sábado, 11 de setembro de 2010

11 de SETEMBRO 2001 - In memoriam


( clicar)

Eram cerca de 9 horas em NY.
Aqui umas 14.
Tinha a TV ligada para ver notícias e subitamente vi um avião a atravessar a enorme torre. Pensei :" Que falta de imaginação fazerem mais filmes-catástrofe em NY".
Mas não: era a realidade em directo. Outro avião cruzou os céus atravessando a segunda torre. Houve uma explosão, fogo, a torre desabou . E com ela milhares de pessoas. Pessoas a gritar, pessoas a deambular, pessoas a correr, não se sabe para onde.
Sei da irmã dum amigo que chegou tarde ao trabalho e escapou. Ainda hoje não percebe como. Levou horas a conseguir contactar Virginia Beach, onde vivia o irmão. Ficou em choque durante meses.

Comecei as aulas e escolhi depoimentos de jovens americanos na net, copiei-os para transparências, fotocopiei-os e dei aos meus alunos. A motivação foi imediata. Todos queriam escrever emails em resposta, com perguntas e interrogações políticas. Foram aulas muito vivas que nunca mais esquecerei. Eles tb não, creio eu.

A foto acima foi tirada por mim em 2003, em NY, no apelidado GROUND ZERO, onde hoje se discute o que fazer no local. Há muita controvérsia. E ódio ao Islão. O mundo nunca mais ficou o mesmo. E nós também não.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VIAGEM ATRAVÉS DA MEMÓRIA



Invisível fio vai urdindo, com pontos variados.
Há pontos singelos, há pontos cruzados,
há pontos de areia, sem rios, nem mar,
há memórias soltas para entrelaçar,
Assim é tecida a malha da vida

(Regina Gouveia)

Sem memória, o passado fica morto e enterrado. Muito pior ainda: esquecido. E que será do futuro se perdermos a memória?


Amanhã no Espaço Vivacidade vai-se realizar a inauguração de uma exposição sui generis.
A pintora, Ana Maria Oliveira, minha colega e amiga da Utopia, criou trabalhos únicos que nos fazem go down memory lane, como dizem os ingleses, recordar a nossa adolescência e infância, através de quadros, onde se encaixam pedacinhos de vivências passadas, retratadas com exemplares de crochet encaixados na paisagem, rendas, cores , patines, objectos de outrora, cenas extremamente harmónicas e atraentes.


Vi nascer algumas destas obras no atelier e nunca pensei que um espólio de rendas familares, legado de pessoas da várias gerações, que sempre as apreciaram e produziram ao serão,no inverno, em casa, pudesse transformar-se num trabalho tão original e rico.

Nota biográfica:
Ana Maria Oliveira nasceu no Porto, em 1954.
Frequenta desde 2005 o curso de Desenho e Pintura da Escola de Artes Plásticas Utopia, no Porto.
Frequentou o Workshop de Pintura ‘Pinta Percepções’, Estaleiro Cultural Velha-a-Branca / Escola Superior de Ciência da Universidade do Minho, em Braga, em 2008.
Em Julho de 2010 apresentou uma exposição Malhas da minha Vida, no Clube Literário do Porto.


A Inauguração da Exposição terá lugar no próximo dia 9 de Setembro, pelas 17h, no Vivacidade - Espaço Criativo na rua Alves Redol, 364-B, Porto. O professor de pintura e artista plástico Domingos Loureiro fará a apresentação das obras em exposição.
Esta sessão conta com a animação musical do cantor e músico Carlos Andrade.
A exposição “Viagem através da memória” estará patente de 6 de Setembro a 29 de Outubro.


“Nos céus da saudade, minha mente alada,

qual garça esvoaça em voo planado.

Eis que, em voo picado, veloz sobe e desce

para ir mergulhar num mar de memórias

que vai recriar de formas distintas

com pincéis e telas, com rendas e tintas”


Regina Gouveia

À pintora os desejos de grande sucesso e os meus Parabens.

Esta foto foi introduzida hoje, 10 /9, já depois da inauguração que correspondeu ao que se esperava.

domingo, 5 de setembro de 2010

Astronomy Picture of the Day - Miguel Claro

Duas fotografias do astrofotógrafo Miguel Claro já foram escolhidas pelo site da NASA para PICTURE OF THE DAY, o que é extraordinário. A primeira foto foi tirada em Lisboa em 2007 e a segunda na Costa da Caparica este ano em Agosto. Na página do site podem-se ver comentários do autor aos astros fotografados e ao momento em que as fotos foram tiradas.

http://apod.nasa.gov/apod/ap100818.html