quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Portugal alagado


Fiz hoje a viagem habitual no Pendular - Gaia-Oriente - e tirei fotografias de novo, nas mesmas zonas onde já as tinha tirado há três semanas. O país está cada vez mais alagado - só restam as estradas, rente à água e a linha férrea, que esperemos, não seja inundada. Há quem diga que as cheias são boas para fertilizar as terras, mas hoje pareceram-me mais os arrozais da China e nalguns pontos, a Irlanda verdejante.




Passeei durante uma hora no Shopping Vasco da Gama, onde tirei outras fotos. Adoro fotos de shoppings, tenho várias.
É uma animação fantástica e eu , que não gosto muito de comprar nessas lojas, entretenho-me a observar as pessoas. Era hora de almoço, mas mesmo assim pasmo com a quantidade de pessoas que podem ir a estes locais e estar ali, aparentemente durante horas, como se nada as preocupasse. Ainda bem que assim é, mas não me falem de crise!!
Vão aqui fotos do antes ...as cheias...e do depois, as compras dos lisboetas! E in between o magnífico tecto em ferro onde parece ver-se a chuva a cair e a escorregar lentamente pelo vidro. Muito interessante, porque não chovia!!
Como sempre aconselho os leitores a clicar nas fotos, pois os pormenores são engraçados, sobretudo nas do shopping.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Exposição Chá e Pasteis




Realizou-se hoje pelas 5 horas na Escola Utopia. O nome foi escolhido em virtude de haver no local , não só pasteis para acompanhar o cházinho inglês, mas também quadros a pastel de óleo, pintados este ano pelos alunos das turmas do Professor Domingos Loureiro.

O tempo estava de intempérie, mas dentro da Escola havia calor especial, como se podem ver nas fotos abaixo. Viva a Utopia!




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Single Man - Um Homem singular


A tradução não é exacta.
Para mim, este "single" significa "só". Singular remete para a ideia de especial, estranho, diferente. George não é nada disso. É um homem comum, que se encontra a lidar com a ausência do seu amante, numa solidão insuportável, e numa vida que só encontra satisfação nas memórias do que já não existe.

Não quero ser "spoiler" e por isso fico por aqui. Gostei do filme. Gosto das vozes inglesas. Gosto do Colin Firth ( o célebre Darcy de Orgulho e Preconceito, aqui já mais maduro e envelhecido), gosto da Julianne Moore ( não é uma Barbie americana), a música é sublime e acompanha o filme dum modo total.

À primeira vista este filme poderia ser francês, não fora a língua e os actores. è um filme lento, pensado, feito de detalhes. Bom para quem não está à espera de uma aventura cheia de suspense, um thriller ou duma história de paixões.

A música vai aqui. Vale a pena ouvir até ao fim. Lindíssima, como em quase todos os filmes ingleses.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

E a Foz aqui tão perto



É inacreditável. Em que parte do mundo é que se tem o mar assim tão perto duma segunda cidade do país, fazendo parte integrante da cidade, banhando-a de águas bem salgadas e tornando os nosso passeios em fulgorantes contactos com a Natureza?

Hoje resolvi ir fazer o meu passeio "dos tristes" ( não sei porque o apelidaram assim, pois todas as pessoas que vi estavam felizes e em paz).

O dia estava um pouco instável, com vento de sudoeste a prometer viragem, mas o céu tinha longas manchas azuladas,não chovia e a paisagem tornava-se animada, vigorosa e até encapelada.


Estive fora enquanto aguentei a aragem, depois fui para dentro, sentei-me nos belos pouufs do café dos Ingleses - o melhor café da Foz. Lá dentro parece que se está num barco, pois a varanda debruça-se sobre o mar e nem se vê a areia.





Mais tarde fui até à areia que estava limpinha como na época balnear- dizem que o molhe impede as destroços de virem para as praias, ainda bem. Não se via uma garrafa, uns sapatos, peixes mortos, nada se não seixinhos lindos, conchinhas e a espuma enorme, lindissima espraiando-se pelo areal.
Quando dei por ela, estava toda molhada até aos joelhos. Veio uma onda grande com que não contava e lá se foram as minhas novas sapatilhas do Lidl ( 4 euros) , e as calças de malha, meias, etc. Tudo a cheirar a mar....:))

O autocarro leva 10 minutos da minha casa a R. Do Farol, a 2 minutos da praia. Sei o horário e não espero nunca. É o ideal para não ter de arrumar carros, nem pagar um balúrdio por um taxi. Sou uma privilegiada por andar de autocarro, sem o minimo problema. Fazia-o em Lisboa, fi-lo em Londres, na Alemanha, em todo o lado, porque não aqui no Porto?

Por favor, cliquem nas fotos. Vale a pena!

Maria João Pires veio , tocou e venceu



Ouvi-a hoje ao fim da tarde na Casa da Música. O concerto adiado de Outubro realizou-se hoje. Encantou-me, não porque fosse além das expectativas, mas porque é sempre grato ouvir e ver uma pianista portuguesa de classe mundial tocar numa sala de classe mundial , com uma audiência entusiasta, sala cheia, coro repleto de ouvintes...e no meio disto tudo, os sons límpidos das sonatas de Beethoven, percorrendo-nos a mente e inebriando-nos de beleza e simplicidade.
Valeu a pena esperar uns meses. Não retiro o que disse da "adiada" Maria João em Outubro. Mas reitero aqui a minha admiração por esta "rapariga" da minha idade, que ainda parece a garota que conheci nos seus 15 anos e que atacava a Dança do Fogo de Falla, com a garra duma profissional já "encartada".

Bem hajas por existires e por, apesar de tudo, te manteres a mesma.
Standing ovation. No Porto.

Vai aqui uma homenagem ao teu talento e virtuosidade.
Um vídeo muito especial, em que tocas e falas ( em inglês) do teu eu enquanto mulher e enquanto pianista.