quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Christmas cards

Já lá vai o tempo em que as pessoas comunicavam no Natal através dos correios tradicionais e de forma mais cuidada.Ainda me lembro das horas que os meus pais passavam sentados na mes da sala de jantar a escrever a todos os seus amigos estrangeiros e de irmos ao correio na véspera de Natal.
Hoje contam-se pelos dedos os cartões de BF que recebo todos os anos e muitos deles são de bancos, lojas ou editoras, sem grande significado, nem texto, muitas vezes quase só publicidade.


Hoje recebi um que me comoveu especialmente porque veio da Alemanha duma amiga que foi professora dos meus três filhos no Colégio Alemão e com quem trabalhei em projectos Comenius mais tarde, e que ainda se dá ao trabalho de comprar um cartão bonito, escrevê-lo em Português que ela não domina, pois só viveu cá cinco anos, e trazer-me um sorriso que os anos não a fazem perder. Fiquei comovida e puz o cartão em lugar de destaque, num passepartout que trouxe de Leeds e que coloco sempre em cima da lareira, como podem ver.

Entretanto tenho recebido múltiplos emails a responder ao convite que enviei para a expo de fotografia, receio que o Vivacidade não tenha espaço para tantos amigos meus...alguns são umas sumidades do Woophy, que tiram fotos espectaculares, muito melhores que eu alguma vez ousarei tirar.

É bom sentir o calor dos outros nesta época de Natal.

Christmas cards

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O presépio

Fiz ontem o meu presépio, antes de a minha filha chegar de Leeds. Queria ter tudo lindo para ela ter uma surpresa ao entrar na sala ( de olhos fechados). Os meus filhos ainda gostam destas coisas e enquanto eu puder, sei que vale mais do que as prendas que eventualmente lhes dou.

Há quase 40 anos que é assim, sou sempre eu que enfeito a casa e se não a tinha enfeitava a dos outros, como aconteceu quando andei pela província. Muito me custa estar numa casa vazia de natal...nisso sou completamente infantil, adoro o ambiente, o cheiro das velas, a caruma e as pinhas que ainda hoje fui apanhar ao botânico e que estão cheias de resina. Dantes até tinha sempre um pinheiro a sério, mas ja há dois anos que faço a árvore com um artificial e o efeito não é menos bonito. Nunca gasto dinheiro em enfeites, apanho folhas, pedrinhas, ramos de pinheiro aqui da rua e com algumas folhas de cameleira, armo o local onde vou pousar o estábulo e as figurinhas antigas, que comprei quando vim para o Porto há 32 anos. Sóo musgo é que é comprado e vem bem fresquinho ainda verde a cheirar a montes.

Também gosto de pequenos bibelots, anjinhos, pais natais, bonequinhos comprados nos bazares do Colégio Alemão ou do Clube inglês, feitos à mão.

Visto-me de vermelho, oiço Christmas Carols e sinto o Natal a sério. Boas Festas!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Expo: Jogos de Luz

Hoje fui buscar as 30 fotografias que mandei imprimir e encaixilhar para a minha primeira exposição de fotografia.
Tinha duvidas em aceitar esta proposta do Vivacidade. Mas depois de as ver, penso que não me envergonham:)

Comecei a tirar fotografias com uma máquina que podem ver aqui. O meu Pai ofereceu-ma e durante anos tirei fotos 6x6
a cores e a preto e branco, colocando as fotos em albuns. Os meus filhos adoram folheá-los e verem as suas poses desde que nasceram até à adolescência. É claro que, a certa altura, comprei uma máquina mais prática, uma Olympus, que já tirava rolos maiores e fotos 10x15. Usei-a muitos anos porque não tinha dinheiro para comprar uma melhor.
Nos anos 90, um fotógrafo da Porto editora propôs-me a compra duma Canon EOS-50. Foi a minha coqueluche. Adorava esta máquina e como viajava bastante, as melhores fotos que tenho foram tiradas nos Alpes, em Munique, em Veneza,
onde passei dois dias maravilhosos, em NY.
Também viajei para terras exóticas como a Tunísia, Egipto, Israel, Petra, etc., e fiz albuns que me fazem recordar esses locais como nenhum outro documentário. Nem todas essas fotos estão digitalizadas. Para melhorar ainda mais a minha performance, comprei uma teleobjectiva que alcançava uma distância excelente e podia tirar fotos de muito longe.
Já nos anos 2000 comprei então uma Canon digital, pequena, com a qual tirei fotos excelentes, muitas delas estão ainda no portfolio do Woophy e é facil para mim ir á buscá-las. Tenho mais de 1500 fotos nesse maravilhoso site.
Há dois anos, enamorei-me pela Leica digital, que é um pouco melhor do que a Canon. Considero-a um dos meus bens mais preciosos e faço experiências múltiplas com ela. Tem uma definição extraordinária. Esta exposição é um exemplo disso. A colagem
acima consta do convite.
Estou feliz. Mas mais estarei no dia 5 de Janeiro quando vir as minhas fotografias. expostas e os meus filhos e netos a fazer música para mim.