quinta-feira, 3 de março de 2011

Back to Porto



Ainda estou um pouco atordoada com a vinda para casa.
É sempre bom chegar. Mas leva algum tempo a adaptar, sobretudo quando se esteve num mundo diferente...como comprovei nestes dias...por poucos que eles sejam.

Tudo é diferente a começar pela a viagem , pelos meios de transporte.
Os aviões da Ryanair são maus, mas por aquele preço não se pode esperar melhor e apesar de tudo dá jeito não haver lugares marcados e podermos fazer tudo pela net. O ambiente não é nada formal...
Os comboios ingleses são simplesmente fantásticos. Caros, talvez. Mas há-os de todo o lado para todo o sítio:).
Chega-se a uma estação e dai a 15 m há um comboio para o local que nós queremos...não sei como é que eles adivinham. De Leeds para York, que são cidades universitárias como Coimbra ou Aveiro há comboios de 5 em 5 minutos, esplendidos, confortáveis, com lugar, pessoas simpáticas qu nos ajudam a por as malas nas redes, sorriem, oferecem os jornais, enfim, não há comparação com a bruteza da maior parte dos utentes dos comboios em Portugal.
Para lá apanhei uma viagem de filme...cenários quase de estúdio e fui o tempo todo a tirar fotos. Ponho aqui só algumas. Seja inverno, seja verão, a paisagem é sempre tão bela e repousante...os céus nunca são azuis e uniformes como cá, mudam constantemente e tomam as tonalidades das nuvens altas e baixas, cheias de água... até vi um arco-íris enorme , mas do comboio não consegui grande foto.
As cidadeszinhas por onde se passa lembram-me ilustrações dos meus livros de criança.