quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A cidade em Agosto

Parece adormecida.

Passam pessoas cansadas, sentam-se nas paragens de autocarro, deixam cair os sacos - ou as sacas, como aqui se diz - os olhos no vago, como se tanto lhes fizesse estarem ali como acolá, o que interessa é que o tempo passe depressa.
Ás vezes conversam, falam dos médicos, das consultas, das esperas, da demora, da escola dos netos, do desemprego.
Suspiram muito e lembram-se do antigamente, quando começavam a trabalhar aos 12 anos com a 4ª classe acabada. Eles têm as mãos calejadas de quem já trabalhou muito, elas os olhos baços. Alguns ainda trabalham para que os filhos e netos tenham melhor vida...

Fazem-me pena os velhos desta cidade. Não riem, nem ocasionalmente, não dizem graças, não são felizes nem um bocadinho. Se as queixas fossem ouro ,  seriam todos ricos.

Nas lojas só há um empregado, o outro foi de férias. Levam séculos a atender e conversam de tudo quanto há com os clientes, mesmo tendo outros à espera. Enervo-me de esperar e saio sem comprar o que queria. Não tenho pressa nenhuma, mas paciência ainda menos.

Volto à Leitura, os mesmos livros de sempre...O de Miguel Sousa Tavares no top. Será que o livro tem algum interesse? Nunca o folheei, não me interessou. Já sei que Portugal não vai acabar aqui, não é preciso ser ele a dizer-mo.
Ao menos no cabeleireiro onde só vou de mês a mês, fazem-me um sorriso, tratam-me bem e durante uma hora e meia, esqueço tudo para me embeber na leitura da Caras, da Flash ou da Vip - qual delas mais pirosa, mais pechisbeque, mais fútil e desinteressante. Será que esta gente do pseudo-jetset não se cansa de ir a festas , de abrir bares, de passar férias sempre com a mesma gentinha, de pintar o cabelo de louro burro, de gastar dinheiro em roupas e futilidades quando outros não têm para o essencial? 
O meu neto mais novo, perante isto, diria com aquela cara de malandro: Que nojo!
____________________________

Parece que vai chover...o sol desapareceu de repente e as nuvens adensaram-se. Parece inverno 
Hoje já sei que não vou ver o luar de Agosto!