segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ainda o Natal



Floresta azul - acrílico s/tela - Novembro 2009


Já acabou o Natal, mas a tarefa das prendas continua...a família é enorme, portanto, só se trocam prendas a 9 de Janeiro, quando conseguimos reunir-nos todos num hotel em Coimbra. Parte da família segue de Lisboa, a minha vai do Norte e a restante vive em Coimbra, de modo que não tem de se deslocar muito e oferece casa a quem quiser pernoitar.
É engraçado encontrarmo-nos todos num dia, numa sala que nada nos diz, a não ser pelo facto de já ter sido palco de mais almoços como este e de ter as mesas postas com gosto para que todos possamos estar juntos.
Ao todo são 28 crianças da 3ª geraçao ( não confundir com os telemóveis....estes são mais versáteis e variados), 21 da 2ª geração, já mais aburguesados (!!) dos 6 aos 43 anos e por fim os "velhinhos" da 1ª geração serão uns dez, já todos acima dos 50, mas still alive and kicking ( ainda que a artrose já nos apoquente!!). Pena não termos já ninguém da 1ª geração - os nossos pais - embora eles estejam bem vivos no nosso coração e não haja dia em que não nos lembremos deles.
Nestes dias, deixamos as coisas um pouco ao improviso, se calhar, faremos um pequeno interlúdio com música, cantorias, teatrinhos, concursos ou prendas surpresa!! Mas nada vai muito preparado e nem sempre é possível com tantos meninos organizar as actividades. O que interessa é estarmos juntos.
Há pessoas da família que só vejo neste dia do ano, mas o tempo passa tão depressa, a net liga-nos a todos por meio dum blogue familiar e outros individuais, vamos sabendo as notícias quase em cima da hora. Todos os anos nascem novos membros, o último foi um rapazinho, há uns 15 dias...um Menino Jesus, que vai fazer as nossas delícias desta vez.

É impossível comprar prendas para todos, muito menos fazê-las, de modo que, este ano, resolvi dar vários dos meus quadros - muitos deles já feitos há mais de um ano - para que fiquem na família. No ano passado fiz um calendário com doze pinturas minhas e foi uma surpresa porque muitos deles nem sabiam que eu pintava. Vou dar sobretudo os que gosto mais e tb aqueles que eles mais apreciam.

Entretanto fui-os retocando e aperfeiçoando - vantagem do acrílico, pode-se sempre pintar por cima ou desmanchar o que se fez.

É bom continuar o Natal durante mais uns dias...