sexta-feira, 8 de junho de 2012

Canto romântico

Pensei que já tinha explorado o jardim do campo alegre - vulgo Jardim Botânico - de fio a pavio, mas todos os dias me surpreendo.


Praticamente, este jardim, é o local mais perto de casa onde posso respirar, sonhar, abstrair até dos ruídos dos autocarros, que descem vertiginosamente a avenida ou os carros da VCI.
Só atravesso a rua e estou dentro dum oásis citadino, visitado por pouca gente e sempre ameno.




Basta olhar em redor, abrir bem os olhos ou fechá-los com a impressão na retina, sentar por uns minutos, olhar para o céu, contemplar árvores seculares, assistir ao parto de mais um cacto ou buganvília, admirar os contrastes, agradecer à primavera as rosas, as camélias, os agapantos, os nenúfares... em resumo identificar-me com a natureza na plenitude da palavra.
Ontem fui lá ao fim da tarde, tirei mais umas fotos, desta feita ao canto mais longínquo , onde fica o único jacarandá do jardim, um pouco menos rendilhado este ano, junto às mais lindas buganvílias que vi esta primavera. Lá perto fica um enorme salgueiro - willow weeping tree - sobre o grande lago de nenufares, onde acredito existirem seres aliegíneos ;-). Gosto de me meter por baixo dos longos ramos dum verde indescritível e ver os cambiantes de luz e cor que aquela redoma verdejante me oferece. Sinto-me no céu.



Uma citação em que acredito

Há duas formas para viver a sua vida: 
Uma é acreditar que não existe milagre. 

A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.




Fernando Pessoa

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dia santo com o Primavera Sound Festival

Chamam-se santos porque dão direito a pontes, viadutos, festivais e até a greve dos comboios....pára o país e depois queixam-se todos amargamente....povo mais tristonho nunca vi.



Mas hoje começa um dos eventos mais esperados do ano para os melómanos indie, música independente ou alternativa, o Optimus Primavera Sound, cujo programa é de aliciar os mais empedernidos.  Desde 2001 em Barcelona, este ano resolveram alternar com o Porto, cidade Invicta e oferecer um verdadeiro troféu a esta cidade.
Quem me dera ter 30 anos como o meu filho e ir para o Parque da Cidade abanar o capacete ao som do Thierssen, dos Beach House, dos Yo la Tengo ou abanar os braços saudando o maravilhoso Rufus Wainright ou os Kings of Convenience.... 
Pensam que estou a inventar? Não, não conheço-os todos, oiço-os todos desde que há I'Tunes e o meu filho mais novo é Dj virtual no Facebook. Passo horas a ouvir música clássica, mas em viagem e mesmo nas horas vagas, dedico-me a este tipo de música menos erudita.
Tenho verdadeiras saudades de ir a concertos de música não clássica, mas aqui no Porto rareiam e quando vêm é ao Coliseu do Porto, que tem uma acústica péssima para instrumentos electrónicos, vibra, ecoa e dá-nos cabo dos tímpanos.

Vou acompanhar ouvindo com auscultadores todas estas músicas enfeitiçantes. E talvez até levante os braços e acenda isqueiros!!!


Fica aqui outro Halleluja, este pelo meu mais querido intérprete do bouquet que cá vem.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Experiências fotográficas


Ando mesmo feliz com a minha nova aquisição e não me canso de experimentar os macros e micros, os zooms distantes, mais voyeuristas do que artísticos.

Hoje recebi da Amazon um livro maravilhoso - Photo Inspiration - que dá vontade de deixar tudo e ir num safari fotográfico com aquelas pessoas que sabem tudo e nos ensinam com paciência de santos ( onde é que os há?).


Ainda não desisti de fazer um workshop de pintura na Toscânia ( lembrem-se disso quando eu já não tiver sonhos, please) ou um safari fotográfico em África ou na América do Sul...
Provavelmente as minhas artroses não me permitirão sequer sair da Europa, mas ainda tenho tanto para ver, mesmo no nosso país, que posso continuar a sonhar....sem gastar um tostão.

Só aqui, nesta varanda, a imaginação liberta-se como esta gaivota que fotografei há minutos. E daquela torre onde um dia Sophia escreveu poemas com vista para o mar, posso criar toda uma história de fadas e duendes escondidos nos charcos do jardim do campo alegre.

Há pouco passou uma freirinha aqui pela rua e não resisti a fotografá-la. Ficou um pouco fugidia, mas isso é comum nas pessoas da igreja, não gostam de protagonismo.


Já os bonecos de peluche da minha Luisa não se importaram nada de ser o centro do universo e fizeram pose para a fotografia, unidos no amor.



Daqui a nada chega aqui o meu neto do meio, que hoje vai dançar na Casa da Música.

Deve vir excitado e não vai dar descanso ao Panda Biggs.
Que bom que é ter uma Avó....com TV plasma e Zon fibra!!! O pacote Avó+TV custa o mesmo e se ele se portar bem ainda leva um croissant e sumo. Poderia lá viver sem ZON!:)

Fica aqui uma canção do musical Fiddler on the Roof, To Life um hino à vida que se renova todos os dias.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Back to the home blues


 Vão aqui algumas fotos que tirei do comboio, já que no dia anterior só choveu.....

Cá esperava um dia de sol e calor a saudar a vinda da minha filha e afinal esta quase o mesmo tempo de Leeds, cinzento, e pouco prazenteiro.

Venho cheia de adrenalina, apesar das dores artriticas agora serem mais dificeis de aguentar, fruto de tres dias de autentica maratona. Ontem tivémos de mudar duas vezes de comboio com quatro malas pesadas e numa da vezes quase que as perdíamos, não fora o sangue frio do meu filho que correu para o outro lado da carruagem à procura delas...
Nao sei como faria isto tudo se não fosse a generosidade e maneira de ser dele - foi sempre altamente responsável e meu amigo-  hoje já abalou para Lisboa para ser entrevistado no Parlamento sobre as patentes que o seu grupo de trabalho está a lançar. Quase nem conseguiu ver os pequenitos, que adoram ter o Papá e a Mamã juntos.



Tres malas para despejar, roupa para arrumar, livros, CDs e DVDs para catalogar....e já 40 páginas de trabalho do revisor para corrigir o meu original. O mês de Junho vai ser de trabalho afincado.

É melhor que chova:))))

domingo, 3 de junho de 2012

farewell Leeds

Sao onze da noite, ja me tinha deitado, mas nao conseguia pregar olho, vesti-me de novo e vim para o 'atrio do hotel onde reina um ambiente agradavel. A minha filha ja dormia, o irmao trabalhava agarrado ao laptop no seu quarto, e eu estou feita viuva alegre a laurear a pena na net. Convosco. Os que leem isto e se interessam por tudo...

Hoje voltei a Baixa de leeds com a minha Luisa e ao meu querido M&S onde durante anos comprei parte da minha roupa quando Londres era chique e depois no Porto enquanto existiu. Moda classica, com bom gosto. Lembro-me da camisola de cachemira - um luxo que comprei para o meu marido - e nunca ousei comprar para mim por serem carissimas. Hoje comprei dois pares de calcas de linho, eles tem tamanhos todos baixo, gordo, magro , medio, etc. A minha filha so comprou um anel, mas eu ofereci-lhe uma blusinha linda para festejar. As nossas malas estao cheias a abarrotar e so podem pesar 15 kg de modo que nao podemos arriscar. Ate livros trazemos, sem falar duns 100 DVDs e CDs - a minha filha nao  resiste as series inglesas, filmes, musica, etc. Vieram todos sem capas o que e um do , mas a unica maneira de os trazermos.

Jantamos no Nando's a cadeia de restaurantes portugueses que faz sucesso em todo o mundo, frango de churrasco com acompanhamentos variados e deliciosos. Ate tem pasteis de nata...quentinhos, melhores que os de Belem!!

Este vai sem fotos...depois ponho-as no Porto.
Amanha vai ser um dia longo - 3 de comboio depois duas no aeroporto mais duas horas de voo na Ryanair nao e petisco, mas tem de ser...e a vida! As artroses curam-se com brufens e alma.

Leeds fica para traz para ja....como diz a Luisa, um novo ciclo se abre....oxala lhe seja leve e esperancoso.