sábado, 13 de março de 2010

Auto-retrato

O site de fotografia ao qual pertenço há quase dois anos - WOOPHY, organiza todos os meses um concurso a que chamam "challenge". Todas as fotos têm de ser tiradas no espaço de 14 dias e são submetidas a um tema que tem variado muito. Todos os concorrentes podem enviar tres fotos.

O tema este mês é " Mirrors" - espelhos. As fotos são muito interessantes porque não incluem obrigatoriamente o objecto espelho, podem ser apenas reflexos na água, em metal, em vidros, nos carros, etc.

Hoje tirei esta foto, que é tb um auto-retrato, dado que espelha duas das minhas actividades mais queridas: a pintura reflectida no espelho e a fotografia que é aquilo que me apaixona desde há muito.

Nas Nuvens...Up in the Air

Acabei de ver o filme e ainda estou a sobrevoar os EUA, saltitando nas nuvens....

É um filme americano, mas com centelha e originalidade. Interpretações magníficas, fotografia e planos arquitecturais magistrais, música quando é precisa, silêncios e pausas, certezas e vulnerabilidade. É um filme sobre a humanidade, ou melhor, sobre os que pensam poder passar sem ela ou sem se identificarem com ela.

Aconselho irem vê-lo porque embora pareça estereotipado, acaba por ser uma crítica aos estereotipos, feito com leveza, com ironia, com sentimentos e também com algum suspense.

Fica aqui uma das canções do filme, para não ser spoiler, contando-vos a história toda :)




I know you'll help us
When you're...
Feeling better and we realise
That it might not be for a long, long time...

But we're willing to wait on you
We believe in everything that you can do
If you could only lay down your mind

I want you to try to help yourself

Take the time to take apart
Each brick that sits outside your heart
And look around you
There's people everywhere
No they don't always show
They're just as scared
And we'd be more prepared
If we pulled on through...

I want you to try to help yourself

Oceans of water underneath our feet
Terrible design
Dusty rooms you cannot sweep
Clouding up your mind

I know you'll help us when you're...
Feeling better
And we realise that it might not be
For a long, long time...

But we, we lend the weight on you
We believe in everything that you can do
If you could only lay down your mind

I want you to try to help yourself...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Down memory lane


Torre de Belém - colagem. Autoria Stewart Scott- 23 Novembro de 2004 - 11 de Março de 2010

A expressão inglesa no título significa recordar, relembrar factos ou memórias passadas...algo que se faz muito na velhice ou depois dos 50 quando uma metade da vida já se foi e o resto já não surge tão glamoroso ou prometedor.

Nunca fui nostálgica da infância....tive muito, posso dizer que a minha infância foi relativamente calma e despreocupada, mas não uma infância feliz com recordações inesquecíveis. Talvez por ter muitos irmãos - somos oito irmãos - senti-me sempre um pouco só no meio de muita gente. E sempre achei que se vivia numa família etiquetada de feliz, como muitas desse tempo, pois não sofríamos de apertos financeiros, vivíamos numa casa linda e com espaço para todos. Na adolescência, quando comecei a querer ser eu, e não apenas um elo da correia, a vida só era agradável a 100% fora de casa, na escola onde tive uma vida activa para alem das aulas, compromissos na Jecf e amigas q.b.etc.
Em casa só me sentia bem sozinha,no jardim grande da minha casa no Restelo - eram tempos de outra senhora, lembro - ou a ler de fio a pavio os romances que a minha Mãe escolhia para nós. Eram livros muito bons para meninas - colecção das Raparigas-e eticamente recomendáveis. Estar com as minhas irmãs significava ter de dar conta de tudo o que pensava, fazia, decidia ou sonhava. Tudo era muito controlado pelas minhas irmãs mais velhas, pelos meus pais, até os filmes que víamos, namoriscos ou as amizades. Daí não me terem ficado grandes saudades da vida familiar desses tempos. Havia festas, jovens, danças e aniversários, mas nem sempre muito felizes para mim, pessoalmente.

Tudo isto para explicar que me afastei progressivamente da família, entrei numa de introspecção a partir dos 14 anos, passei pela fase da religiosidade, era beata e vanguardista simultaneamente, como a minha amiga Helena, que agora é política notável.Andava pela capela do Rato, como muitos jovens da minha idade e meio social.

Muito passeei pelo Restelo, bastante desertico nessa altura, adorava ir até aos Jerónimos, sentar-me no escuro da Igreja, ler os Evangelhos, que têm partes lindíssimas , meditar, ir até à Torre de Belém - era só atravessar a linha e estava do outro lado, junto ao rio. Na Torre podia-se entrar sem pagar e aqueles muros davam-me a sensação de estar a viver uma aventura dos Cinco.
A Torre de Belém faz parte da minha infancia e juventude assim como o Mosteiro dos Jerónimos, onde casaram os meus irmãos.

Esta foto que o meu amigo Stewart me enviou hoje e que levou horas de trabalho e pesquisa nos seus arquivos fotográficos é um espelho do que foi a minha juventude, planos vários, parecidos, quiçá paralelos, mais felizes, menos felizes, belos porque já passados...

Obrigada, Stewart. Como vês, as tuas fotos contam uma história: a minha.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mar imenso


Ofir, 2004

Uma Após Uma as Ondas Apressadas

Uma Após Uma
Uma após uma as ondas apressadas
Enrolam o seu verde movimento
E chiam a alva 'spuma
No moreno das praias.

Uma após uma as nuvens vagarosas
Rasgam o seu redondo movimento
E o sol aquece o 'spaço
Do ar entre as nuvens 'scassas.

Indiferente a mim e eu a ela,
A natureza deste dia calmo
Furta pouco ao meu senso
De se esvair o tempo.

Só uma vaga pena inconsequente
Pára um momento à porta da minha alma
E após fitar-me um pouco
Passa, a sorrir de nada.

Ricardo Reis, in "Odes"


Foz do Douro, 2008

Matosinhos, 2009

Porto Santo, 2009

terça-feira, 9 de março de 2010

Colagens- dedicado ao meu amigo Stewart


Flores para as Mulheres ( Dia Internacional das Mulheres)

Sempre gostei de colagens, mesmo quando estava na escola . era professora ainda e fazia projectos com os alunos - ao elaborar os meus manuais escolares, usava este tipo de expressão gráfica para fazer separadores de temas. As colagens eram feitas por nós, à mão, com recortes de jornais e revistas , de modo a compôr posters que seriam depois fotografados na editora.

Há grandes artistas como David Hockney que apresentaram colagens inesquecíveis de Paris, por exº.

Hoje já há muitas maneiras de fazer colagens digitais e algumas resultam em fotos espectaculares, efeitos especiais notáveis e visões diferentes dum mesmo cenário. Mas cada fotógrafo tem a sua sensibilidade e há colagens e colagens!!:))

Tenho um amigo que faz maravilhas neste capítulo. Nunca vi colagens tão emocionantes - thrilling - e visualmente conseguidas. Esse meu amigo é inglês, embora se declare cidadão do mundo e vive em VFXira, onde segundo ele aparentemente nada acontece...mas as fotografias dele são sempre marcantes, tiradas em locais típicos da vila.

Cansado do site Woophy, por razões compreensíveis - resolveu despedir-se em beleza, usando várias colagens de fotos que tirou em Lisboa anos atrás e não só. Não acredito que ele se vá de vez, Mas pedi-lhe que me deixasse colocar as fotos aqui. Desta vez fico-me pelas colagens, mas em breve virão outras e outras....

Generosamente, deu-me licença de partilhar convosco esta apoteose digital.

Thanks, Stew! Cor em movimento will for the moment turn into Dazzle in motion!!


Estação do Oriente - Lisboa

Ponte 25 de Abril e o Tejo

Fogo de artifício em Lisboa

Por favor cliquem nas fotos para verem o seu esplendor!

No dia dos meus anos há um ano atrás ofereceu-me uma colagem dum pavão com fogo de artifício nas plumas engalanadas. Chamou-lhe o Pavão de S. João. Infelizmente, não o tenho aqui senão em papel.

Á bientôt, S.
Love
Gi

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de Março



Hoje é o Dia da MULHER.
Não sei porquê. É o dia delas todos os dias. Sem elas, o mundo desaparecia. Não aprecio algumas coisas nas mulheres, reconheço-lhes imprevisibilidade, manipulação e desiquilíbrios , por vezes, mas também tenho de lhes render preito no que se refere às qualidades necessárias para mudar o mundo ....assim os homens o permitissem.

Curiosamente, hoje era o Dia dos Anos do meu Pai. Um Patriarca no verdadeiro sentido da palavra. Criou uma grande família, hoje já somos uns 60 com conjuges, netos e bisnetos. Uma multidão. Temos encontros de família, uma ou duas vezes por ano, em que é impossível falarmos todos uns com os outros, mas é engraçado vermos como as crianças crescem, os jovens evoluem e os de meia idade emvelhecem. No nosso blogue comum, vamos dando conta do que cada um faz, quando isso é possível.

Recordo o meu Pai com um mixto de temor, muita admiração e saudade. Faleceu cedo, quando o meu filho mais novo acabara de nascer. Estive quase cinco anos sem o ver, longe de Lisboa, em Chaves e depois fiquei sem ele, assim dum momento para o outro. Não houve tempo para lhe dizer o quanto o amava e admirava. Devemos expressar os nossos sentimentos enquanto podemos. Escondè-los não serve de nada.

Vai aqui uma foto da nossa Luz, onde ele tantas horas passou fins de semana comigo e férias com a família toda. Era o local onde se sentia mais feliz.

PARABENS, PAI!

domingo, 7 de março de 2010

18000 visitas



18.000 visitas?
Quem diria, há sete meses quando no dia 6 de Agosto comecei este blogue, um pouco a medo e quase com a certeza de que me faltaria food for thought ao fim de uns dias ?
Penso que escrevi aqui todos os dias e às vezes até mais do que uma entrada. Estou feliz e tenho tido feedback , q.b. , embora às vezes tenha pena de que parte da família ignore este spot e não deixe nenhum recuerdo, pelo menos para eu saber que leram alguma coisa. Não me posso queixar dos amigos de longa e curta data, esses, não só escrevem, como me falam dele muitas vezes. Compreendo tb que a vida é complicada e que hoje em dia, há mil e uma solicitações no ciberespaço.

Tenho procurado dar um tom pessoal e subjectivo a tudo o que escrevo pois não gosto de blogues que se limitam a copiar notícias dos jornais online para comentário, por muita controvérsia que essas notícias levantem. Penso que as nossas reflexões são bem mais interessantes do que mera discussão de temas e pelo menos não correm o risco de se repetirem à exaustão os mesmo chavões de que os media estão repletos.


Obrigada pelas vossas palavras. Continuem a vir cá e não se coíbam de comentar, criticar, sugerir....é disso que este blogue se alimenta.


Hoje temos os Oscars da Academia. Há anos que faço noitadas e hoje não vai ser excepção!!