quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Evolução de Darwin

Finalmente a Casa Andresen e o Jardim Botânico vão abrir ao público no dia 1 de Fevereiro para a Inauguração da Exposição sobre as Teorias e a personalidade de Darwin.


Vai aqui um excerto da notícia que só não me enche de alegria por pensar que a Casa Andresen já não é aquela que eu via da minha varanda, foi completamente transformada e Sophia não a reconheceria....

O momento inaugural das celebrações do Centenário da Universidade do Porto vai coincidir com uma viagem única ao encontro de um dos mais importantes e intemporais nomes da Ciência. Assim se lança “A Evolução de Darwin”, título da exposição que estará patente, de 1 de Fevereiro a 17 de Julho de 2011, nos espaços do Jardim Botânico do Porto.
Projectando-se no espaço renovado da Casa Andresen, esta mostra ambiciosa dará a conhecer a vida e obra de Charles Darwin - incluindo a sua viagem à volta do mundo a bordo do HMS Beagle e as evidências que o levaram a postular a revolucionária teoria da evolução das espécies – através da reunião inédita de um conjunto de acervos provenientes da Universidade e de várias outras instituições nacionais e internacionais. O Museu de História Natural da U.Porto, o Museu Nacional de História Natural, o American Museum of Natural History, o Real Jardín Botánico de Madrid ou o Museé de Histoire Naturelle de Paris são apenas algumas das entidades que contribuem para um espólio que tem como foco central o acervo cedido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Em termos de estrutura, “A Evolução de Darwin” conta-se através de diferentes módulos temáticos nos quais se propõe muito mais do que uma biografia de Darwin. Começando por conhecer o mundo ”Antes de Darwin”, o visitante terá a oportunidade de reviver a “Viagem do Beagle” que inspirou a teoria sobre a Evolução por Selecção Natural, tida como uma das mais importantes conquistas da história da ciência. De “regresso” a Londres, poder-se-á acompanhar o debate gerado junto da comunidade científica pelo lançamento de “A Origem das Espécies" (1859), ponto central de um legado que se projecta até à actualidade. Por fim, haverá ainda tempo para conhecer a ligação de Darwin a Portugal, recordada através da primeira edição da tradução portuguesa de “A Origem das Espécies” pela portuense livraria “Lello”.
De modo a evidenciar a importância científica de Darwin e o seu contributo para a expansão do conhecimento evolução e biodiversidade, a mostra inclui ainda uma área de animais vivos nas estufas do Jardim Botânico. Entrando num universo povoado por tartarugas, suricatas, pombos, araras, macacos entre outros animais, o visitante poderá conhecer diferentes exemplos de selecção natural apresentados por Darwin.
Comissariada por José Feijó (U.Lisboa/Fundação Gulbenkian) e Nuno Ferrand (Universidade do Porto), a exposição “A evolução de Darwin” estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e ao fim-de-semana das 10 às 19 horas. O preço de entrada é de 4 euros (adultos) estando previsto descontos para vários grupos. Está ainda prevista a realização de visitas guiadas destinadas às Escolas e ao Público em geral.