sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rentrée


Dantes adorava a rentrée, ou seja, o recomeço das aulas, a 1 de Outubro, o cheiro dos livros novos - ou velhos na maioria dos casos, visto que eu era a 4ª e os livros já tinham sido dos meus irmãos - os caderninhos do Mª Amália, pequenos, com uma capa neutra, onde escrevíamos o nome da cadeira e o nosso nome, tudo muito modesto, sem dossiers, argolas, papelada supérflua, separadores, micas e o diabo a 4 , que agora se usam para inglês ver, pois os alunos estão cada vez mais desarrumados e incapazes de terem cadernos diários que os ajudem a estudar.


Mesmo na faculdade, adorava os meus apontamentos, passava-os a limpo com uma letra muito redonda e decorava-os com fotos a propósito.

No liceu, a minha mãe levava-nos à Baixa à Papelaria Fernandes na Rua do Ouro para comprarmos os materiais de desenho, que eram sempre bastantes , mas baratos. Lápis Viarco- eu que adoraria ter uns Carand'ache, guaches, lápis nº 2 e nº 3, transferidor, régua, compasso e tira-linhas dos mais simples e nem por isso muito bons....




Na primária, a coisas eram diferentes.Andávamos no Colégio inglês e tínhamos de usar o uniforme cor de vinho, os chapéus de feltro cinzentos, com fita vermelha e rosa bordada. Também tinhamos calças de montar a cavalo, pois andávamos no picadeiro do Sr. Lopes, na Rua Alexandre Herculano aos sábados à tarde. Era outro mundo.

Começar as aulas depois de três meses de rambóia custava um bocado, mas sabia bem....ao fim de dois meses, já a novidade se perdia e levantar cedo custava mais e mais. Apanhávamos o autocarro das 7.45 e se perdêssemos esse, o outro já chegava mesmo rés-vés, o que era dramático. O stress era grande, mas éramos um grupo grande de miúdos que íamos todos para os liceus no autocarro 12 misturados com as peixeiras da Meia Laranja, que levavam cabazes mal cheirosos e se sentavam junto a nós.

Já no Porto, os meus filhos adoravam a rentrée do colégio alemão. Íamos ao Continente ou à Osmop comprar os materiais e eu gostava que eles escolhessem tudo como queriam, o meu filho mias velho e filha tinham tudo super-organizado, o mais novo, tanto lhe fazia....Os livros com capa dura eram todos encapados de plástico transparente ao serão, para que não se estragassem e servissem para dois anos e depois para os irmãos. Ainda tenho muitos guardados não sei para quê.
os meus netos já têm livros completamente diferentes, mas também gostam de começar o ano e encontrar os seus amigos, após uma longa ausência de 2 meses.

Esta era uma fase bonita do ano, o outono estava a chegar, as férias davam o último suspiro, e trabalhava-se muito...até ao Natal!