sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Batem leve, levemente...

Este poema lembra-me os anos de escola primária em que ninguém deixava de ler Augusto Gil, decorar tudo e, simultaneamente, de se condoer com a sorte das crianças que sofrem as agruras do frio.
Hoje resolvi pintar o inverno, a paisagem fria e agreste, com tanto de belo como de misterioso. Foi a guache e pastel.
Vai o poema também a lembrar esses velhos tempos.




Batem leve, levemente
Como quem chama por mim.
Será chuva, será gente?
Gente não é certamente
E a chuva não bate assim.

É talvez a ventania
Mas ainda há poucochinho
Nem uma agulha bulia
Na quieta melancolia dos pinheiros do caminho.

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
. e cai no meu coração.

Augusto Gil

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Colagens fotográficas -2

Há muitos tipos de manipulação e por meio de colagens conseguem-se resultados muito estranhos e belos. A colagem em mosaico permite ver todas as fotografias distintamente, assim como o tipo "poster" de fotos juxtapostas.
Mais misteriosas e belas são as colagens em que as fotos se misturam e sobrepôem. Vão aqui exemplos, algumas de sobreposição de flores, pessoas, monumentos:




quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Livros úteis

Comprei um livro em Boston que me enche as medidas. É uma maravilha do princípio ao fim. O título é "The Big Book of Painting Nature in Oil". Estava um pouco envelhecido de tantas mãos lhe tocarem e era o último exemplar, de modo que o empregado me fez 20% de desconto. Nada mau, apesar do dólar estar em baixo!
Não costumo ligar muito às explicações dos livros...acho que cada um de nós é que sabe sentir os pinceis ou os crayons e escolhe melhor como e o que pintar. H+a dias felizes e outros em que o melhor era fazermos tricot ou jardinagem.
Hoje, porém resolvi seguir os conselhos dados para tornar uma paisagem de floresta num verdadeiro quadro.
Se vos mostrasse a fotografia do livro e o que eu pintei não encontrariam grandes parecenças. Este é a óleo, o meu as pasteis de óleo, o que não é igual. O do livro é um outono precoce - early autumn - o meu um outono bem no auge do esplendor; o do livro tem muitos tons de verde, o meu é bem mais amarelo e ocre; o do livro não tem água nenhuma à vista e o meu um riacho que percorre a floresta, daí chamar-se "Riacho".
Já lhe dei uns retoques depois do jantar e de ver o futebol e é possível que ainda dê mais alguns porque pintei-o quase todo já com a luz acesa, o que não é ideal.

Vai aqui para ser criticado. Não se coíbam, gosto de aprender.


Rua Miguel Bombarda - Porto





Na actualidade, a Rua Miguel Bombarda é uma das artérias de cultura dos novos tempos, reunindo algumas dezenas de galerias de arte que, no primeiro sábado de cada mês, inauguram em simultâneo as suas novas exposições, atraindo multidões de apreciadores de arte, investidores, artistas, seguidores de formas de vida alternativas e muitos curiosos. A rua conta também com restaurantes, livrarias e várias lojas: de mobiliário retro-cool, de decoração alternativa, design, música, etc.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

DUAS LUAS EM 27 DE AGOSTO




Recebi esta mensagem e publico-a aqui para leitura atenta de todos os que seguem este blogue.


> Planeta Marte em 27 de Agosto
>
>
> O planeta Marte será o mais brilhante no céu noturno a partir de Agosto.
>
> Ele poderá ser observado a olho nu, tão grande quanto uma lua cheia,
> especialmene no dia 27, quando vai estar mais próximo da Terra.
>
> Não deixe de observar o céu na noite de 27 de Agosto, às 00h30, você verá
> duas luas!!! Não perca.
>
> A próxima vez que Marte vai aparecer assim será em 2287.


Imagino que o céu fique mais ou menos assim.....tentei tirar uma foto antecipadamente! :))

Poplars



Gosto muito da palavra choupos em inglês. É musical. Esta árvore é uma das minhas preferidas, pela leveza das suas folhas, os seus troncos quase argênteos, a verticalidade com que se espalham na paisagem. Monet pintou-os magistralmente.
Fazem parte do meu imaginário de criança e adolescente, porque na nossa casa havia uns tantos que se faziam ouvir ao fim da tarde quando o vento era mais forte.
Já pintei outros quadros com choupos, ontem resolvi experimentar uma técnica mixta, ou seja, guache e pastel. Primeiro usei o guache para dar os tons verdes e acastanhados das folhas e o azul do lago. No fim , o pastel para sublinhar os troncos, salpicar as folhas de um cinzento esverdeado e desenhar os reflexos na água. Com o esfuminho, o pastel ficou entranhado no guache. Por fim ainda usei guache de novo e um pincel em leque para melhorar os reflexos.
É simples, gosto dele.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Europa de Michael Palin





Como todos os bons - belíssimos - programas de documentário e viagens, este é transmitido todos os dias na RTP 2 à 1 da manhã. Na semana passada comecei a ver este magnífico documentário e nunca mais consegui ir para a cama antes das 2. Michael Palin é um homem simples com uma capacidade de comunicação excepcional, sem tiques, sem rodriguinhos, com as suas fraquezas, cheio de energia e sobretudo, com uma simpatia ilimitada.

Eis o que ele próprio diz no seu site:

I always wanted to be an explorer, but until September 25, 1988, it seemed I was doomed to be nothing more than a very silly person. On that day I set out on a journey which was to change my life. It became a book and television series called Around The World In Eighty Days, and with one bound, it transformed me from being a very silly person to being a very silly explorer. Eighty Days led to Pole to Pole, which led to Full Circle, which led to the Hemingway Adventure which led to Sahara, and suddenly I found I had a half-dozen very full passports and personal acquaintance with over eighty countries.

Once the travel bug bites there is no known antidote, and I know that I shall be happily infected for the rest of my life.


Se puderem aguentar até à 1 da manhã ou se quiserem gravar, não percam. São programas que nos fazem bem e ensinam muito mais do que as fúteis discussões sobre os golos e os penaltis ou os debates sobre o Sócrates e o Cavaco.

Eis aqui um aperitivo ( sem legendas):

Colagens de fotografias




Há pouco ao ver uns quadros do David Hockney - um dia destes ponho uma entrada sobre ele no blogue - lembrei-me de fazer uma colagem mais complicada dum local maravilhoso onde passei oito dias este ano. O resultado foi este. Usei o Picasa 3, que para mim, é o mais simples e convidativo. Já tenho o Photopaint, mas acho-o bem mais complexo, ainda que eficaz em muitos aspectos.

As fotos foram escolhidas um pouco ao acaso. Pode-se fazer cortes, o que talvez torne a colagem mais artística. Não fiz, as fotos foram tal qual para o tabuleiro e depois foi só dispô-las por arrastamento no sitio onde queria. Experimentem que vale a pena.
E cliquem nesta para ver cada foto com mais destaque.

Ultrapassámos as 2000 visitas hoje.



Esta foto foi tirada no Jardim Botânico e depois manipulada com o Photofiltre.

OBRIGADA!

VOLTEM SEMPRE!

Blogue=diário





Hoje decidi imprimir as folhas do blogue - em rascunho rápido, para não gastar muita tinta. É bonito, depois de editado em papel, embora haja lacunas, como as músicas que não imprimem e fica só um espaço em branco. As fotos, embora um pouco desbotadas distinguem-se bem e funcionam como um diário de viagem, de recordações, anotações filosoficas, pensamentos, mensagens, etc.
Nunca tive paciência de escrever diários, mas acho que a minha vida tem muita coisa bela e que gostava de registar. Só neste vinte dias, já transmiti uma série de sensações, de desejos, de pequenos prazeres, exemplos de beleza visual no registo de poemas, pinturas, fotos, canções,prosa livre.
Não tive muito feedback, é verdade, e é pena. Mas há bastantes leitores, pelos números que aqui vejo. Gostaria de ter mais respostas, algum diálogo, troca de pareceres ou de informação. O blogue está aberto a todos e não tem moderador. Para já.

Vou continuar, acho que vale a pena. É que já são quase 2000 visitantes.É obra!

As fotos são da Praia da Luz na Foz, local muito "in", onde passo algumas horas de vez em quando.

domingo, 23 de agosto de 2009

Mais Veneza com Charles Aznavour: "Que c'est triste Venise"









Veneza







Estive há dez anos em Veneza. No Carnaval. Foi uma surpresa. Tencionava passar três dias no Allgäu - Alpes - com o meu filho e acabei na bela cidade do Adriático. Proposta dele. Apanhámos o comboio em Innsbruck depois dum passeio de camioneta por campos e campos repletos de neve. No comboio, conversámos e vimos lentamente como a paisagem se transformava, a neve dava lugar aos campos verdejantes, a luz branca passava a doirada. Chegámos a Veneza pelas 5 e tal, ainda deu para ver o pôr do sol.
Era 2ª feira de Carnaval e já havia muitos indícios de festa. Não tínhamos marcado hotel, mas arranjámos um perto da Praça de S. Marcos, bastante caro e pobrezinho. Tinha de ser e era só uma noite. E que noite....jantar num barco flutuante, ver os malabarismos na Praça, passear por entre os mascarados, as damas e os nobres, duques e pintores. Andar de barco no canal.
Foram 24 horas maravilhosas. Na 3ª ainda fomos ao Lido e à ilha onde fica a Igreja de Santa Maria Maggiore.
Voltámos no comboio da noite de 3ª para Munique porque o meu filho trabalhava no dia seguinte. Foi uma noite em vagão-lit, com dois emigrantes polacos que não primavam pela limpeza. :)

Eis aqui umas fotos que digitalizei. Não couberam todas as que queria. Cliquem para ver bem, que elas merecem. Foram tiradas ainda com a minha Canon EOS 50, das antigas, com teleobjectivas que permitiam abranger distãncias enormes.Para recordar no futuro.