terça-feira, 29 de junho de 2010
Férias...só cá dentro
Foto do "Figaro" de 29.06
Transcrevo um artigo do PUBLICO ONLINE de hoje.
Impressionou-me pelo facto de Portugal ficar na cauda dos países europeus em relação a idas ao estrangeiro nas férias. Não sou daquelas pessoas que acham "obrigatório" sair do país em lazer e fazê-lo de qualquer maneira - ou mesmo sair dentro do país - mas que aliam as viagens a relaxamento e liberdade, conhecimento do mundo, alteração de comportamentos atávicos e alargamento de horizontes, necessários nos tempos de hoje. Portugal é um grão de areia numa praia imensa.
O documento elaborado pela consultora de mercado GfK, feito em parceria com o Wall Street Journal, indica que 66 por cento dos portugueses não vão sair de casa nas férias, tal como os húngaros, búlgaros, polacos e romenos. Pelo contrário, suecos, holandeses e belgas pretendem gastar mais nas férias e apenas 25 por cento ficam em casa.
Portugal é um dos países onde menos se gasta em período de lazer, já que dois terços dos portugueses não pretendem fazer despesas, 17 por cento vão gastar até 500 euros e apenas sete por cento mais de mil euros.
Porto Santo, 2005
Dos portugueses menos afectados pela crise e que planeiam passar férias fora de casa, 49 por cento apenas o vai fazer por um período máximo de uma semana e 23 por cento por 15 dias, segundo o estudo, a que a agência Lusa teve acesso. Um valor consideravelmente inferior ao da média dos europeus, já que 31 por cento pretendem gozar 15 dias de férias fora de casa.
PUBLICO - 29 de Junho
Madeira. 2005
Depois de ter passado dez dias maravilhosos de férias, sinto-me privilegiada e agradecida por ter a sorte de poder sair de casa, mesmo cá dentro....e não só.