sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

À procura de Nemo - Finding Nemo



Esta mensagem é especialmente dedicada ao meu neto mais velho que sempre adorou este filme, assim como o seu Pai, que o viu vezes sem conta. Ao folhear o site da National Geographic do Brasil encontrei um artigo muito interessante sobre os peixes palhaços , que serviram de modelo ao fascinante Nemo. Perdendo Nemo a sua mãe no mar e ficando aprisionado num aquário, o Pai, Marlin, tenta tudo para o encontrar. Os desenhos da Pixar são fantásticos, como podem ver no trailer do filme abaixo.

Ao decidir fazer um filme de animação infantil ambientado no mar e fiel às "verdadeiras leis da natureza", Andrew Stanton tratou de procurar o peixe perfeito para ser seu personagem principal. Vasculhando livros de fotos da vida marinha, ele bateu os olhos numa imagem de dois peixes espiando de dentro de uma anêmona. "Fiquei impressionado", conta ele. "Não fazia a menor ideia de que tipo de peixe eram eles, mas não conseguia tirar os olhos deles." A imagem dos peixes em seu esconderijo natural captava com perfeição o mistério dos oceanos que ele desejava retratar. "E, já que o objetivo era entretenimento, o fato de serem chamados de peixes-palhaço não podia ser melhor! Quer coisa mais simpática do que esses peixinhos brincando de esconde-esconde com você?"

Assim nasceu uma estrela. Procurando Nemo, o filme da Pixar que Stanton escreveu e dirigiu, ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2003 e continua a ter um dos maiores faturamentos do cinema, com receitas que já superaram os 850 milhões de dólares. Nemo, um peixe-palhaço da espécie Amphiprion percula, apresentou às crianças do mundo um fabuloso sistema tropical: os recifes de coral e seus habitantes.

O peixe-palhaço deve seu nome às cores chamativas de seu corpo, em geral divididas por nítidas linhas brancas ou pretas, como a maquiagem de um palhaço de circo. Ver o dardejante vaivém de peixes-palhaço na touceira de tentáculos de uma anêmona é como ver borboletas esvoaçando em torno de um arbusto florido num prado arejado pela brisa: fascinante.

National Geographic Brasil