terça-feira, 24 de maio de 2011

DEAD CAN DANCE - Os mortos dançam

E os vivos também.

Esta banda encantou-me há uns anos atrás....andava viciada, ouvia-os a toda a hora, tenho todos os CDs que a editora publicou deles, antes de fechar portas. A vocalista principal Lisa Gerrard ainda gravou alguns albuns individuais, que também possuo, música de filmes como Gladiator.

Os Dead Can Dance formaram-se em Melbourne, na Austrália, em 1981, mas pouco tempo depois mudam-se para Londres. Nesta cidade, o grupo assina um contrato com a 4AD, uma editora dedicada à música alternativa.
O sucesso da banda, logo os consagra como uma das mais importantes desta editora.
O género musical da banda caracteriza-se por um conjunto de estilos, destacando-se o darkwave, com fusão de world music, música medieval e da Renascença europeia.
Em 1984, lançam o primeiro álbum, Dead Can Dance e, no mesmo ano, trabalham conjuntamente com os This Mortal Coil, na música "It'll End In Tears". No ano seguinte lançam o segundo álbum Spleen and Ideal, que atinge o #2 na tabela independente do Reino Unido. O quarto álbum, The Serpent's Egg, é editado em 1988, e escrevem a banda sonora do filme El Nino de la Luna, de Agustin Villarongas, onde Lisa faz a sua estreia como actriz.
Em 1990, lançam Aion, e fazem a sua primeira turnê nos EUA. O álbum de 1993, Into the Labyrinth, é o primeiro álbum da banda a ser editado nos EUA, tornando-se um sucesso, também, na Europa. Na sequência, o grupo realiza nova turnê pelos EUA e Europa, gravando-a em Toward the Within, de 1994. Paralelamente, Lisa Gerrard grava o seu primeiro álbum a solo em 1995, The Mirror Pool.
Com o passar dos anos Lisa Gerrard mudou-se para a Austrália, a sua terra natal e Brendan Perry para a Irlanda. Apesar da distância continuavam a trabalhar em conjunto até à separação da banda em 1998.


Os Dead Can Dance separam-se então em 1998, sendo que ainda hoje não se sabe quais as verdadeiras razões que levaram a este fim. Contudo tanto Lisa Gerrard como Brendan Perry continuam a produzir música a solo tendo já editado vários álbuns a solo e inúmeras participações em bandas sonoras de diversos filmes.

O grupo voltou a reunir-se temporariamente em 2005 para uma tour pela Europa e América do Norte como forma de tributo aos fãs. Em maio de 2011, Brendan Perry anunciou que se reuniu com Lisa Gerrard e lançarão um novo álbum de estúdio em 2012, com uma tour pela Europa, América do Norte e América Latina no final do ano.


A música dos Dead Can Dance é música etérea, algumas letras são em línguas africanas, que não compreendemos , mas que soam maravilhosas ao nossos ouvidos. Já há muito que os não ouvia, mas uma referencia do meu filho no Facebook a esta fantástica banda fez renascer a paixão por este tipo de música alternativa, que penso todos deveríamos ouvir e apreciar.

Aqui ficam duas das canções mais emblemáticas de Lisa Gerrard: