sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lisboa é linda


Hoje andei a descobrir Lisboa, não por turismo, mas porque o meu filho vai para lá viver em Setembro e andamos a procura de apartamentos. É deprimente verificar que um T3 aqui se arrenda por 700 euros e que lá um T1 antigo, numas águas furtadas com umas escadas indescritíveis custa 500!! Como sobreviver com 900 Euros que é o ordenado de noviço da Magistratura?

De qualquer modo, aproveitei para conhecer a zona do Largo da Graça, onde vimos uma das possibilidades.O bairro da Graça e da até ao Largo do Limoeiro onde fica o CEJ - Centro de Estudos Judiciários - é um nunca acabar de ruelas, escadinhas, calçadas, becos, chafarizes,miradouros, brasões, azulejos,etc.
Um autêntico museu a céu aberto.


No miradouro de Santa Luzia, a vista é impar, num dia como hoje, tudo resplandece e o rio parece um lago enorme. Os turistas apinham-se nas esplanadas, mesmo debaixo dum sol abrasador.

Li que o Limoeiro, onde funciona o CEJ, antes de ser uma prisão de mulheres no Estado Novo, era Paço real e aí viveu a célebre Leonor de Teles; foi duma dessas janelas que defenestraram o não menos célebre Conde de Andeiro, que andava a fazer-se ao trono de Portugal no tempo de D. Fernando. Histórias escabrosas que aprendíamos na antiga 4ª classe. O Largo do Limoeiro chama-se assim porque existe ali um limoeiro secular com raízes enormes , uma autentica escultura, que, infelizmente não fotografei ao perto, mas que se vê numa das fotos que tirei do miradouro.

Vim de Lisboa extenuada, o meu joelho latejava violentamente, mas foi uma tarde diferente e deu para provar como a minha cidade berço tem quarteirões pitorescos e bonitos, cheios de turistas, eléctricos a abarrotar e casas a preço proibitivo!!