sábado, 14 de agosto de 2010

Quem é artista



tem sempre obra para mostrar.

É o caso da Teresa Silva Vieira, que já tem mais expos no currículo do que muitos pintores portugueses de nomeada. Aqui no Porto, já expôs em muitos locais e de momento, podemos ver seus quadros na UTOPIA, onde enchem as paredes de cor e criatividade.

Ficam aqui algumas fotos que tirei na 4ª feira:




Que continue a inspirar-nos!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lisboa é linda


Hoje andei a descobrir Lisboa, não por turismo, mas porque o meu filho vai para lá viver em Setembro e andamos a procura de apartamentos. É deprimente verificar que um T3 aqui se arrenda por 700 euros e que lá um T1 antigo, numas águas furtadas com umas escadas indescritíveis custa 500!! Como sobreviver com 900 Euros que é o ordenado de noviço da Magistratura?

De qualquer modo, aproveitei para conhecer a zona do Largo da Graça, onde vimos uma das possibilidades.O bairro da Graça e da até ao Largo do Limoeiro onde fica o CEJ - Centro de Estudos Judiciários - é um nunca acabar de ruelas, escadinhas, calçadas, becos, chafarizes,miradouros, brasões, azulejos,etc.
Um autêntico museu a céu aberto.


No miradouro de Santa Luzia, a vista é impar, num dia como hoje, tudo resplandece e o rio parece um lago enorme. Os turistas apinham-se nas esplanadas, mesmo debaixo dum sol abrasador.

Li que o Limoeiro, onde funciona o CEJ, antes de ser uma prisão de mulheres no Estado Novo, era Paço real e aí viveu a célebre Leonor de Teles; foi duma dessas janelas que defenestraram o não menos célebre Conde de Andeiro, que andava a fazer-se ao trono de Portugal no tempo de D. Fernando. Histórias escabrosas que aprendíamos na antiga 4ª classe. O Largo do Limoeiro chama-se assim porque existe ali um limoeiro secular com raízes enormes , uma autentica escultura, que, infelizmente não fotografei ao perto, mas que se vê numa das fotos que tirei do miradouro.

Vim de Lisboa extenuada, o meu joelho latejava violentamente, mas foi uma tarde diferente e deu para provar como a minha cidade berço tem quarteirões pitorescos e bonitos, cheios de turistas, eléctricos a abarrotar e casas a preço proibitivo!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novas técnicas - II


Como prometi ontem, hoje vou explicar o que fizémos no segundo dia do nosso workshop. Tudo já estava preparado, uma folha grande branca e três cartões médios para cada uma. Uma espátula e uma tabuinha de madeira, mais ao menos do tamanho do cartão. Cada uma de nós tinha levado uns acrílicos, mas acabámos por usar os das outras quando precisámos, em grande harmonia.
Começa-se por por camadas de acrilico de cores diversas na face mais fina da tabuinha, podem ser em degradé, podem ser poucas ou muitas cores. Com a tabuinha, cuja face de acrilicos serve de pincel ou de espátula, desenham-se riscos no cartão, verticais, diagnais, em circulos, etc. Vão -se acrescentando cores ou movendo a tabuinha de modo a formar um desenho interessante e cores compatíveis. O efeito é muito variado, cada uma faz a sua pintura original. Pode-se dar verniz no fim, depois de secar.




CLIQUEM NAS FOTOS PARA APRECIAR MELHOR OS TRABALHOS!

No fim comemos uma tarte de chocolate de comer e chorar por mais, obra da nossa Geninha, que é uma cordon bleu, para alem de artista plástica!


Obrigada por uma bela tarde! A minha filha foi comigo e adorou!

Novas técnicas



A minha amiga Teresa Silva Vieira resolveu em boa hora dar umas aulinhas informais esta semana, reunindo algumas "artistas" na Utopia, para nos ensinar umas técnicas diferentes e muito excitantes - todas gostámos do que fizémos e na realidade foram pequenas obras primas (!!!) que prometem continuar.
A técnica consiste em impasto feito com gesso e cola para madeira, que é aplicada em madeira contraplacada com espátulas ou com a mãos, criando desenhos, formas e feitios abstractos ou figurativos, conforme nos aprouver. Cobre-se então toda a madeira com viochene de modo a ficar com a cor castanha escura. Essa cobertura deve ser muito líquida, deixando algumas rugosidades de cor branca ou castanho claro. Por fim podem-se aplicar outras cores, e modificar algumas formas, dado que o impasto ainda está maleável. Seca ao sol, aplica-se verniz para manter as tintas mais brilhantes.

Eis alguns dos quadros produzidos pelas artistas, todas elas do sexo feminino.







Este é o meu. Como o tinha em casa, tirei uma foto com mais cuidado.Ficou estranho, mas gosto muito da consistência da madeira, é uma mistura de escultura com pintura.

É excelente encontrar pessoas assim em Agosto, quando tudo está na praia. Conversa-se, ri-se muito, criam-se obras, aprende-se e agradece-se esta oportunidade de oiro. As obras seguintes serão apresentadas amanhã....

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Encontros casuais...para mais tarde recordar





Já uma vez aqui escrevi sobre gente anónima...aquela que encontramos nos cafés, nas estações, nos aeroportos, nos correios, nos hoteis, na rua...quando se viaja e, mesmo na vida diária, cruzamo-nos com milhares de pessoas que nada nos dizem, mas que ficam perpetuados em fotos que tiramos casualmente, quase para passar o tempo.
Desta vez no site Woophy, o challenge do mês era " sacos e malas", podíamos mandar tres fotos subordinadas a este tema. É claro que me entretive a fazer uma colecção nos vários sítios por onde passei. Há cenas curiosas, como a de duas crianças a bulharem por uma malinha, outra a arrastar um porquinho de acessórios, brancos, negros, asiáticos por todo o lado em amena confraternização, grupos de turistas avulsas. Tudo isto é fascinantes quando se espera por um voo ou por um comboio ou até pelo belo frango do Nando's.

Perguntamo-nos como é tantas vidas se cruzam todos os dias sem haver contacto a sério...e por outro lado porque é que temos de contactar as vezes com pessoas que não nos interessam para nada e que nunca farão parte das nossas memórias...




Será que se tivéssemos abordado estas pessoas, elas nos teriam respondido e ter-se-ia estabelecido comunicação? On ne sais jamais....




Para terminar esta homenagem à gente anónima, deixo-vos com uma das mais belas canções que conheço sobre este tema...os Divine Comedy - TONIGHT WE FLY.

Tonight We Fly


Over the houses
The streets and the trees
Over the dogs down below
They'll bark at our shadows
As we float by on the breeze

Tonight we fly
Over the chimney tops
Skylights and slates -
Looking into all your lives
And wondering why
Happiness is so hard to find

Over the doctor, over the soldier
Over the farmer, over the poacher
Over the preacher, over the gambler
Over the teacher, over the rambler
Over the lawyer, over the dancer
Over the voyeur,over the builder and the destroyer,
Over the hills and far away

Tonight we fly
Over the mountains
The beach and the sea
Over the friends that we've known
And those that we now know
And those who we've yet to meet

And when we die
Oh, will we be
That disappointed
Or sad
If heaven doesn't exist
What will we have missed
This life is the best we've ever had

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Hyde Park - Leeds



Toda a gente conhece o Hyde Park de Londres, o grande parque da cidade, chamado o pulmão, com kms de comprido se unido aos Kensington Gardens. Fi-lo de fio a pavio várias vezes, sempre que ia a Londres, fizesse chuva ou sol. E vi a Serpentine, o grande lago completamente gelado em Janeiro de 1971 com os patinhos abrigados debaixo das pontes e a neve a cair. A minha irmã e eu corríamos que ne malucas, apesar de já termos vinte anos.

Este Hyde Park que aqui vos apresento é outro, muito mais pequeno, mas lindíssimo na sua simplicidade britânica. Sempre adorei os lawns dos campus universitários e este parque, dada a sua proximidade com a Uni de Leeds, é um prolongamento dos jardins da mesma. É lindo no inverno com as árvores despidas e no verão com elas cheias de folhas e a relva tem um tom verde esmeralda em qualquer altura do ano.




Muitas horas tenho aqui passado com a minha filha. Ela adora este local...

Tem um rinque de skates , um parque infantil e um campo de jogos numa das extremidades. É raro não ver lá ninguém , mesmo em dias de chuva. No canto, há o Hyde Park Corner que não serve para oradores falarem de política, como em Londres, mas para lancharmos ou jantarmos nuns locais super animados, cheios de jovens e musica apetecível. Nenhum tem TV!!
As fotos foram todas tiradas por mim em várias épocas do ano...cliquem nelas que vale a pena!



Foto artística tirada em pleno inverno

British is best



Não sei se é se não é, só sei que mesmo quando as coisas funcionam mal em Inglaterra - ontem o comboio atrasou-se vinte minutos e o aviao da ryanair quase uma hora, os pedidos de desculpa são tantos e feitos com tanta amabilidade e delicadeza, que os aceitamos sorridentes e ficamos calmos, cientes de que tudo se há-de arranjar.
Ontem cheguei bem disposta, apesar de cansada. Tive de mudar duas vezes de comboio, mas nas estações há cafezinhos com poltronas, chocolate quente, scones ou muffins,sandes, nada que se pareça com as nossas espeluncas e chafaricas das estações de CF ( Vide a de Tunes, onde passam milhares de turistas todos os anos).
As pessoas são sorridentes, pedem desculpa, cedem as cadeiras, ajudam a por as malas nas redes, facilitam a vida aos outros. Nao estou a dourar a pilula , é assim.






E depois há a paisagem, Estas fotos demonstram bem a paisagem que se vê do comboio e que encanta qualquer um. Viajar a ouvir musica e a olhar lá para fora é repousante. As estações tb são lindissimas.Vive-se com mais conforto e sobretudo com calma e serenidade.

CHARADA




Recebi do Instituto Português de Fotografia a sua newsletter, sempre muito interessantes e numa das páginas sugeriam este passatempo a que chamam CHARADA. É todo sobre fotografia, mas há pessoas qe percebem bastante do fenomeno fotografico, mesmo em saberem tirar fotografias e vice-versa. Dedico este em especial à minha sobrinha PI, que está a acabar o curso.

Deixo aqui o repto.Cliquem para aumentar.

Quem quiser consultar melhor pode ir ao site: http://www.ipf.pt/