segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Já em jeito de despedida


A Luz já está mais vazia e menos animada.
Embora os restaurantes continuam cheios, sobretudo à hora do jantar, vê-se que foi muita gente embora e os ingleses são mesmo de cá, pessoas que aqui vivem e se conhecem, têm vida social intensa e interessam-se pelo país.
Esta praia foi escolhida em tempos por magnates que vinham aqui passar férias, mas depois também queriam viver a sua reforma num país sossegado e com clima privilegiado.

Muitas casas que estão salpicadas pelos montes com jardins e piscinas pertencem a esses ingleses.





Quando éramos jovens dávamo-nos bem com várias raparigas estrangeiras - umas canadianas, outras inglesas e até fomos a festas em casas apalaçadas da região...mais tarde , quando a Luz se desenvolveu nos anos 70, alguns deles abandonaram a região e venderam as casas e terras a outros ingleses, que fizeram os resorts, como aquele em que desapareceu a Maddie. Felizmente tinham bom gosto e todas estas casas, têm óptimo aspecto, são baixinhas, com jardins e plantas cheias de flores, piscinas comuns e aspecto cuidado. A contrastar, existe um prédio horroroso, que foi construído por vários especuladores da zona e que é uma autêntica aberração no meio da vila. Parece uma torre, com pátios centrais como uma prisão. Os apartamentos são bons e têm vistas fantásticas, mas está sempre tudo sujo e com péssimo gosto. Já várias lojas abriram e fecharam nesse local.

É uma vila pacata e com ambiente sereno, seguro e onde se pode passear à noite sem qualquer receio. Pelo menos por agora. Músicos ambulantes tocam junto aos cafés, há alguma animação, lojinhas de tudo quanto há, muitas criançada, mas bastante sossego e sol.