domingo, 27 de março de 2011

Aeroporto Francisco Sá Carneiro - 2º melhor da Europa


Já foi distinguido várias vezes por ser um dos aeroportos mais user friendly, prático, bonito e eficiente da Europa.

Desta vez ficou em segundo lugar - penso que o primeiro será Munique - na escolha dos passageiros e funcionários de aeroportos.

O nosso aeroporto é realmente uma beleza. Dizia um turista que até a chegada de automóvel à gare é interessante porque o carro parece aterrar na entrada do aeroporto! Lá dentro tudo é extremamente limpo e agradável, os serviços de check-in rápidos, a segurança simpática e os gates rodeados de lojas e restaurantes, onde agora se come bem. Ainda me lembro da miséria que era o antigo aeroporto, com umas sandes mal amanhadas, só um café sempre cheio, pouco espaço e demora em receber as malas. Os corredores de chegada estão decorados com fotografias gigantes da cidade do Porto e da região no chão que pisamos. As linhas arquitectónicas são espantosas e alguns fotografos meus amigos que vieram cá ao encontro no Porto de Abril passado tiraram fotos interessantes de várias perspectivas.

Uso muito este aeroporto e quando chego aos outros , como Stansted, que conheço bem, estranho a confusão, a falta de asseio e orientação das pessoas. Estas fotos foram tiradas no ano passado durante uma das viagens que fiz sozinha.

Ainda bem que nos podemos orgulhar de algo verdadeiramente à escala europeia. Oxalá não nos prejudiquem com a construção do megalómano aeroporto de Lisboa.