terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O presépio

Fiz ontem o meu presépio, antes de a minha filha chegar de Leeds. Queria ter tudo lindo para ela ter uma surpresa ao entrar na sala ( de olhos fechados). Os meus filhos ainda gostam destas coisas e enquanto eu puder, sei que vale mais do que as prendas que eventualmente lhes dou.

Há quase 40 anos que é assim, sou sempre eu que enfeito a casa e se não a tinha enfeitava a dos outros, como aconteceu quando andei pela província. Muito me custa estar numa casa vazia de natal...nisso sou completamente infantil, adoro o ambiente, o cheiro das velas, a caruma e as pinhas que ainda hoje fui apanhar ao botânico e que estão cheias de resina. Dantes até tinha sempre um pinheiro a sério, mas ja há dois anos que faço a árvore com um artificial e o efeito não é menos bonito. Nunca gasto dinheiro em enfeites, apanho folhas, pedrinhas, ramos de pinheiro aqui da rua e com algumas folhas de cameleira, armo o local onde vou pousar o estábulo e as figurinhas antigas, que comprei quando vim para o Porto há 32 anos. Sóo musgo é que é comprado e vem bem fresquinho ainda verde a cheirar a montes.

Também gosto de pequenos bibelots, anjinhos, pais natais, bonequinhos comprados nos bazares do Colégio Alemão ou do Clube inglês, feitos à mão.

Visto-me de vermelho, oiço Christmas Carols e sinto o Natal a sério. Boas Festas!