terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os Dales

Ontem comecei a fazer um quadrinho inspirado por uma foto dos Dales, região no norte da Inglaterra, onde se desenrolava a célebre série da ITV "Veterinário de Província" baseada nos livros de James Herriot, sendo ele próprio o retratado.
Quando fui a York pela primeira vez em 1993, fiquei encantada com as lojas de artigos típicos da região, casacos de lã feitos à mão, camisolas de tweed, casacos castanhos de fazenda grossa, chapéus, cachecois, tudo a lembrar a série. Trouxe para o meu ex- um casaco que ele usou durante anos e que morreu de velho, depois de levar cotoveleiras e ser cosido várias vezes.
Toda aquela região dos Dales é verde, dum verde amarelado mais ou menos discreto conforme lhe dá o sol ou passam nuvens. Salpicados na paisagem vêem-se rebanhos minúsculos que quase parecem malmequeres brancos de tão pequeninos na imensidão verde. É uma região lindíssima, que inspira paz e serenidade, cheia de pubs, quintas com cercas baixinhas com portões, por onde se pode passar livremente. A minha filha mora a uma hora deste paraíso, só é pena nenhuma de nós conduzir, temos de ir de comboio ou de camioneta para ver os locais.
Hoje acabei o quadrinho há pouco. Está a secar...faz-me bem olhar para ele.