Mostrar mensagens com a etiqueta personalidade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta personalidade. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adeus, Mestre Resende



Soube há pouco que faleceu um dos mais conhecidos e amados artistas do Porto. Já há dois anos tinha dedicado uma entrada a esta notável personalidade, quando descobri a galeria Cor Espontânea - depois Baganha - , na Rua do Bom Sucesso, que lhe era quase inteiramente dedicada. Ainda há poucos meses fui lá ver a última exposição. Comprei na altura um prato com o desenho duma árvore, de que gosto muito.

Tenho pena de nunca o ter visto ao vivo, nem ter ido a nenhuma inauguração de exposição, dado que parecia ser uma pessoa extremamente afável e humilde. A sua obra estende-se não só à pintura, mas também à cerâmica, murais, instalações e ensino na FBAUP.







Ficam aqui fotos das exposições que vi recentemente.

OBRIGADA, MESTRE!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus, Saramago



Hoje faleceu José Saramago. Escolheu viver longe de Portugal numa ilha, cercado de mar por todos os lados. Lanzarote foi o seu refúgio. Não gostava de Portugal. Lá teria as suas razões...como Maria João Pires e outros grandes vultos da nossa cultura, achava-se mal amado no nosso país. Não era persona grata, por muito que agora todos os amem e exaltem.
Nunca fui apologista das suas obras, so li duas e gostei: Todos os Nomes e O Ano da Morte de Ricardo Reis, mas houve outras , entre os quais o Memorial do Convento que deixei a meio ou a 1/4. Não vou aqui homenageá-lo, acredito que foi uma personalidade única na cultura portuguesa e será sempre lembrado como pessoa corajosa e polémica. Não sei se todos os que compram os seus livros os lêem...tenho dúvidas. Mas há jovens que o lêem e gostam. Ainda bem.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Arte: Teresa Silva Vieira - a UTOPIA em actos



O objectivo profundo do artista é dar mais do que aquilo que tem

Valéry , Paul



Ao procurar citações sobre Arte, encontrei esta que acho fica a matar quando se pensa na Teresa Silva Vieira, a fundadora com o seu marido, José, da ESCOLA UTOPIA.
Já há muito que queria fazer aqui uma homenagem à pintora, mas não tinha fotografias das telas para ilustrar o texto. Felizmente agora já possuo alguns exemplos, de modo a poder afirmar que a TSV ( não confundir com TGV, embora ela ande sempre a alta velocidade) é uma artista completa, que não vive virada para si mesma , mas para os outros, procurando incutir neles todo o seu entusiasmo pelas actividades neste domínio. Não é fácil gerir uma escola com tantos alunos, com expos a toda a hora, projectos internacionais, venda dos materiais necessários, intercâmbios. A escola Utopia pode orgulhar-se de fazer felizes muitos aspirantes a artistas e mesmo a artistas já consagrados. Os professores gostam do que fazem e isso é vital para a criação nas Artes Plásticas.

Hoje queria mostrar-vos o lado criativo da Teresa, uma artista versátil, cujo trabalho me encanta pelo calor das suas telas, pela simplicidade das mesmas e pelos vários processos e técnicas que usa. Para além da pintura, a Teresa ainda faz artesanato, vitrais, pintura em vidro, cerâmica, etc.

Eis alguns dos meus favoritos, embora aqui não estejam todos os que gosto: