quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Morreu Malangatana



Nos anos 70 dei-me muito bem com uma colega do meu liceu, dávamos aulas as mesmas turmas - ela ensinava Geografia, eu Inglês e Alemão - vivíamos a 5 minutos uma da outra, eu recém casada, ela já com um filho de 18 anos, fomos companhia agradável durante dois anos. Adorava ir a casa dela, tinha uma decoração muito africana e gira, pois viera de Moçambique e era lá que tinha as suas raízes. Lembro-me de quadros do Malangatana, pintor moçambicano, que faleceu hoje aos 74 anos no Hospital de Matosinhos. Não sabia que ele vivia no Porto, nunca mais ouvira falar dele.

Lembro-me que os quadros eram cheios de figuras, pessoas, vultos, cabeças, corpos, sombras, negros e cor muita cor. As pinturas eram únicas e a cor lembrava aqueles tecidos que as senhoras traziam de lá nas suas visitas às colónias.
Os quadros enchiam as paredes da sala da minha amiga. Eram originais e tinham-lhe sido oferecidas pelo autor.
Penso que foi um dos maiores pintores desse país, tendo algum relevo, mesmo no tempo de Salazar. Apoiando a Frelimo, acabou por ser preso durante ano e meio pela PIDE.

Fica aqui a minha homenagem ao grande pintor africano.