Mostrar mensagens com a etiqueta sonho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sonho. Mostrar todas as mensagens

domingo, 22 de janeiro de 2012

Sonho em tons de pastel

Hoje tive pela primeira vez a imagem completa dum quadro na cabeça antes de me sentar para pintar. Ia ser tipo aguarela, em tons muito ténues, uma paisagem a perder de vista, verde e amarelada, com árvores tão pequenas que mal se distinguiriam no horizonte. O céu plúmbeo, mas suave.

Foi isto que eu "sonhei":

E música dos Radiohead, cuja letra é um libelo contra a cidade, a tensão e a vida em geral, o contraste perfeito desta paisagem.

quinta-feira, 17 de março de 2011

EXPOSIÇÂO: DA REALIDADE AO SONHO


( cliquem na imagem, p.f.)

A todos os que lêem este blogue, é com grande prazer que informo sobre a minha futura exposição no ESPAÇO VIVACIDADE em Abril próximo.

Um agradecimento à Adelaide, Pedro e Helda, que mantém aquele espaço sempre activo e aliciante; um "obrigada do coração" ao meu irmão Mário que fez dum dia para o outro um poema inspirado no quadro acima; outro obrigada a todos os que me incentivaram a pintar, desde que em 2008 me aposentei e a vida parecia um pouco vazia.

domingo, 1 de agosto de 2010

Faz hoje um ano nasceu este blogue



Claude Monet - Nympheas


Na altura escrevi estas palavras:

Quero que este blogue seja um espaço de reflexão sobre ARTE - música, pintura e fotografia, em especial. Quero que através dele se descubram trilhos e caminhos novos, recordando os já conhecidos e amados. Espero que haja leitores conhecedores e interessados, penso que os temas são ilimitados e eu "só sei que nada sei".
O meu lema foi sempre " HAPPINESS IS LOOKING FORWARD TO" - ou seja, a felicidade reside no anseio por alguma coisa.
Este blogue é, ainda, apenas o anseio, a expectativa. E o gosto pela Arte.


De anseio e expectativa, este blogue passou a realidade. De utopia a palavras e actos palpáveis. De sonhos a concretizações. No plano humano e no plano virtual. Este blogue aproximou pessoas, fê-las interagir, deu-lhes "food for thought" ( alimento para a alma)e tem razão para continuar. Posso afirmá-lo sem ponta de vaidade porque não fui eu que produzi este blogue, mas todos os quase 38.000 visitantes que aqui passaram ou por aqui ficaram. A eles devo um agradecimento caloroso.

Ninguém pode imaginar a felicidade que este blogue me proporcionou neste 12 meses, todos os dias, estes bocadinhos passados aqui são uma luz na minha vida...

Falaremos sobre isto daqui a um ano. OBRIGADA!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sonho ou realidade?


Há 37 anos casei-me. Era Novembro e o meu marido estava na tropa, não podendo deslocar-se ao estrangeiro em lua de mel. Também não tínhamos dinheiro para ir muito longe. O casamento foi modesto, só família chegada, porque resolvi não casar pela Igreja para grande desgosto do meu Pai, que não compreendeu a minha decisão, influenciada pelo meu futuro esposo. Depois de uma fase de censura, o meu Pai disse-me que me ofereceria a lua de mel e foi assim que fomos parar a um dos locais mais românticos e bonitos da ilha da Madeira: a Quinta da Penha de França. Nunca mais esquecerei o cheiro a cera dos soalhos, os sofás forrados de cretone rosa velho e verde à inglesa, o quarto amplo a dar para o jardim. E as rosas e o champagne na mesa do quarto à nossa chegada. E não só...


Faz agora dez anos, o meu filho resolveu casar, antes de voltar para a Alemanha para continuar os seus trabalhos de doutoramento e aconselhou-se com uma amiga alemã sobre locais onde poderia ir passar a lua de mel. A pessoa em questão disse-lhe que tinha estado num hotel de charme maravilhoso e ele apressou-se a reservar quarto. Quando falou ao Pai no hotel que tinha escolhido, o meu marido disse-lhe espantado: Foi aí que nós passámos a nossa lua de mel. É muito especial. Muito bom, mesmo. Coincidência extraordinária, pois nós nunca lhe tínhamos falado nisso.

Ontem deu-me uma curta depressão depois de passar o serão com os meus netos; puz-me a pensar que vou ficar um mês com o oceano Atlântico a separar-nos...não conseguia dormir e resolvi fazer uma pesquisa sobre hoteis na Madeira. Pelo menos estarei no meio do Oceano e mais perto. Sem querer, fui dar ao site da Quinta, onde nunca mais voltara.
Nem hesitei. Vi qual a disponibilidade de quartos em Agosto, que era mesmo exígua, dado que não havia nada em muitos dias desse mês; depois duma hora a pesquisar e a comparar preços, consegui reservar cinco dias seguidos eram umas sete da manhã. Seguiu-se a tarefa de marcar os vôos. TAP - Take Another Plane , na gíria britanica -, sempre ela, a única com monopólio quase exclusivo dos voos para as ilhas , a par da SATA, que é ainda mais cara. Os vôos ficam mais caros que a estadia neste hotel de quatro estrelas....incrível! Lá se vai o subsídio de férias:))

Mas o sonho tornar-se-á realidade...dentro de tres semanas estarei com os meus filhos de novo neste local paradisíaco....vão ser umas férias curtinhas, mas passadas num sítio muito especial. Viva a família!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma fotografia inspiradora



Foto de Mário Cordeiro


Há tempos o meu irmão tirou uma série de fotografias à Fonte Luminosa da Alameda em Lisboa, que, infelizmente, só funciona aos domingos e feriados. As fotografias ficaram muito belas e esta, em especial, penso ter um je ne sais quoi de luz, cor e formas que apela aos nossos instintos estéticos.

Vai aqui também um poema lindo de Rabindranah Tagore que parece ter sido escrito para este tema:

A Mulher Inspiradora

Mulher, não és só obra de Deus;
os homens vão-te criando eternamente
com a formosura dos seus corações,
e os seus anseios
vestiram de glória a tua juventude.

Por ti o poeta vai tecendo
a sua imaginária tela de oiro:
o pintor dá às tuas formas,
dia após dia,
nova imortalidade.

Para te adornar, para te vestir,
para tornar-te mais preciosa,
o mar traz as suas pérolas,
a terra o seu oiro,
sua flor os jardins do Verão.

Mulher, és meio mulher,
meio sonho.


Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"
Tradução de Manuel Simões

quarta-feira, 31 de março de 2010

Underwater 2

No fim de semana, voltei ao fundo do mar....na minha imaginação, claro.

Pode ser que um dia o possa ver na realidade, para já fico-me pela ânsia, o looking forward to. Já não é mau, pois daí advém a felicidade.



Um poema de Sophia para acompanhar o sonho.

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.


Sophia de Mello Breyner Andresen
Obra Poética I

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

UTOPIA - Poema que me dedicou o meu irmão

Ontem disse-lhe que tinha estado a falar com o nosso professor Domingos Loureiro sobre o significado de UTOPIA e como tinha sido bom falar de sonhos que todos temos.

Hoje o meu irmão dedicou-me este poema no seu blogue.

UTOPIA

Utopia
Não-lugar
Da sapiência,
Pilar
Da existência
Sem limites.
Utopia
Lugar
De ousados sonhos,
Lugar
Onde o medonho
É apetite.
Utopia
Lugar
Das harmonias
Onde até
Os deuses
Têm coração.
Utopia
Lugar
Das fantasias
Onde a humana condição
Existe
Livre.


De pé para a mão assim se fez um poema, que diz mais ou menos tudo. E isto é sinal de que sofremos os dois do mesmo mal: somos utópicos!

Vai aqui uma canção que se chama precisamente UTOPIA dos Goldfrapp. É lindíssima e muito alternativa, cantada ao vivo. Dedico-a ao autor do poema.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ainda Gedeão - Pedra Filosofal - música de Manuel Freire

Para os que gostam de sonhar, aqui fica o poema genial, a canção transcendental na voz inesquecível de Manuel Freire, fotos lindissimas - versão de Crissyblueeyes, youtube.

PEDRA FILOSOFAL






E que o SONHO continue....