sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um sonho tornado realidade

Falei-vos há tempos dum livrinho que o meu irmão mais novo queria mandar fazer. Nele incluiria alguns quadros meus e poemas ou textos dele sobre o tema MAR.

O meu irmão é pior que eu quando tem uma ideia. Meu dito, meu feito.

Já cá tenho o livro, mandado fazer na Fotosport, como se dum album de fotos se
tratasse. O aspecto é o de um livro, as páginas são em papel couché, suave ao tacto, a capa azul escura muito bonita, as letras bem escolhidas, os poemas lindíssimos.
As fotos dos quadros foram todas tiradas por mim e talvez merecessem melhor tratamento, algumas estão um pouco ampliadas demais e daí a desfocagem, outras talvez mal combinadas ( na minha opinião e sou muito exigente em matéria de fotografia), mas duma maneira geral é um livro
que me dá orgulho, sobretudo porque é dos dois, com criação mútua e expressando grande amor fraternal.

Ainda tenho de o folhear melhor....e habituar-me à ideia de que as fotos não são pinturas...quanto aos poemas, eles falam por si, transparentes, simples e sentidos como os olhos cor de mar do meu Irmão.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hoje chove

E estranhamente o mundo silenciou nas ruas do Porto. Parece que se abateu sobre os transeuntes uma peste qualquer que os impede de falar alto - comme d'habitude - rir, andar despreocupadamente. Só se vêem semblantes carrancudos por baixo dos guarda-chuvas, como se a chuva fosse tóxica ou estivesse carregada de maus presságios. O contraste com a mente soalheira e até chocarreira dos dias anteriores é total. No café, a conversa é sempre a mesma:" O Real não vai lá ... coitado do Mourinho!" Coitado, porquê?

No shopping onde fica o meu cabeleireiro perguntaram-me : "Está a chover???" quando me viram encharcada ( não levara nada para me proteger, nem sequer carapuça ) e depois de ouvirem a confirmação, responderam : "Que seca!" ( o contrasenso mais completo que conheço na nossa língua).

Andei pela lojinhas do shopping, Bulhosa, Carlin papelaria, PRT, etc., mas só comprei uma bisnaga de acrílico, carvão para desenhar e papel vegetal...e um chapéu de chuva minúsculo, mas bonitinho, que fica bem com o meu kispo. Olhei para o meu reflexo na montra e estava engraçada, com o cabelo bem mais curto, botas de estivador, calças metidas nas ditas cujas e um ar diferente. Um ar britânico. Só me faltavam aqueles plásticos de pôr na cabeça que as velhotas usavam dantes.
Bendita chuva...as plantas agradecem e eu tb, quanto mais não seja para mudar de visual....

Ontem pintei este aguarélico ( aguarela+acrílico): Não está nada de especial mas rima bem com a outra do mesmo tamanho. Foi inspirada por uma foto duma revista francesa sobre La Camargue.


Parece que já adivinhava que ia chover....

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mosaicos de tela

Já há uns tempos que ando a fazer mosaios de tela, ou seja, pinturas quadradas do tamanho dum mosaico, a que o meu Amigo Paulo chama decorativo. E é.




Colocadas na parede, mesmo um pouco tortos :), ficam bonitos.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Sonho em tons de pastel

Hoje tive pela primeira vez a imagem completa dum quadro na cabeça antes de me sentar para pintar. Ia ser tipo aguarela, em tons muito ténues, uma paisagem a perder de vista, verde e amarelada, com árvores tão pequenas que mal se distinguiriam no horizonte. O céu plúmbeo, mas suave.

Foi isto que eu "sonhei":

E música dos Radiohead, cuja letra é um libelo contra a cidade, a tensão e a vida em geral, o contraste perfeito desta paisagem.

Mudança de visual

Ando numa fase criativa....tenho desejo de mudar, de experimentar e de ver; a fotografia ou a pintura satisfazem-me nessa procura.
Mudei de novo o cabeçalho do blogue, colocando a fotografia dum quadro que fiz há meses e que me encanta pois tem qualquer coisa de ilustração para livro infantil e cores muito apelativas.
Para já ficamos com o mar e no mar. Com muita COR e MOVIMENTO.