segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

WOOPHY - World of Photography


Embora já tenha mencionado várias vezes este site, ainda nunca lhe dediquei uma entrada em especial, o que é uma lacuna. Soube dele há uns três anos através da dona do atelier onde andava, cujo marido era fotógrafo amador.
Inscrevi-me lá e no site português - Olhares - mas a facilidade em fazer o upload das fotografias e o instante em que aparece um comentário, dois até 15 ou mais, é realmente fabuloso e fiquei fan do Woophy para sempre. No momento em que uploadamos ( passe a expressão) a nossa foto, mais de centenas de fotos estão a ser postas no site simultaneamente. A face do site é user-friendly, com um mapa de todas as regiões e pontos do mundo, donde provém as fotos. Numa página especial podemos ver todas as fotos postas hora a hora, minuto a minuto, os comentários, as favoritas, as mais raras, etc.
Ao fim de algum tempo, as pessoas começam a conhecer-se, muitas escrevem blogues mesmo lá, fazem relatos de viagens, experiências, etc.
O forum permite que se coloquem questões técnicas, jogos de adivinhação ( what's this?), desafios ( 14-day-challenge) e concurso ( Contest the Best Picture of the Month), onde cada um coloca a sua melhor foto do mês findo e sujeita-se à apreciação dos outros , cabendo a um juri escolher as três melhores. Os prémios são simbólicos, mas importam para o currículo dos fotógrafos e para a sua auto-estima.
Durante o ano vão-se organizando encontros em várias cidades, como na de Aveiro, onde tivémos o primeiro encontro em Maio, que relatei aqui no blogue.

Devo dizer que tenho aprendido mais com o Woophy do que se tirasse um curso de fotografia. Há muitos fotógrafos portugueses excelentes neste site, a par de outros que nos deslumbram com a sua técnica e sensibilidade e imagens de países mais exóticos. É impossível abarcar todos eles.Também há discussões polémicas sobre os ratings e intrusos.Mas duma maneira geral somos todos fans deste site e já não conseguimos dispensar a visita todos os dias.

Vão aqui duas fotografias de "amigos" meus do Woophy, para verem como são especiais.



Jan Hemels - Alkmaar- Holanda



A.Miguel Oliveira - Porto