sábado, 22 de agosto de 2009

As bétulas




Na Wikipédia encontra-se esta descrição curta:

As bétulas são arbustos ou árvores pequenas ou de tamanho médio, características de climas temperados do hemisfério norte. Têm folhas alternas, simples que podem ser dentadas ou lobadas. O fruto é uma pequena sâmara, embora as asas possam estar reduzidas em algumas espécies.

Na América há florestas de bétulas. Há algumas aqui no Botãnico. Os seus troncos são quase brancos, com pequenos cortes, cilíndricos e altos.

Fiz há meses uns quadros com este tema. Vão aqui dois deles. São a pastel de óleo sobre papel.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Henry Moore at Kew Gardens



Henry Moore dizia que a sua escultura era para ser vista ao ar livre. Daí as inúmeras expos que lhe dedicam em parques. Este vídeo que é amador mostra-nos algumas das suas mais belas peças no maravilhoso Jardim Botânico de Londres. Apesar da qualidade não ser a melhor, vale a pena ver.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sebastião Salgado




 

É um dos fotógrafos brasileiros mais conhecidos, tendo colaborado com a UNICEF na concepção de posteres com fotografias impressionantes de crianças de todo o mundo.

Ponho aqui umas fotos deste grande Homem e também uma citação em Inglês, como estava no site onde a encontrei.

I don’t want anyone to appreciate the light or the palette of tones. I want my pictures to inform, to provoke discussion – and to raise money.

Sebastiao Salgado, "Collector's edition of Life, the Eisie Issue " . Spring 1998, page: 160

Hoje comecei bem o dia


 Pintei um guache na mesa da cozinha. Tem luz, é espaçosa e nem sempre está a ser usada. Além disso, vêem-se árvores por todo o lado. O Jardim Botânico fica mesmo em frente. É como se estivesse a pintar ao ar livre.

Fiz esta obra. Diferente. O guache permite uma leveza inesperada, efeitos tardios e um resultado que , nem sempre, é o que se pretendia. O papel nem sequer é próprio, é para acrílico, mas gosto dele.

Hoje saiu mais bonito do que esperava. Dedico-o a todos os que têm tido a paciência de visitar o meu blogue e que silenciosamente (?) o vão acompanhando. Obrigada.

Vai aqui um poema a propósito:

Espelho

E eis que do tronco
rompem-se os brotos:
um verde mais novo da relva
que o coração acalma:
o tronco parecia já morto,
vergado no barranco.

E tudo me sabe a milagre;
e eu sou aquela água de nuvens
que hoje reflecte nas poças
mais azul seu pedaço de céu,
aquele verde que se racha da casca
e que tampouco ontem à noite existia.

   
                        
Salvatore Quasimodo


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

La Petite Danseuse - Degas


A história desta pequena dançarina de 14 anos é muito especulada.

Num programa da BBC que transmitem na RTP 2 aos domingos - História duma Obra Prima - dedicaram-lhe uma hora, já há algum tempo e todas as versões sobre esta criaturinha foram apresentadas. Fascinante.

No Museum of Fine Arts em Boston têm uma destas esculturas, apresentada como a original. É pequena e frágil, extremamente elegante no seu vestido de dança. Está fechada numa redoma de vidro, que reflecte tudo o que se passa à volta, como podem ver na fotografia que lá tirei. Cliquem para ver os pormenores que vale a pena.

I am sailing



Esta canção faz parte do meu imaginário dos anos 70. Muitas aulas dei, usando estas lyrics e cantando a canção com os alunos em coro. Fazia parte do manual Work it Out de que fui co-autora e constituía um momento alto e comovente, embora a letra fosse pobre em termos linguísticos. Creio que até gravámos uma cassette, que andará por aí.

Ontem ocorreu-me colocar aqui a gravação do Youtube, aliada a duas pinturas, uma que fiz à tardinha, outra já em Abril.

A canção, que ouvi agora, continua a comover-me, não fosse eu uma romântica.  Músicas destas nunca morrem.

I am sailing

Esta canção do Rod Stewart fez parte da minha existência durante anos, pois que estava incluida num dos manuais escolares de que fui co-autora e os alunos aderiam muito bem a este tipo de música. Tenho uma gravação deles a cantar em coro numa aula comigo...

Ontem dei por mim a fazer uma pintura que serviria bem de ilustração a esta melodia e letra. De modo que aqui vão ambas.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sennelier - site para pintores amadores



Descobri este site a partir duma caixa de pasteis a óleo que comprei nos EU. O produto é francês e parece que foi encomendado por Picasso a um produtor especializado e consumido por muitos pintores parisienses, tendo sido considerado um dos melhores pasteis no mercado.  Na realidade o crayon desfaz-se nas mãos e no papel, como se fosse líquido e os efeitos são notáveis.

O site é interessante,pois publica obras de pintores amadores - como eu e muitos - divididos por categorias consoante o material usado. É necessário o registo prévio e aguardar que eles confirmem por e-mail a nossa adesão. Depois é só enviar fotografias das pinturas que fizemos e preencher umas fichas sobre cada uma. Depois de publicadas, podemos receber feedback de outros amadores, rating ou nenhuma reacção, mas sabemos quantos acederam ao site e viram a nossa pintura.

Penso que é muito giro vermos as nossas "obras" num catálogo online, embora por vezes, possamos não receber o feedback que desejaríamos :)

http://www.sennelier.pt

Não estou com saudades do Outono



...mas tenho pintado muitos quadros com motivos outonais, não sei bem porquê. Comprei um calendário de fotografias chamado "Trees", em Boston. Estas fotos inspiram-me imenso, talvez porque são paisagens mais majestosas do que as que vejo habitualmente. As árvores são a minha grande paixão, para lá do mar. Gosto de árvores, talvez por ter crescido entre árvores e de ter vivido 2 anos na Beira Baixa rodeada de pinheiros por todos os lados.

Fiz duas pinturas nestes dias. Vou pô-las aqui e espero que alguém dê uma opinião, mesmo que seja desfavorável:)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pinturas a guache




Quando andava na escola fazia muitas pinturas a guache e vocês devem lembrar-se também do horror que era pintar em carteiras minúsculas, que deixavam cair tudo, sem sitio para pôr a água, pinceis, caixa de guaches, etc. Ficava tudo uma "borrada", desculpem a expressão. Nunca tive grandes notas, o máximo foi 13 no exame! :))). Fiquei a embirrar com os guaches para toda a vida!

Há semanas resolvi reiniciar-me no guache no atelier onde pintava, gostei, mas não é dos meus materiais favoritos. É acessível, mais forte que a aguarela, mas não tão maleável como o pastel ou o acrilico.

Vão aqui três experiências todas elas sem título.

Tempo de calor...e arte



Em Boston estavam 35º e é comum haver dias muito abafados, tipo trovoada.

Em frente ao Science Center em Harvard, puseram uma fonte que é esteticamente das coisas mais lindas que tenho visto no género. Quando o sol dá na água formam-se arcos iris pequeninos e as pedras tomam cores espectaculares.

Esta foto poderia ser uma pintura. Se clicarem nela vêem como irradia frescura.