terça-feira, 1 de dezembro de 2009

COR ESPONTÂNEA





Não, o título desta entrada não tem nada a ver com o nome do meu blogue, nem com a minha pintura, mas tem a ver com a Arte e em especial com a minha cidade de adopção.
Abriu há poucas semanas uma nova galeria na zona do Bom Sucesso, que é frequentada por muitas pessoas do centro e da Boavista. O sítio é ideal, a rua sossegada, com árvores dos dois lados e autocarros frequentes.

Descobri-a na revista Bombart, de que vos falei há dias. Reparei que tinham exposições e que uma delas terminava ontem, daí ter decidido ir ve-la , antes que fechasse. Logo que cheguei deram-me um catálogo vermelho, lindíssimo com fotografias de alguns quadros e esculturas e uma lista biográfica dos artistas, que vão de Vieira da Silva, com um único quadro, até duas jovens talentosas, Elsa Lé e Nazaré Alves, passando por outros nomes como Francisco Laranjo,Pedro Calapez, José Rodrigues, Arpad Szenes, Rogério Ribeiro, Mário Cesariny, Helena Abreu e muitos mais. São quatro salas cheias de quadros interessantes e esculturas magníficas.

A galeria apresenta ainda expos permanentes de Júlio Resende, desta feita os seus quadros mais recentes, alguns muito interessantes com temas africanos.

Fiquei surpresa de encontrar assim num local tão acessível - não é um museu, felizmente - obras tão boas e originais. As esculturas também eram fantásticas.


Júlio Resende - The Flight of the Palette


Conversei um pouco com a rapariga que estava à secretária, comprei uma peça - um prato pintado por Júlio Resende, que me pareceu atraente, dei-lhe a minha opinião sobre a galeria e falei-lhe do meu blogue. Ela pareceu interessada e deu-me um cartão para contactos, dizendo que me comvidariam para próximas inaugurações. Não é muito o meu género, mas nunca se sabe, até pode ser que me encorage. Ainda trouxe mais três catálogos para oferecer ( um vai para o meu prof e outro para o atelier)

O site é muito interessante também: www.corespontânea.com. Podem consultá-lo.

Passei lá uma hora agradável. Lembrou-me as inúmeras galerias de Boston na Newbury Street, sempre tão acolhedoras, com pessoal qualificado e simpático e sem sofisticações. Vou voltar em breve.