sábado, 28 de julho de 2012

Summer cleaning

No Verão apetece-me sempre fazer arrumações - habituada que estava a ter férias de escola e mais tempo para dedicar à casa. Adorava ver com os meus filhos quais as coisas que lhes faziam falta nos quartos, já que cada um tinha o seu, tudo com móveis baratíssimos, comprados na Picaria ou numa loja que entretanto fechou na Av. da Boavista. Esses móveis foram aproveitados pelos meus filhos e nada se estragou, aliás, estantes são sempre úteis em qualquer lugar.
Era uma aventura ir à Picaria e andar por lá naquelas lojinhas compridas, atafulhadas de camas e caminhas, armários, estantes, cabides, colchões, um manancial de mamarrachos e quadros horrendos que nunca poria em minha casa:)) Ficava cheia de adrenalina e boa disposição. Passava também pela Livraria Britânica, onde gastava sempre um balúrdio em livros ingleses, acabados de sair. Às vezes lanchávamos na Leitaria da Quinta do Paço, onde comíamos o chantilli melhor e mais leve que já provei em toda a minha vida. Nem Versailles, nem Suiças, nem pasteis de Belém em Lisboa se lhes compara. Os éclairs de chocolate, recheados de chantili são de comer e chorar por mais....:)

Hoje resolvi propôr à minha filha a compra duma estante alta , tipo biblioteca, para ela pôr numa parede do quarto, onde tem uma estante pequena, cheíssima de DVDs, livros enormes, bijuteria, frascos e frasquinhos, fotos, etc.
Ela ficou toda contente com  a ideia de poder arrumar a sua livralhada e lá fomos à Conforama em Gaia, à procura da estante. Por pouco dinheiro arranjámos exactamente o que queríamos, daquelas bibliotecas brancas que têm prateleira movíveis e que levam muitos livros e outras coisas no género.
Para conseguir tudo isto, tivémos depois de passar a tarde a despejar a estante antiga, que , embora pequena tinha mais e 50 livros e DVDs uns por cima dos outros. Uma vez vazia, passámo-la para o meu atelier, que ganhou nova personalidade. Amanhã virá a nova aquisição e ela já pode arrumar tudo como quer.

Há muito que queria arrumar as telas de um modo inteligente , assim como quadros e fotografias que me sobraram da exposição. Assim, com duas estantes, a que já tinha, e a outra nova, consegui arrumar tudo harmoniosamente.

Depois, numa ânsia de mudança radical, resolvi transformar a minha mesa de vidro grande - usada sempre como mera secretária - em mesa de pintura, despejei-a toda ( até a impressora lá estava), limpei-a com ajax e ficou linda. O vidro tem uma característica fantástica para pintar em acrílico, toda a tinta sai com um pano húmido, enquanto que a madeira fica toda manchada. A mesinha de madeira que usava para pintar nestes anos fica agora fechada em parte e serve apenas para apoio.
Num dos cantos tenho todos os folhetos , bilhetes e programas dos últimos espectáculo a que fui.
Gosto daquele album de recordações felizes.



Gosto do novo look deste espaço. Precisava mesmo de o mudar, está mais inspirador.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ainda a música, elo de união


Soube pelo blogue Valkírio que tinha sido atribuído o Prémio Calouste Gulbenkian 2012 à The West-Eastern Divan Orchestra

Fiz pesquisa no site da Gulbenkian, cuja newsletter recebo todos os meses, e transcrevo aqui a notícia  por me parecer relevante.


A orquestra criada em 1999 por Edward Said e Daniel Barenboim, que junta músicos israelitas, palestinianos e de outros países árabes, é a vencedora do Prémio Calouste Gulbenkian 2012 no valor de 250 mil euros.
O Prémio é atribuído a uma instituição ou a uma pessoa, portuguesa ou estrangeira, que se tenha distinguido pelo seu papel na defesa dos valores essenciais da condição humana e surge em substituição dos cinco prémios Gulbenkian atribuídos entre 2007 e 2011, nas áreas dos Direitos Humanos e Ambiente, da Arte, Ciência, Beneficência e Educação. Criados para assinalar o cinquentenário da Fundação, em 2006, os Prémios Gulbenkian distinguiram mais de três dezenas de pessoas e instituições ao longo de cinco anos.


Felizmente a música é universal, assim como o desporto, conseguindo reunir pessoas de todas as raças e origens num mesmo objectivo, ignorando os ódios e guerras ancestrais. Estive em Israel em 2000 e vi como a mistura entre árabes e judeus é absolutamente impossível de ignorar. A integração de todos é a única via possível, respeitando, embora, as idiossincrasias de cada povo e a sua religião.

A Música será sempre universal....e só deve servir para unir, nunca para dividir. Fica aqui um vídeo interessantíssimo sobre a orquestra em inglês, mas muito claro. Enjoy!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Recordações da infância

                                                                               Quando tinha 10 anos fui ao meu primeiro concerto no Coliseu dos Recreios, onde nunca entrara, a não ser para ver o Circo , evento habitual no Natal. O meu Avô trabalhava na Sociedade de Geografia - era secretário -geral - e levava-nos muitas vezes para lá com os nossos livrinhos para lermos enquanto ele tratava dos seus papeis. Ás vezes era um bocadinho aborrecido, mas aquele lugar tinha tudo a ver com o meu Avô e eu adorava-o.
 Por vezes , ele dizia que até se ouviam as "feras",  os leões e tigres do Circo, pois o Coliseu ficava colado à Sociedade de Geografia e o som atravessava as paredes.

Como ia dizendo, os meus pais levaram-me a mim e manas a ouvir o famoso Nathan Milstein, violinista, a tocar o Concerto para Violino , Opus 35, de Tchaikowsky. Tinha um Stradivarius.


A minha mãe ou o meu pai tinham-me chamado a atenção para a cadência, - solo no fim do primeiro movimento- em que o violino atinge uns agudos absolutamente incríveis, permitindo que o solista mostre a sua virtuosidade e técnica. Ouvi-o com atenção, no silêncio sepulcral da sala, e fiquei encantada com o violino, mal sabendo que o meu neto me viria um dia alegrar a alma, tocando este instrumento mágico. O meu Pai comprou, entretanto, o album vinil , tocado pelo Ruggiero Ricci, outro violinista excelente.

Estou neste momento a ouvir precisamente essa cadência num concerto transmitido pela Brava , de Estocolmo pela entrega dos Nobeis de 2010.


O concerto é sublime...impossível não se ficar rendido à Música e ao compositor, que compôs obras imorredoiras, de que conheço a maior parte.Joshua Bell, um dos mais famosos violinistas do nosso tempo é um artista fantástico.


O Coliseu dos Recreios passou a ser para mim um outro lugar na terra, naquele dia.

Dou-vos aqui um pedacinho desse concerto, que ficará para sempre no baú das minhas memórias de infância:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

On the sea of inspiration

Hoje recebi um convite para fazer uma exposição de pintura. Já há muito que não exponho nada , de modo que fiquei contente.
Tive há tempos uma de fotografia, mas não quero fazer mais nenhuma, dado que depois ficam aqui as fotos arrumadas na estante, sem grande proveito. Uma expo de pintura é sempre diferente e não se gasta tanto dinheiro, pois muitas telas  podem-se colocar tal qual na parede. Já estou a imaginar o que poderei exibir....mas até Junho tenho muito tempo para pintar outras coisas:)

A verdade é que o telefonema aguçou-me a inspiração. Peguei numa tela pequena e pintei este quadrinho numa hora. Gosto das cores e do tema. Não é nada de especial....mas a água atrai-me.

 
Junto o video dos Beach House, uma música que embala ao som das ondas...


South Riding

Acabei de ver a série que o meu amigo Mário em boa hora me recomendou. É passada no Yorkshire, mas na costa leste, junto ao Mar do Norte.

Uma maravilha. Mais uma.
Um história tão triste, mas tão repleta de solidariedade simultaneamente, comoveu-me profundamente.
O ânimo da nova directora da escola, cheia de entusiasmo e novas ideias no seu início de mandato, contrastando com o seu desgosto e quase renúncia após anos de luta contra as injustiças sociais.
Pelo meio o romance - sempre condenado e impossível - que nos impele a "torcer" pelo happy end que nunca chega.
As séries e filmes ingleses não têm happy-ends, estou-me a lembrar de vários em que os desajustes e o drama levam a fins terríveis, mas tudo isto surge naturalmente, com os sentimentos expressos nos olhares, nos gestos, mais do que nas palavras.
Actores brilhantes...como já dissémos. Miudas de 12-13 anos duma naturalidade palpável....comparemo-las com as barbies de 2ª apanha que nos dão todos os dias os Morangos com Açucar, a novela mais confrangedora para adolescentes que jamais vi.

Bendita BBC, ITV e outros...e bendita a hora em que aprendi inglês ... graças aos meus pais.

domingo, 22 de julho de 2012

Árvores expressionistas


de vez em quando dá-me para isto...virar tudo do avesso....

Bom Domingo!

Passos perdidos

Os meus passos perdidos vão sempre dar ao mesmo local, o botanico, onde encontro sempre motivos para relaxar a alma e respirar a fundo.
Ontem fui com a minha filha, lanchámos no café japonês, e passeámos até ao fundo, onde um enorme muro de arame separa o jardim da VCI...uma longa fila de carros esperava num engarrafamento!





O jardim está um pouco seco, mas as árvores cheias de folhas , frutos e flores, o que alegra qualquer um. Tirei fotos diferentes....



Á tardinha, olhando pela janela do meu quarto, o sol estava quase a por-se e iluminava as árvores que ladeiam o pátio, num tom  que parecia a patine dum retábulo de talha dourada. Fui buscar a máquina e tirei mais umas fotos. É bom ter esta vista da minha casa.