sábado, 24 de abril de 2010

Scarborough





Já aqui falei desta maravilhosa praia do atlantico norte, mesmo lá no finzinho da Inglaterra. É uma beleza. Vila piscatória com importância turística, cheia de hoteis de charme, memorias da Belle Époque e tradições, como as dos passeios de burrinho pela praia. Em cima, ergue-se um castelo meio arruinado que nos faz lembrar as aventuras dos cinco que líamos quando crianças. As lojinhas são tradicionais, embora haja um centro comercial bem bonito no meio da main street. Vale a pena fazer uma hora de comboio de Leeds para lá, se se quiser, passa-se por York, uma cidade historica com uma catedral de antologia, e depois almoçar num restaurantezinho todo decorado com motivos náuticos, junto ao porto, onde não falta o peixe espada e o célebre fish and chips..
A imensidão da praia, o mar calmo sem ondas, os espelhos das nuvens reflectidas na areia, a paz e harmonia dos verdes e cinzentos, a vila cheia de cor, as pessoas simpáticas já de certa idade que lá vivem, as pequenas galerias, fazem de Scarborough um local privilegiado.

Vão aqui fotos tiradas este ano.



O hotel mais antigo da estancia de verão



A ponte que liga a estrada por cima da praia

Os burrinhos numa pausa para o almoço

A praia

A vila junto à praia



Vista das casas junto ao porto

Vai aqui também a célebre canção tradicional, adaptada pelos saudosos Simon and Garfunkel numa versão histórica também:

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Yorkshire Sculpture Park



Há dias escrevi uma entrada sobre este magnífico parque, onde se pode andar no meio das ovelhas, que pastam e saltitam alegremente, crianças a jogar à bola ou picnicando com os pais e subindo às árvores e ainda por entre dezenas de esculturas famosas de mestres ingleses.
Uma beleza, não so para quem gosta de arte, mas principalmente para quem gosta de estar em unissono com a natureza. O espectáculo é de tal modo resplandescente que as obras de arte se integram perfeitamente naquele museu natural. E enquanto num museu as paredes esmagam um pouco as figuras esculpidas e lhes roubam espaço, num parque elas respiram livremente, olhando a beleza do que as rodeia durante anos.


Já tinha visto em Estocolmo um parque de esculturas - o Millesgarden - há muitos anos. Mas nunca vi nada de tão belo como este parque do Yorkshire.

Nada melhor do que as imagens tiradas no local. Estas valem mais do que mil palavras.Cliquem nelas para as poder apreciar devidamente.



<




LEEDS- LIVE IT AND LOVE IT



O Museu das Artes e o Instituto Henry Moore

Poucas serão as pessoas que se deslocarão a Leeds em turismo. Muitas conhece-la-ão pelas fábricas de lãs e lanifícios, que exportavam as suas maravilhosas produções em troca de Vinho do Porto. Ainda se lhe conhecem alguns pormenores desta tradição. Mas Leeds também já não é a cidade do Leeds United, a equipa que chegou a ganhar um campeonato europeu! Nem a cidade dos mineiros e greves do tempo do thatcherismo.

Victoria Centre, onde ficam as lojas mais chiques, como a Louis Vuitton.


Leeds é agora uma cidade universitária - segundo um amigo meu inglês, a melhor do Reino Unido - a mais progressiva deste país, com uma taxa de jovens superior a todas as outras cidades.

A população chega aos 700.000 e há gente em tudo quanto é sítio, mesmo em dias uteis: parques, cafés, lojas, bibliotecas, hoteis, etc.

Tem uma vida intensa e vêem-se pessoas de todas as nacionalidades e raças a conversar, falar, a rir: são alegres, mas contidas, super educadas; mesmo as mais novas têm sempre um sorriso, um thanks ou um sorry.... e parece que não se importariam que qualquer de nós se intrometesse e entabulasse conversa com eles. É a diferença que encontro entre estas pessoas e os portugueses....:)
O Hyde Park Corner, onde fcam muitos cafés para estudantes universitários


A minha filha viveu lá três anos, fez um ano de Erasmo e depois tirou um MA em tradução. Viveu intensamente aquela cidade e adora-a. Brilham-lhe os olhos quando pensa ou fala em regressar.
Headrow, a avenida dos museus e dos cinemas

Já fui a Leeds umas dez vezes, dantes ficava nos B&Bs na zona onde ela vivia, depois passei a ficar no Hotel Ibis que é muito central e tem preços fantásticos em épocas baixas. Aproveito sempre para ir aos museus e a sitios que na conheço e sobretudo, de viajar nos arredores, que são lindos. Todos os filmes e séries mais conhecidos - o Pride and Prejudice, por exemplo -foram filmados no Yorkshire, que é o norte da Inglaterra, antes de se chegar à Escócia.
Quem só conhece Londres e mesmo Oxford e Cambridge, não sabe o que é a Inglaterra tradicional, rural ainda, a verde Albion. Vale a pena vir mais para norte.

Aqui ficam algumas fotos da cidade....o resto ficará para outras entradas.
Poppy Day em Leeds -Monumento ao Soldado Desconhecido

DIA da TERRA


Ainda vão a tempo umas fotos a celebrar este dia, que está quase a acabar. Por favor cliquem nelas porque valem a pena.


A pontezinha muito antiga que liga os dois lados do parque das esculturas. em Wakefield.. Este é o verdadeiro quadro da Inglaterra rural.




A praia de Scarborough...um encanto para o olhar....quem diria, praias assim nas terras de Sua majestade?

quinta-feira, 22 de abril de 2010




Esta foto foi tirada ao chegar ao Porto no aviao da Ryanair, o primeiro que partiu de Inglaterra para a nossa cidade. Tive sorte. Era o meu vôo, parece que adivinhava que ia haver um vulcao:))) e queo espaço aéreo iria abrir a 22 de Abril à tarde!!

A viagem de Leeds para Londres é sempre um pouco cansativa de comboio pois temos de sair em Peterborough e esperar meia hora pelo outro comboio, chegando a Stansted, demasiado cedo. Estivémos lá das 2 as 6.30 nalquelas andanças, lojicas, restaurantes, comendo snacks a toda a hora.

Fiquei cansada....cheguei cansada.....mas tive muita sorte.Mesmo muita.

Amanha retomo o trabalho...:))

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Breakthrough news

Parece que a Ryanair cancelou todos os voos ate amanha as 13 horas, mas a partir dai, vao continuar os voos ja marcados e ainda outros que eles vao organizar. Nao consegui telefonar para la , mas sigo as noticias pela net, que e o que aconselham. Hoje vou comprar os bilhetes de comboio para Stansted e depois la esperemos que tenhamos lugar no aviao das 18.30 para o Porto. Acho que se tudo correr bem somos umas sortudas, pois ficamos mesmo entalados entre a erupcao do vulcao no dia seguinte ao da nossa chegada e o levantamento de restricoes que e hoje e amanha. Mas so quando me vir no Porto e que canto vitoria.
O dia esta lindo aqui, embora friozinho, nao ha uma nuvem no ceu.

DEUS /GOD is LOVE!!

tenho fotos lindas para revelar.....mas isso fica para depois.

Um abraco a todos os meus amigos e obrigada pelo seu apoio.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Scarborough

Are you going to Scarborough Fair, parsley, sage , rosemary and thyme?

Lembram-se desta cancao dos Simon and Garfunkel....

Foi la qu estive hoje e apraia estava linda, a vila um encanto....passamos la umas tres horas. O comboio espantosa a vista dos Dales , os prados e montes verdes, a verdadeira Inglaterra. Fico por aqui....

Rezem para que possa voltar na 5.

Bjos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

No news, bad news

So agora consigo voltar a usar a net, embora aqui no hotel haja possibilidade, por um euro escreve.se vinte minutos.
Apanhei um susto com isto do vulcao, ao principio pensei que era brincadeira, depois vi que era mesmo um problema, pois o Sky News dava isto para durar meses. O meu filho disse-me que me vinha buscar , mas mesmo assim estava muito preocupada. Felizmente ha pouco ouvia as noticias e parece que a partir de amanha vao abrir o espaco aereo aqui e que havera restabelecimento dos voos. Amanha confirmarei com a Ryanair sobre o nosso voo que e na 5 feira, as 18.30. Nao me apetecia ficar aqui eternamente, embora goste muito desta gente. Cada vez me parecem mais educados e prestaveis.
Ontem fomos a Sheffield que e uma cidade muito gira, com espacos culturais cheios de actividades, fontes por todo o lado, feiras e criancas. A Sushi (!) , amiga da minha filha de ha dez anos almocou connosco e contou-nos sobre a sua vida de medica em Sheffield. Foi agradavel.
Hoje voltamos ao cinema pois o tempo estava um pouco cinzento. Vimos um filme ingles tipico, muito bom, com performances formidaveis e um ambiente mesmo adequado dos anos 70. Chama-se Cemetery Junction, o nome da vilazinha donde provem as personagens.

Amanha voltamos a Scarborough, uma das praias mais bonitas que jamias vi. Estive la no inverno e agora quero voltar. E mesmo um desejo enorme.

Um abraco e ate a volta.