quinta-feira, 31 de março de 2011

A Primavera voltou....



...e fui festejá-la ao Botânico, onde já não ia desde o Natal, creio eu.

Aqui vê-se bem a diferença entre as estações do ano, não há comparação possível entre os esqueletos negros que se erguem aos céus em prece em Dezembro e esta festa de verde, de luz e cor que presenciei hoje. Sempre gostei de tirar fotos a contra-luz, troncos sem qualquer folha sob o céu cinzento de chumbo. No Jardim Inglês de Munique e no Hyde Park de Leeds, a neve ou o verde da relva contrasta fortemente com as árvores negras no inverno.

Hoje o cenário é completamente diferente, como se pode ver nas fotografias que tirei há uma hora. O dia está herrlich, como diriam os alemães, glorious os ingleses. Não encontro palavras tão ricas em português ....

Infelizmente os jardins agora estão cheios de alunos de escolas que vêm visitar a expo Darwin. É confrangedor ver a bacoquice e comportamentos grosseiros deste jovens , em geral. Penduram-se nas fontes, , sentam-se nas árvores, quebram galhos, apanham flores e sobretudo, fazem um barulho ensurdecedor, com piadinhas secas do tipo: "Que nojo! Topa-me aquela rã, que horror!"
Não há possibilidade de manter esta gente calada e respeitadora num lugar que é lindo? Nem sequer ouvem os pássaros que chilreiam ali sem cessar. Os profs parecem alhear-se destes problemas, soltam-nos como se fossem animais e cada um faz o que quer....não é assim que se organizam visitas de estudo.

Voltei a fotografar a Casa Andersen, desta feita do lado de trás, onde agora há uma cafetaria, bem colocada ao sol. Continuo a não gostar da cor, a Casa está muito bem restaurada, mas é pesada e não se notam tão bem os desenhos clássicos das janelas e os frisos das paredes.Não se salienta no meio do arvoredo.

CLIQUEM AS FOTOS, QUE VALE A PENA!