas raparigas que desconheciam porque é que o "engenheiro" ainda não tinha vindo abrir a porta. Os engenheiros são os culpados de tudo neste país!! Finalmente apareceu o senhor com a chave na mão e pude visitar a expo.
Não me entusiasmou por aí além, vi alguns quadros interessantes, que aqui reproduzo.





No fim ofereceram-me um catálogo, mas a simpatia das pessoas não é grande. estão ali a vender na livraria, como se estivessem a fazer um frete, não perguntam se precisamos de ajuda, se gostámos da expo, se vamos voltar. Os artistas bem podem expor, não há quem atraia pessoas para estes locais com funcionários assim.Não consigo deixar de comparar a situação com outras em Boston, NY ou em Leeds, onde os sorrisos abundam, o desejo de agradar é notório, a simplicidade e a simpatia fazem parte do ADN dos funcionários que querem vender.
Por fim ainda fotografei os grafitti comemorativos do 20º aniversário da Árvore, em 2009. São muito atraentes, fantásticos, mesmo para mim, que não aprecio esse género de street art.

terça-feira, 2 de março de 2010

Cor em Movimento







Realizou-se ontem a inauguração da minha exposição no Espaço Vivacidade. Ainda me custa a interiorizar que esta exposição é minha, fui eu que fiz aqueles quadros e , sobretudo, que há alguém nesta cidade - e talvez não só - que aprecia o que faço, me apoia, me ensina, me anima e amima.
Não posso deixar de agradecer aqui a TODOS os que estiveram presentes no evento, desde o meu querido professor Domingos Loureiro, cuja obra e dedicação à Escola são extraordinárias e que fez a minha apresentação como se conseguisse ler o que me vai na alma em cada momento que dedico à pintura, aos proprietários da Escola Utopia, Teresa e Zé Vieira, que me incentivaram a entrar para este meio tão especial, à Adelaide e Pedro, almas da Vivacidade, cujo dinamismo é inesgotável, aos meus amigos da Escola e de fora dela, and last but not the least, aos meus filhos e netos, cuja presença e actuação musical me comoveram muitíssimo.

Vale a pena chegar à minha idade e usufruir de momentos como estes. OBRIGADA!

Vão aqui algumas fotos que a Vivacidade publicou no seu blogue e já se podem ver no site próprio.

Desta vez não tirei fotos nenhumas. Ficariam, certamente, embaciadas de emoção.




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ainda o Caminho de Santiago e o Xacobeo 2010



Como tinha escrito numa entrada anterior, a nossa Escola entrou num intercâmbio com estudantes de pintura de O Grove - Galiza. No dia 9 realiza-se o passeio dos pintores galegos ao Porto, como já foi anunciado, com vários eventos memoráveis. Um deles será a inauguração da exposição de quadros relativos ao tema " Os Caminhos de Santiago", exposição itinerante que percorrerá várias cidades de Portugal e Galiza até culminar em Santiago de Compostela, em Dezembro deste ano.

Muitos alunos da Escola quiseram colaborar e são 15 os quadros que vão estar expostos. Hoje fotografei quatro deles - em más condições-, visto que não estavam suspensos, apenas encostados e a luz não era a melhor. Ponho-os aqui para terem uma ideia do trabalho interessante que esta actividade constituiu. Depois do dia 9, conto poder fotografar mais exemplos, todos eles diferentes, uns mais figurativos, outros mais abstractos, mas todos eles inspiradores dum sentimento comum de respeito pelos peregrinos que encetam estas caminhadas, em busca de paz, com grande sacrifício e dispostos a encontrarem-se consigo próprios.







Não coloco os nomes das colegas que fizeram estes quadros porque não sei o seu nome completo. O meu é o último, talvez o menos bom, dada a minha falta de experiência ainda neste campo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EXPO: Seasons come, seasons go




A minha exposição,  sugerida pelo meu irmão Mário e  inaugurada em Junho, ainda se mantém aberta no ESCA - Alameda D. Afonso Henriques, 9, 4º Lisboa.  

Aqui podem ver alguns dos quadros que constam da colecção:

"Seasons come, seasons go".

Também podem ver aqui aqui um dos poemas  dos vários associados aos quadros em questão.

Um dia, gastos, voltaremos 
A viver livres como os animais 
E mesmo tão cansados floriremos 
Irmãos vivos do mar e dos pinhais. 

O vento levará os mil cansaços 
Dos gestos agitados irreais 
E há-de voltar aos nosso membros lassos 
A leve rapidez dos animais. 

Só então poderemos caminhar 
Através do mistério que se embala 
No verde dos pinhais na voz do mar 
E em nós germinará a sua fala.

  Sophia de Mello Breyner

Se lá forem não se esqueça de assinar o livro de presenças!