segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

And the Oscar goes to...

Sempre gostei de ver a cerimónia dos Óscars da Academia de Hollywod. Não por questão de glamour ou moda, mas porque gosto de cinema a sério, gosto de ver pequenos excertos de filmes, os actores ao vivo (por assim dizer), os números extras,
as memórias dos que já partiram, depoimentos dos mais novos e a entrega das estatuetas, mesmo que nem sempre correspondam às minhas expectativas.Alem disso,
penso que a cerimónia é parte importante da cultura americana, que sempre me fascinou, independentemente das suas decisões políticas.

Durante anos assistia a metade do show - a minha filha via tudo - e ia para a cama deixando a gravar a cerimónia. Tinha aulas cedo. Depois deixei de ter aulas à 2ª feira pelo facto de ser orientadora de estágio e passei a ver tudo,
embora gravasse na mesma a CNN. No dia seguinte, levava a cassete de vídeo para a aula e fazia uma surpresa aos meus alunos, que ficavam felizes, quando viam os pormenores falado em inglês sem legendas. Era, em geral, uma das aulas mais produtivas em termos de vocabulário, os alunos tinham uma ficha de trabalho que preenchiam com informação que obtinham no vídeo. Felizmente, nesse tempo, o cinema era um hobby de muitos alunos, conheciam os actores e não estavam tão envolvidos na cultura portuguesa como agora. Preferiam filmes americanos a telenovelas brasileiras e isso era excelente para aprender inglês.

Há filmes excepcionais que passam no cinema sem terem grande êxito, eu achava que os professores tinham obrigação de informar os alunos e mesmo de ir com eles ver certos filmes. Fi-lo múltiplas vezes com sucesso, às vezes na primeira semana de aulas para criar um ambiente de amizade com os alunos. Lembro-me de um filme a que levei alunos do 12º ano Goodbye Lenine outro onde fui com os do 9º ano Nightmare Before Christmas. Nunca me arrependi de os levar.