terça-feira, 5 de julho de 2011

Fotógrafos: César Augusto


Quando se passeia pela net, sobretudo nas redes sociais, mas também pelos blogues, que são um mundo infindável, descobrem-se sites fascinantes, surpreendentes mesmo. Uma amiga minha colocou umas fotos dum edifício do Porto, chamado DKW, em Sá da Bandeira. As fotos dela eram belas, a preto e branco. Curiosa, procurei o nome do arquitecto que o concebeu, Arménio Losa,já falecido, com obra muito conhecida no Porto e não só. Fiz então uma pesquisa sobre os edifícios em questão , descobrindo quem os fotografou e até já expôs as suas fotos na Cadeia da Relação.
Muitas delas estão num dossier fabuloso do Flickr., um site de fotografia muito popular do Yahoo, sob o nome de César Augusto Mainstream.Contém 1774 fotos excelentes.

http://www.flickr.com/photos/poesia/with/5777728341/
Infelizmente, or razões de copyright, não dá para gravar, de modo que só posso colocar aqui umas pequenas, mesmo citando a autoria. O mais interessante neste album é que o fotógrafo apresenta cada uma das suas fotos ( só da Casa da Música são 170) com um poema, pensamento, citaçao ou texto a propósito, o que enriquece muitíssimo o espólio.

Todos os dias esta net é uma caixinha de surpresas. Também possibilita a cópia, ou seja, há amadores que vão aos edifícios, ruas, locais e tiram fotos iguais às que viram ( nunca conseguem a mesma perspectiva) e depois colocam-nas no FB, como grandes realizações pessoais. É triste e há que estar atento a estas " pequenas ou grandes fraudes". Gosto de aprender com grandes artistas, mas nunca me passaria pela cabeça copiar uma obra exactamente como o original e declará-la minha.