Mostrar mensagens com a etiqueta igreja. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta igreja. Mostrar todas as mensagens

domingo, 18 de setembro de 2011

No terceiro dia


Resolvemos dedicar-nos à Arte.


Há quarenta anos , quando estive em Londres a estudar para a minha tese de licenciatura e a passar o Natal com a minha irmã que trabalhava na cidade, visitei uma pequena galeria, em Russell Square, com a maior colecção de impressionistas que tinha visto até então. Hoje é uma Galeria importante, situada numa ala da Somerset House, um edifício majestoso nas margens do Tamisa. Apanhámos o metro e num instante chegámos lá. Foi giro vermos os comboios debaixo do chão, o célebre TUBE, mas não é "my cup of tea"...prefiro andar de autocarro double decker vermelho e ver tudo de cima. A Courtauld apresenta dois andares de pintura, desde o Renascimento atè ao sec XX. Vi alguns quadros célebres, como o Dejeuner sur l'Herbe de Manet, El nino e la paloma de Picasso ou Les Joueurs de Cézanne. Este tem uma sala especial. Vimos ainda uma exposição especialmente dedicada a Toulouse-Lautrec e a sua musa Jane Avril.

A galeria vê-se bem e não cansa, pois não é grande. Saímos pela Strand, uma avenida enorme que vai dar ao Trafalgar Square e andámos a pé a gozar o bom tempo que se fazia sentir. Aproveitámos paa comprar os bilhetes para o concerto de St. Martin-in-the Fieldsuma das igrejas mais conhecidas de Londres, onde todos os dias há concertos ao fim da tarde com música clássica, barroca e jazz à noite. Na cripta, fizeram um café muito engraçado e uma loja, onde se vendem discos e recordações.


Almoçámos um pequeno almoço à inglesa, que é saboroso quando se tem fome!



À tardinha, resolvemos ir à aventura procurar um pub onde houvesse transmissão da Champions League para ver o Manchester e o Benfica num ambiente emocionante. Mesmo ao pé do hotel havia o Prince Edward, um pub com dois televisores, num deles transmitiam o Man United-Benfica , no outro o Man City- Nápoles. Os dois Manchesters odeiam-se, um pouco como o Benfica e o Sporting, de modo que havia aplausos e apupos dos dois lados. Muito divertido. Quando o Benfica marcou um golo, não me contive e bati palmas. Um senhor virou-se para trás e disse : Quem é que bateu palmas??? Portem-se bem, se não vão para o canto." Rimo-nos imenso e passámos ali duas horas deliciosas. A cerveja era excelente e os pratos tipicamente ingleses. Estávamos optimamente instaladas em fauteils. Vibrámos pelo Benfica, que afinal nem é o meu clube....mas é português.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A igreja e o mundo consumista


O site Woophy organiza este mês o seu challenge ( desafio) habitual, que consiste em se tirar fotos no espaço de 14 dias sobre um determinado tema. É muito interessante e tenho participado quase sempre, embora só uma vez o tenha ganho com uma foto tirada no atelier de pintura.
Este mês o tema é Igrejas.

Fui hoje ao Shopping Cidade do Porto e lembrei-me de levar o Ipod para o caso de se proorcionar tirar fotos. Foi pena não ter levado a máquina, pois acabei por tirar umas tantas, mas a qualidade é sempre inferior.

Tirei umas sete fotos à igrejinha que fica encostada ao shopping e ao restaurante Casa Agrícola. Por coincidência, ao dar a volta à igreja, dei com um grafitti muito giro, pintado na parede contígua com as imagens de Adão e Eva no seu estado natural - com parra, claro - e essa visão provocou-me logo um ataque de riso e uma enorme vontade de tirar uma foto original.
Nunca entrei nesta igreja, pois está sempre fechada, mas vejo muitas pessoas entrarem para o Cidade do Porto, local bem animado à hora do almoço, com lojas simpáticas, entre as quais a Livraria Leitura, restaurantes vários, o super Froiz que me traz tudo a casa uma vez por mês, etc.
A igreja reflecte-se na parte superior do edifício, que é dum azul lindíssimo, e dá a impressão de que foi construída dentro do próprio shopping. O efeito é extraordinário, já tinha visto algo semelhante, embora muito mais belo em Boston, com a Trinity Church que se espelha na torre Hancock, criando um espectáculo de cor e reflexos impressionantes.
Aqui está o resultado do meu passeio de hoje.Foi no mínimo diferente do habitual.:))

sábado, 3 de abril de 2010

ALELUIA!

Hoje é dia de alegria, depois da tempestade vem a bonança. Está um dia lindo aqui no Porto, com sol radioso e toda a Natureza a despertar das agruras do inverno.

Na Igreja celebra-se a Páscoa da Ressurreição. Os cristão preparam-se para a grande Festa da Ressureição de Cristo.
Sempre achei que era o grande momento da Igreja e do Culto durante o ano litúrgico.

Lembro-me de missas nos Jerónimos, a minha Igreja paroquial, quando era adolescente e mesmo já nos vintes, cantando no coro lá atrás, muito em cima, donde se disfrutava a visão da igreja em pleno. Era emocionante cantar o Halleluja de Handel nessas missas. O Alelluia era cantado em português, numa tradução bem conseguida. Quando os sopranos chegavam ao momento mais difícil: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, tínhamos de respirar fundo para conseguir aguentar o tom alto dos últimos acordes, antes de começar a descer. Os tenores acompanhavam-nos também nessa escalada coral.

Saudades....era a vivência católica da melhor forma, participando.

Aqui fica o Halleluja. BOA PÁSCOA!. Nesta versão, as cores dos acordes dançam em movimento:))

domingo, 28 de março de 2010

PÁSCOA

Hoje é Domingo de Ramos.

Vi várias pessoas com raminhos na mão e lembrei-me dos que trouxe de Israel quando lá estive em 2000. Foram trazidos do Jardim, onde é suposto Cristo ter sofrido o horror máximo. Não acredito muito na santidade daqueles locais, mas respeito a fé dos crentes e hoje tirei uma foto para saudar todos os que vão à Igreja e acreditam.

Boa semana de Páscoa.

Esta é a Igreja do Carmo, uma das mais lindas que conheço em azulejo tradicional português.