sábado, 26 de dezembro de 2009




No rescaldo das Festas, sinto sempre depressão. Acho que é desejar demais e chegar à conclusão de que a Vida poderia ser diferente, se houvesse mais senso, mais liberdade, mais respeito, mais acreditar, mais sinceridade, mais paixão, mais tudo...

Vai aqui uma pintura minha que espelha a minha ansiedade hoje. E um poema de Alberto Caeiro a finalizar.


Querem uma Luz Melhor que a do Sol!

AH! QUEREM uma luz melhor que
a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes!
Querem flores mais belas do que estas
que vejo!
A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontentam,
O que quero é um sol mais sol
que o Sol,
O que quero é prados mais prados
que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores
que estas flores -
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"

Sol radioso

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A TODOS UM FELIZ NATAL



(Pintado por mim há mais de um ano em memória das paisagens alemães na neve, que tanta falta me fazem agora. O quadro é do meu filho João)


Hoje não vou escrever muito por aqui. Tenho muito que fazer para a consoada e ainda acabar umas prendinhas...:)))é o costume. Depois do temporal que assolou a cidade, espero que as pessoas consigam encontrar um pouco de alívio em ver o sol, mesmo por entre as nuvens.

Deixo-vos aqui a canção preferida do meu neto André, que a canta em todo o lado até na casa de banho...

Pinheirinho

Pinheirinho, Pinheirinho
De ramos verdinhos
P'ra enfeitar, p'ra enfeitar
Bolas, bonequinhos
Uma bola aqui
Uma acolá
Estrelinhas que luzem
Que lindo que está
Olha o Pai Natal
De barbas branquinhas
Trás o saco cheio de lindas prendinhas.

BOAS FESTAS!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Woophy - 14-day-challenge

Tive, recentemente, uma experiência interessante com este site de fotografia a que pertenço há mais de dois anos. Chama-se WOOPHY ( World of Photography)e recebe todos os dias milhares de fotos novas de todas as parte do mundo. Quando se clica nas fotos, aparece o nome de quem a enviou , os dados da fotografia, o país donde veio e os nosso comentários. Isto ocorre diariamente , a cada minuto que passa há mais e mais fotos para vermos. Ainda se podem procurar fotos por temas, ler os blogs dos fotógrafos, reportagens das suas viagens, entrar em concursos de fotografia, ler as notícias, ir aos encontros nos diversos países, etc. É um site soberbo, cujo logo podem ver à direita.

Há um mês concorri a um concurso que obedece a um tema e em que se tem, obrigatoriamente, de enviar fotos tiradas no espaço de quinze dias estipulados pelo organizador. Concorri para o tema GOOD LUCK com uma foto tirada no meu atelier, fortuitamente e que não se destinava a esse fim. A verdade é que no meio de mais de vinte fotos, ganhei o concurso com esta foto!!. Segundo o organizador, um conceituado fotógrafo da vizinha Espanha, os olhos das senhoras diziam tudo!

Tive, então que organizar o challenge deste mês que versava o tema : Christmas? Bah...humbug", frase de Scrooge, o avarento de A Chrismas Carol de Charles Dickens.

Hoje tive de decidir qual a foto ganhadora no meio de algumas engraçadas que vão aqui. Escolhi uma que é bela e incarna bem o espírito "deturpado" do Natal. É a primeira abaixo e foi tirada pelo meu amigo de Barcelona, Santiago, mais conhecido por Zoidberg no site. A segunda foi tirada por uma conterrânea, Teresa Soares, que é de Aveiro e a última muito patusca, foi da mão da Bernadette, francesa, que a tirou ou montou em Lisboa. Foi difícil porque havia muitas outras interessantes.Como vêem podemos divertir-nos no ciberespaço.






domingo, 20 de dezembro de 2009

Voltei ao Botânico



no dia em que acaba o Outono e começa o inverno.
Estava sombrio e frio, as árvores sem folhas, excepto algumas mais pertinazes e as perenes, que estão sempre verdes. As cameleiras aprontavam-se para o Natal com as suas flores vermelhas e brancas em profusão magnífica. Deve ser o jardim com mais camélias do país. São milhares a toda a volta e no meio do jardim. Voltei a ver o toco da tília deitada abaixo e apeteceu-me marcar lá as minhas iniciais, como fazem os namorados pirosos no meio das florestas. Amei aquela árvore e faz-me falta como uma pessoa de família ( tb rima com tília, Regina, dá para fazer um elogio fúnebre em verso). Fica mesmo ao pé do busto de Ruben A, que me pareceu mais só que nunca.


Resolvi tirar fotos aos troncos que agora se vêem muito melhor sem as folhas. Há os de todos os tamanhos, formas, entrelaçados, afastados, em direcção ao céu, prostrados para o chão atapetado por musgo e trevo aos milhares. Num local que conheço bem, havia pinhas e pinhas juncadas no chão, cheias de caruma e resina. Pareciam pintadas, como se fosse já Natal. Apanhei muitas para a minha lareira. Ali no chão, ninguém lhes liga nenhuma, acabam por sucumbir na mesma. São lindas, afuniladas, fazem figura no meu cesto da lenha.
Acabei por me vir embora porque as mãos se me gelavam. Tomei um chazinho com a minha nora eo meu neto mais pequenino, que já gatinha e come pão, grandes progressos!

Por favor cliquem nas fotos para sentirem o cheiro e as rugosidades dos troncos. Vale a pena!