sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Bom fim de semana




Este fim de semana vou estar sem PC, este vai para a revisão, pois anda muito lento e com alguns problemas de virus. Tenho-o cheio de fotos e música, espero que nada disso desapareça. Felizmente o que está na net nunca desaparece, de modo que até é bom publicarmos as fotos no Woophy e nos blogues. Temos a certeza de que não vão desaparecer totalmente do mapa.

Ontem tirei umas fotos do carro, depois de ir ao atelier. Estava uma tarde linda e a Igreja da Lapa - onde se casou o meu filho - erguia-se majestosa em contra-luz. Vai aqui uma das fotos que tirei, a desejar-vos um óptimo fim de semana. A quem pertence à UTOPIA, vai aqui um abraço e os desejos de que o encontro de amanhã e respectivas expos sejam um sucesso.

Até 2ª!!

Novos trabalhos



Enquanto os quadros para a expo do Xacobeo foram para emoldurar tivémos duas aulas na Utopia , em que resolvi voltar ao pastel ( de óleo),usando os maravilhosos Sennelier que o meu filho me ofereceu no Natal. É um material dúctil que adoro. Enquanto pinto, descanso e distraio-me. O Acrílico exige muito mais domínio do pincel e das misturas de cores. O pastel não. É a mão e as cores estão lá é só aplicá-las e misturá-las sobrepondo-as. Até o meu neto já sabe que para pintar pastel tem de se usar umas cores por cima das outras, de modo a criar aquela sensação de tinta. Adoro finalizar e ver as cores realçadas e tão apelativas. Não é preciso secar ....ou seja, esperar que sequem. Tem a desvantagem de se sujar os dedos todos e depois de custar a sair, mas não é preciso limpar pinceis, nem deitar água fora, nem limpar mais nada...
Fiz dois quadros em tamanhos pequenos 30x40, que ficaram bonitos para meu gosto.Resolvi pô-los aqui hoje pois amanhã o meu PC vai à revisão e só vem na 2ª feira. Oxalá não desapareçam estas preciosidades que aqui tenho em folders.

Cliquem nas imagens para ver em detalhe!


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ainda o Caminho de Santiago e o Xacobeo 2010



Como tinha escrito numa entrada anterior, a nossa Escola entrou num intercâmbio com estudantes de pintura de O Grove - Galiza. No dia 9 realiza-se o passeio dos pintores galegos ao Porto, como já foi anunciado, com vários eventos memoráveis. Um deles será a inauguração da exposição de quadros relativos ao tema " Os Caminhos de Santiago", exposição itinerante que percorrerá várias cidades de Portugal e Galiza até culminar em Santiago de Compostela, em Dezembro deste ano.

Muitos alunos da Escola quiseram colaborar e são 15 os quadros que vão estar expostos. Hoje fotografei quatro deles - em más condições-, visto que não estavam suspensos, apenas encostados e a luz não era a melhor. Ponho-os aqui para terem uma ideia do trabalho interessante que esta actividade constituiu. Depois do dia 9, conto poder fotografar mais exemplos, todos eles diferentes, uns mais figurativos, outros mais abstractos, mas todos eles inspiradores dum sentimento comum de respeito pelos peregrinos que encetam estas caminhadas, em busca de paz, com grande sacrifício e dispostos a encontrarem-se consigo próprios.







Não coloco os nomes das colegas que fizeram estes quadros porque não sei o seu nome completo. O meu é o último, talvez o menos bom, dada a minha falta de experiência ainda neste campo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ribatejo



Ontem fui a Lisboa de comboio. Saí pelas 7.45 e voltei pelas 19.09. Foram 12 horas na capital ou no caminho. Estar lá não foi muito divertido, dadas as circunstâncias: consulta dentária complicada - mas aproveitei para tirar umas fotos giras do comboio e da Clínica, do 13º andar num prédio moderno nas avenidas novas ao pé do Hospital de Santa Maria.
Tantas vezes fui a esse hospital ter com o meu Pai, depois das aulas na FLUL, que me parece ser a casa de alguém conhecido. Vê-lo todo assim do "ar" é espantoso. Tantas histórias da família que este estabelecimento encerra, dava para escrever muitos livros.

Vão aqui fotos das cheias no Ribatejo