quinta-feira, 27 de maio de 2010

Passeio ao Botânico- Vivacidade


Janela da sala de estar

Foi há umas horas, com uma afluência grande de pessoas interessadas em gozar do belo jardim e de ouvir agumas explicações de quem percebe do assunto e nos conta coisa interessantes: as relações de Sophia e do seu primo Ruben que ali viveram ou conviveram durante a infância e juventude, os cantos e recantos do jardim, os segredos que ele esconde, a diferença entre um cacto com picos e um mais amistoso, a existência das estufas, infelizmente muito votadas ao abandono, o canto dos cactus, tão cheio de flores todas elas belíssimas e carnudas...e depois algo que Monet não dispensaria: os lagos de nenúfares, que a meio da tarde parecem de prata com o sol a bater.
É tudo belo. A par disso, recitam-se vários poemas de Sophia, na Casa e junto à fonte do Rapaz de Bronze.




Conheço este jardim como a palma da minha mão, devo lá ter ido mais de vinte vezes desde que aqui vivo, é o meu refúgio em dias de tristeza, observo as plantas, passeio pelas áleas, sonho um pouco, oiço música para não ouvir o barulho da VCI e sinto que estou no meu habitat.



quarta-feira, 26 de maio de 2010

Juliette Binoche


Foi e é ainda uma das minhas actrizes de culto.

Um rosto único, uma expressão de beleza quase etérea, intérprete excelente nos mais variados papeis, vi-a praticamente em todos os filmes que passaram por cá.

Hoje fui à piscina com o meu neto mais velho, meu companheiro de proezas natatórias, cada vez mais lesto debaixo de água, no jogo do apanha com uma chinela à falta de bola :), fazer bolhinhas debaixo de água em uníssono, cambalhotas da borda da piscina, mergulhos de cabeça ( que a Avó já não pode executar), pérolas no fundo do mar,o primeiro a tomar o chuveiro é Rei, etc.
Foi uma tarde em beleza, como muitas que já passei com ele, desde que comecei a frequentar a piscina do Ipanema Park - onde ele não paga nada até aos 10 anos.Ensinei-o a nadar e ele foi um aluno exímio.

Qual a semelhança entre esta ida à piscina e Juliette? Uma: a piscina, a cor azul, o silêncio debaixo de água, a paz que se encontra lá dentro...

(in designika net)

No filme AZUL, decerto um dos mais conhecidos da Trilogia Cores de Kieslowski, Juliette representa uma mulher que perde o marido, compositor, num desastre de automóvel e que passa por um sofrimento indescritível até conseguir a redenção pela obra musical, que ela própria consegue acabar e levar até ao palco da sala de concertos, o Hino à Europa.
No filme Julie vai para uma piscina à noite e mergulha várias vezes para conseguir afastar os seus fantasmas. Só se vê o azul da água e a sua figura tal sereia, emergindo e submergindo da água.

Juliette acabou de ganhar o Prémio para a melhor Actriz no Festival de Cannes. O seu agradecimento ao Juri constituiu num apelo ao governo do Irão para libertar um realizador iraniano, preso político, acusado de realizar filmes contra o regime. O realizador foi libertado ontem, segundo os media. Vivam Juliette e mulheres como ela. Únicas em beleza e em atitudes.

Vai aqui um trailer deste maravilhoso filme : BLEU.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Red scape



Fiz este quadro há dias...mas não sei quanto tempo ele durará assim. Sinto algo por ele, mas não o suficiente para o manter assim. Ainda não sei o que fazer dele, mas não é grave. Já destruí alguns e não me arrependi.

O meu irmão disse-me que parecia uma paisagem de Marte. Talvez tenha razão, de vez em quando ausento-me da Terra por uma questão de sobrevivência :)

Digam o que pensam livremente....não me deixo influenciar. Para já tirei-o do meu cavalete à espera de melhores dias.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Woophy


Foto tirada por Drora, israelita, que faleceu no ano passado e a quem homenageio aqui.


O site Woophy - World of Photography - é um dos mais concorridos e populares sites de fotografia mundial. Não há país que não esteja lá representado e todos os dias são uploaded milhares de fotos de terras exoticas, cidades novas, locais estranhos para lá dos mais frequentados, como Portugal, Holanda, França, Inglaterra, etc.

Montado por fotógrafos holandeses, tem enfrentado grandes problemas económicos para se manter "no ar", mas mês após mês vão prosseguindo a sua missão: dar a conhecer o máximo possível de fotógrafos e locais do mundo em que vivemos, organizar todas as fotos, proporcionando ao visitante do site o máximo de possibilidades, desde ver o mapa donde provêm as fotos, manter um forum com questões técnicas e threads específicos sobre temas escolhidos por nós, concursos e challenges que nos pôem sempre interessados em participar. Quem quer indica o seu blogue, para que os outros possam conhecê-lo melhor e às suas viagens ou fotos. Também por e-mail se trocam fotos, se melhoram outras, numa convivência especial que cria laços para sempre.

No dia 29, sábado, vamos ter um novo Encontro em Portugal, desta feita no PORTO. Vêm fotografos de muitos países estrangeiros, Espanha, Argentina, Inglaterra, França, Holanda, etc. Vai ser o máximo e oxalá o tempo esteja maravilhoso para os receber na nossa maravilhosa cidade.

Vale a pena recordar o que foi o Encontro de há um ano em Aveiro, neste vídeo só com fotos tiradas por mim e realizado com amizade por um dos participantes, Paulo Calafate,um woophian que divertiu toda a malta com gags espontâneos do melhor calibre, como podem constatar no vídeo. A música de Mariza já me fez chorar com saudades...
Um outro vídeo a não perder é o realizado por Paulo Trindade, que transformou algumas caras em bonecos tipo contra-informação com música excelente a acompanhar. Até a minha filha foi contemplada!!!

Oxalá o WOOPHY continue por longo tempo. Já lá estou há tres anos, tenho amigos em todo o mundo ( já vos falei do Miguel Oliveira,o organizador deste meeting, do Stewart Scott e do Javier ( Kambrosis, o homem do Tango que virá tb)).
Estarmos todos juntos é a cereja no topo do bolo.






Quem quiser visitar o site não precisa de se registar, basta clicar na foto que apresento à direita em baixo.

domingo, 23 de maio de 2010

Fins de semana de verão



Nunca gostei de ir à praia ao Domingo. Aliás gosto pouco de sair de casa com este calor. A ideia de me meter num carro, mesmo com ar condicionado, e abalar por aí, não é "my cup of tea". Compreendo as pessoas que trabalham toda a semana e cujo quase único prazer é sair de casa e ir até à Foz apanhar sol, passear a pé, ver gente, comer nas esplanadas.Vêem-se filas de carros na avenida em frente à Foz. Nunca percebi como é que passeia diante do mar, metido num carro...detestava ir à Boa Nova com os miudos ao Domingo, quando eles eram pequenos,achava aquilo mesmo deprimente,
Casa de Chá da Boa Nova
mas o meu ex-adorava porque ficava no carro e eu andava com os meninos a subir às rochas para ver a vista. Ao domingo - no verão - é quando eu menos gosto de estar na Foz.Elitismo? Talvez.

Fico em casa até às 2-3. A essa hora vou com o meu filho mais novo petiscar no BB Gourmet - que recomendo aos que vivem no Porto - pois a essa hora já se arranja um lugarzinho. É uma dos mais concorridos restaurantes da cidade e fica a 10m a pé da minha casa. A comida é requintada, tipo francês, mas com muitas sugestões de tapas, saladas, massas, sobremesas de sonho, etc. Não é barato, uma refeição normal custará uns 20 euros cada, mas sabe bem e o ambiente é muito agradável, agora que a música toca baixinho ou não toca mesmo.

A minha tarde depois é sossegada. Ontem tive os meus netos quase todo o dia cá em casa. Passeei com o mais pequenino no Jardim Botanico onde ele se entreteve a puxar as pétalas aos malmequeres - o pai comia rosas aos dez meses, na Beira Baixa, onde tinhamos um roseiral no pátio da casa, já é mania de família - e a olhar para os peixinhos vermelhos do lago de nenúfares. Estava feliz e eu também.Uma criança como esta sorridente e mimosa é um privilégio.

Fotos de nenúfares tiradas ontem no Botânico.
Pelas 4 veio o neto do meio, que só gosta imenso da Àaaavó ( ele trata-me por Ó AAAAAvóoo) porque sabe que ela o deixa ver o Panda quando ele quer (!!!). Senta-se aqui enlevado, pois não tem TV em casa, vai falando, mas o fascínio pela box é maior. Sabe tudo e ontem explicou-me que o Superhomem se chama Clark Kent ( quente na pronúncia) porque expele calor pelos olhos!Ri-me tanto mais os tios que ele ficou zangado e disse a sua frase máxima: Não tem graça!
À noite veio o neto mais velho para vermos juntos a Final da Liga dos Campiões. Como ele nasceu em Munique , disse-lhe que torcesse pelo Bayern, apesar do Mourinho ser português....conselho errado!!
Ás tantas voltou-se para mim, desconsolado: Eles são uns trengos, Vóvó, vão perder, não têm hipótese, não têm mesmo hipótese! São uns falhados! ( são as frases preferidas dele, hoje em dia)!
Hoje não sei o que vou fazer à tarde...talvez vá até Serralves, sítio sempre calmo e sem demasiado povo, a não ser ao Domingo de manhã que é grátis.Ou fico em casa, a ler a pintar e a ouvir música. Sedutor!

É assim que se passa um fim de semana de Maio...porque já está verão e as praias estão a abarrotar.