domingo, 2 de outubro de 2011

Domingo cultural



Estando sozinha, hoje, Domingo,  resolvi ir ver a exposição de Armanda Passos, "Reservas", que abriu no passado dia 23.


O sítio já me é familiar, mas aproveitei para ver melhor a casa Andresen depois de renovada e sem aquele aparato da exposição Darwin. O edifício é lindo, Art Nouveau puro, com as cores muito pálidas e a luz a entrar a jorros pelas grandes janelas de portadas. O pé alto da sala principal é indescritível, no cimo tem a claraboia, que não consegui fotografar, tal era  a luz do sol que por ela entrava.

Estava quase vazia e os quadros são poucos, ainda que interessantes. Não é bem o meu estilo de pintura, uma mistura entre fauvismo e naif, figuras um pouco grotescas e com significado simbólico que me escapou. Poderia ter esperado um pouco por uma visita guiada, mas não me apeteceu.

Preferi ir comer um croissant no café esplanada e apanhar sol, passeando pelos recantos bem conhecidos do Jardim , que agora no Outono, parece triste e abandonado....sinto este local como meu, já lá fui tantas vezes e sempre me surpreende.

A estatueta, que serviu de inspiração ao conto O Rapaz de Bronze de Sophia foi limpo e perdeu aquele tom verde que rimava na perfeição com as plantas e lodo do lago que o circunda. Passei umas horas agradáveis e espiritualmente fortificantes. Logo, terei a companhia do meu filho - e netos? - para verem o futebol na TV:))