quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Abstractos decorativos




Ontem iniciei uma nova aprendizagem no atelier, a partir de pinturas decorativas que estão à venda na Internet. Gostei tanto delas que pedi ao meu professor que me ensinasse a fazer algo parecido.
Ainda não tenho aqui a minha versão, mas coloquei a original para verem como é bela.

Para fazer algo parecido, pinta-se a tela com três camadas em tons degradés de acrílico - escuros e claros ( no meu caso, foram ocre, amarelo sienna, beige e branco) de modo a ter a tela toda coberta de tinta em tons dégradés. Deixa-se secar bem. Depois arranjam-se uns frasquinhos pequenos - tipo iogurte - em que se mistura uma porção de tinta só duma das cores + água. Tem de ficar um líquido tipo xarope grosso. Verte-se esta tinta sobre a tela em posição horizontal e com uma caneta sem interior - ou uma palhinha - sopra-se na poça de tinta de modo a que ela se espalhe , tipo borrifo, nas mais diversas direcções. Faz- se depois o mesmo com tinta ocre,amarela / beige / verde claro e branca, mexendo na tela para cima e para baixo com leveza, para que haja uma leve mistura de tintas, sem nunca sobrepôr uma e outras. Com um pincel tipo espanador , dão-se retoques futuristas.
Depois pára-se para não estragar os efeitos, que se vão modificando. Formam-se desenhos peculiares, com rios fininhos de várias cores. Leva bastante tempo a secar, tem de se deixar pelo menos dois dias para poder pendurar. O meu ainda está a secar.

Vou fazer três, com fundos e cores diferentes, mas harmónicas, para pôr na minha sala em cima do sofá que é muito grande e forma um ângulo. Vai ficar bonito., espero.