quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Chuva de bétulas


A moda pegou e agora no atelier até se discutem os direitos de autor das bétulas....:)))

Hoje houve uma pequena conversa do professor e alunas sobre o que se deve ou não fazer em relação a copiar ou servir-se de ideias de outrem, por vontade de aprender mais ou de produzir algo de que se gosta. Havia quem achasse que não se deve pedir aos outros licença para fazer igual ou tirar os modelos, havia quem pusesse tudo à disposição dos colegas, no sentido de ajudar, de fornecer ideias, de partilhar experiências. A minha opinião é a de que há limites quer de "aproveitamnto" das oportunidades, quer de "generosidade" de quem oferece. Se não houvesse expos em que estamos todos a participar, cada um guardava em casa as suas obras e os outros até podiam não as ver. Havendo expos, gostamos todos de ver o que todos fazemos e , portanto, torna-se aborrecido surgirem 3 obras muito parecidas ou iguais.

Penso que o estilo de cada um é diferente e nunca uma será igual a outra. Embora me baseie em fotos, modifico-as sempre e às vezes até coloco a pintura no Woophy dedicada ao fotografo que "copiei". Muitos ficaram meus amigis e acharam que era uma honra. Mas uma coisa é copiar de uma foto inspiradora, outra é imitar um quadro, usar as mesmas cores, os mesmos desenhos ou o estilo igual.

Com isto tudo, várias colegas trouxeram fotos de betulas e eu aproveitei para fazer este quadro, que está bastante diferente da foto, mas que ficou colorido e bonito.