terça-feira, 27 de setembro de 2011

De novo o outono...e as bétulas

Quando frequentava a Paleta, o primeiro atelier, aprendi a trabalhar com pastel de óleo e fiz mais de trinta quadros, alguns de flores e árvores, pois a Natureza é o tema mais inspirador para quem está a começar.
Ao arrumar esses quadros, fiquei com uma certa nostalgia, houve quadros que ofereci no Natal de há três anos e que estão nas casas dos meus irmãos e sobrinhos e dos quais não ouvi falar nunca mais....infelizmente nunca me mandaram uma foto deles colocados na parede. Gostava de saber onde param....a culpa também é minha que raras vezes me desloco a Lisboa ou a Coimbra. Cada vez gosto mais de estar aqui nesta cidade e a sair, é para fora do país.


Um dos temas que mais aperfeiçoei foi o das bétulas, árvore que existe aqui no Jardim Botânico e que tem o tronco quase branco com sulcos negros, ao longe até parecem prateadas. Pintei uns seis quadros, que estiveram patentes ao público na expo do Vivacidade. São todos pintados a pastel.
Ontem resolvi voltar ao tema e fiz um quadrinho pequeno de que gosto, inspirado numa fotografia do outono. É mesmo figurativo e deu-me muito gosto a pintar. Não o fiz em pastel de óleo , mas em acrílico sobre tela.