sábado, 15 de agosto de 2009

Já tinha saudades


...de pintar. Hoje peguei no pasteis a óleo que comprei em Boston e resolvi fazer um abstracto. Tenho poucos.

Este foi o resultado. Não me perguntem o que é. Tanto pode ser o nascer do sol, como um ovo de dinossauro.

Como dizia Monet, o que interessa é as cores, não as formas....:)

Fotografias de viagem

Hoje já tive algum tempo para editar as fotos que tirei durante a minha viagem a Boston. Foram apenas 7 dias, mas deu para ficar com um album de recordações...

Aqui vão algumas das mais interessantes em termos artísticos.

1.  Estrutura do tecto do shopping mall Prudential Center, rodeado de arranha céus por todos os lados, assim como de ruas tradicionais como a Newbury St.




O B&B - A Friendly Inn - onde pernoitei sete noites num ambiente cosy e familiar, que deixa saudades

3. A  Harvard book Store ou Coop, onde se pode passar uma tarde inteira a ler e a ver revistas, mesmo que não se compre nada - o que não aocntece porque tudo é demasiado tentador....:)

4. Hancock Tower, o arranha céus mais alto de Boston.

5. Imagem feliz da América

6. O nascer do sol do avião.

Cliquem para ver em grande! Não percebo porque as palavras estão sublinhadas.....nem como tirar o sublinhanço. Sorry.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Back ...from the USA!


É curioso como o voltar duma viagem, mesmo curta, é sempre uma experiência diferente. Olhamos para o que nos é familiar, como se fosse pela primeira vez, reparando em pormenores que nos eram indiferentes até aí ou comparamos as nossas "cenas" com as que vimos durante a viagem, emitindo juizos de valor novos e interessantes.

Hoje desaguei no aeroporto da Terceira às 7.30 da manhã ... foi a noite mais curta dos meus ultimos tempos...só durou seis horas. Embarquei as 11.30 da noite em Boston ( onde tinha estado à espera de embarcar sentada numa "rocking chair" à boa maneira americana!) e daí a 4 horas era nascer do sol - que lindo que é vê-lo do avião sobre os Açores! Em duas horas voei da Terceira para o Porto e assisti, então,  a algo completamente novo em pleno aeroporto Sá Carneiro, que está espectacular, deixem passar esta vaidade sobre a minha cidade adoptada.

As malas nunca mais vinham e havia pelo menos uns dez aviões a chegar ao mesmo tempo. As pessoas impacientavam-se, comentando: Maldito subdesenvolvimento. Em Boston, despachámo-nos em 15m.

De repente, começámos a ouvir um grupo de vozes jovens a cantar em unissono, à capella,  canções ritmadas e afinadas, como se estivessem num teatro a sério. Era um grupo grande de rapazes e raparigas nos seus vinte anos, que tinham viajado dos Açores para o Porto. A princípio, as  pessoas, cansadas da viagem extenuante, ficaram surpresas e levemente aborrecidas. Depois, à medida que eles iam cantando com uma convicção exemplar, todos começaram a bater palmas no fim de cada canção. As malas não vinham , nem por nada, mas todos estavam presos àquela música e alguns , como eu, até cantavam baixinho com eles: " In the jungle, the mighty jungle, the Lion sleeps tonight"...

Fica aqui este testemunho porque há coisa belas na vida.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Now it's farewell time




BYE BYE BOSTON.

Hoje já partimos pelas 11.30 da noite, chegando de manha ao Porto. Vai ser uma noite curtinha até Ponta Delgada....:))
Foram dias cheios, hoje resolvemos descansar um pouco, tomar conta do Paulinho que está muito giro. Os dois diabos vem depois da escola e é a festa habitual.

Ficam aqui fotos do Harvard Square, onde se encontra a melhor livraria de Harvard, a célebre Harvard bookstore.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hancock tower




Em Boston na Copley Square, fica uma das visoes mais interessantes do moderno e antigo cruzados. A Trinity Church ao lado do mais alto arranhaceus de Boston. Controverso, mas lindo. Ontem tirei varias fotos. O efeito e espectacular, como podem ver.




newbury street-Boston



Imaginem uma rua assim com kms de comprimento e todas as casas com uma loja situada no 1º andar e restaurantes porta sim, porta não. Há lojas de tudo e galerias de arte em barda...Esplanadas, cafés, lojas de marca e gente alegre e bem disposta. Aqui não há crise....

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Museum of Fine Arts / MFA




Este museu e um dos locais mais belos de Boston. Ja cá tinha estado, mas desta vez apreciei ainda mais os impressionistas originais - este Monet, por exemplo - e algumas esculturas maravilhosas, como esta de Moore. O ambiente é calmo, com criancas acompanhadas, jovens e pessoas de todas as nacionalidades. Gosto muito de ver museus duas e tres vezes, porque depois ja sei exactamente o que quero ver.
Aprendi a ver museus em Munique, onde a arte tem um papel avassalador. Basta dizer que muitos museus são grátis e abrem à noite.
A Arte tem de ser apreciada com respeito, tempo, espaço e motivação.
Belos momentos.



domingo, 9 de agosto de 2009

Georges Island







Há centenas de ilhas a volta de Boston. Hoje resolvemos ir de ferry passar umas horas numa dessas ilhas. Tirei muitas fotos. Vão aqui umas.


Aqui se verifica como os americanos são um povo cordial e super simpatico. Um pai com duas meninas confraternizou com os os meus netos e deixou-os manejar o papagaio colorido. Eles divertiram-se imenso e eu tambem a olhar para esta vista e a vê-los correr livremente. Um dia feliz.