quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DIA SEM CARROS



ONDE?

Dantes era o dia em que todos teriam de deixar o carro em casa e andar de transportes publicos. mas penso que já ninguém cumpre, nenhuma cidade aceita este repto.
Não tenho carro, ando de transportes publicos e de taxi, quando não posso andar muito. Não me importo nada de não possuir aquilo que outros não dispensam. ter um carro hoje é uma despesa constante, gastos regulares com a manutenção, acidentes, aborrecimentos e papelada. Por outro lado as cidades são feitas para os carros, os passeios são exíguos, tortos, alterados por causa dos veiculos que estacionam em cima deles, a vida urbana torna-se quase irrespirável.
Ainda agora estou a ver um programa sobre os passeios de Lisboa. Bem feito, com a lista dos obstáculos que os idosos , por exemplo, têm de ultrapassar para se mover. Lembro-me que a minha mãe caiu na avenida Vasco da Gama por causa dum buraco que ela não viu e a partir daí nunca mais quis sair à rua sozinha, tal era o receio de se mover.

Quem me dera viver numa cidade sem carros...a sério. Detesto barulho, odeio as travagens bruscas, a insegurança quando ando com netos, tudo! Até o chiar dos semáforos que oiço aqui da janela.

Viajar de comboio é o meio mais repousante e saboroso que conheço. Não o trocaria por mais nenhum.