Mostrar mensagens com a etiqueta tela. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta tela. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fuga aos tons pálidos

Hoje sentei-me à mesa no atelier diante da tela branca de neve e cobri-a toda dum tom verde clarinho que gosto muito. Dele já não resta nada ...cobri-a aos poucos de roxos laranjas, amarelos em tons fortes e quentes - devia estar com frio - uma floresta abstracta mirando-se num lago meio fantasmagórico...foi o que saiu.

Se gosto dela? Está um pouco expressionista para meu gosto, mas é pequenina e vou guardá-la assim...




Sujeito-me às críticas. Gosto delas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

No reino da fantasia

Hoje ao vir do Cidade do Porto, passei pela loja de artigos de arte e trouxe novas bisnagas, pinceis e uma tela quadrada. sentia-me com vontade de pintar...não sei porquê, queria experimentar outro estilo, tentar outras cores, métodos...
Não sou pessoa para fazer o mesmo quadro muitas vezes, embora já tenha repetido o tema do mar e das árvores muitas vezes. Quanto a abstractos, são todos diferentes, mesmo quando as técnicas usadas são iguais.

Hoje usei os meus dedos em vez dos pinceis, como as criança fazem na escola. Fi-lo eapontaneamente , molhando as pontas e tirando a tinta directamente das bisnagas. Gostei do efeito e fui completando até ter um quadro que me diz alguma coisa.
Enviei uma foto a um amigo meu inglês e ele não acreditou que só tivesse usado os meus dedos. Mas é verdade!

Ainda não lhe pus verniz nenhum, talvez o deixe assim mate.

E porque gosto muito deste poema de Sophia Mello Breyner, transcrevo-o aqui a acompanhar o quadro, que, provavelmente, nada tem a haver com ele.

Bebido o luar, ébrios de horizontes,
Julgamos que viver era abraçar
O rumor dos pinhais, o azul dos montes
E todos os jardins verdes do mar.

Mas solitários somos e passamos,
Não são nossos os frutos nem as flores,
O céu e o mar apagam-se exteriores
E tornam-se os fantasmas que sonhamos.

Por que jardins que nós não colheremos,
Límpidos nas auroras a nascer,
Por que o céu e o mar se não seremos
Nunca os deuses capazes de os viver.


Chamei-lhe No Reino da Fantasia.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Voltei a pintar



Hoje voltei a pintar...já não o fazia há mais de um mês, não me tem apetecido...e não andava inspirada. Sentia a falta de trabalho manual e até pensei em passar roupa a ferro, tenho algumas peças que necessitam desesperadamente de carinho, mas o cesto não exerceu nenhum apelo em mim e decidi pegar numa tela pequena, quadrada, com apenas 20cm. Usei 5 cores diferentes e tentei que a paisagem sugerisse a calheta, a estrada onde vivo na praia da Luz e donde se avista o mar profundo, azul, verde, com rochas incrustradas, como se pode ver no curto video que fiz lá.

Este quadro vai ser oferecido ao meu irmão mais novo,ele aprecia o local e a pintura.
Fica aqui uma foto do quadro...e o video.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tamanho XL

Ontem e hoje dediquei-me a pintar um quadro grande abstracto, a tela já tinha sido pintada, mas não gostava do quadro. Levou-me algum tempo e deu trabalho, mas acho que ficou algo bonito e inspirador. As cores sairam surepreendentes e o fundo é dum roxo e azul que ligam bem.
De vez em quando gosto de fazer quadros maiores e mais arrojados, embora sejam muito difíceis de colocar, as casas são pequenas. Já sei quem gostaria muito de o ter, o meu irmão....a casa dele é grande e tem um corredor que é quase uma galeria!

Aqui vai com uma moldura que consegui através do Piknik ( nova faceta do Picasa):



bom fim de semana para todos!

sábado, 6 de novembro de 2010

Pintura aguarelada

Hoje resolvi pintar com acrilico líquido em tela impastada, como se fosse uma aguarela, líquido sobre líquido como se faz no papel. O efeito é bonito, as tintas misturam-se e formam tonalidades diferentes. Usei tons pastel. As saliências dos troncos não se vêem na foto que é unidimensional.