terça-feira, 3 de agosto de 2010

PORTO CARTOON WORLD FESTIVAL - 2010



Por me parecer de grande interesse este certame que já dura há doze anos na cidade do PORTO, transcrevo aqui o artigo do site "Lazer"

PortoCartoon-World Festival espalhado pela cidade

Jul 30, 2010

O PortoCartoon-World Festival está espalhado por vários locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa que alarga um projecto iniciado em 2008.

Cerca de mil desenhos de humor, que assinalam os doze anos de um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo, são mostrados em vários locais emblemáticos da cidade invicta.

A Livraria Leitura (Shopping Cidade do Porto), Café Velasquez (Antas), Café Célia (Cedofeita), Café Progresso (Largo Moinho de Vento), Fnac-Sta. Catarina e Edifício Transparente (final do Parque da Cidade) são os locais escolhidos.

Além destas extensões, o XII PortoCartoon está patente na sede do MNI, com mais de 400 cartoons expostos. Destaque especial merecem a "Rua do PortoCartoon" (R. Galerias de Paris) e a mostra que figura no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com quatro dezenas de trabalhos, exclusivamente alusivos ao tema "Aviões e Máquinas Voadoras".

Ainda integrada no PortoCartoon pode ser apreciada, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, a exposição antológica do cartunista polaco Zygmunt Zaradkiewicz (vencedor do Prémio do Publico do PortoCartoon de 2009). São cerca de 100 desenhos de um humor incisivo sobre o comportamento humano.

Na estação do Metro dos Aliados também foi montada a já habitual extensão da mostra original do XII PortoCartoon, cujo mecenas é a Caixa Geral de Depósitos.

O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã. Pode ser visitado todos os dias, entre as 15h00 e as 20h00.