terça-feira, 10 de janeiro de 2012

David Hockney

Já há tempos escrevi sobre este pintor inglês que deve ser considerado o maior vulto do secs XX e XXI, dada a versatilidade da sua obra, a sua popularidade em todo o mundo e a grandeza das suas pinturas, colagens, cenários de filmes, entrevistas , livros , etc.

Há muito anos que conheço o pintor de nome. Em tempos recebia uma revista para o ensino do Inglês, que se chamava Arts e que incluía excertos de livros publicados recentemente assim como pequenos posters de quadros feitos por artistas anglo-saxónicos. Em tempos fotocopiei uma pintura de David Hockney de 1998 a preto e branco e dei aos meus alunos para eles especularem sobre a paisagem e as cores que ali não constavam. Foi a introdução a uma aula interessante sobre arte e os alunos, que queriam seguir essa via, ficaram entusiasmados e até pintaram as fotocópias à sua maneira, seguindo-se uma pesquisa sobre o pintor e a sua obra. Nunca mais me esqueci do nome do quadro - Garrowby Hill - e tive o prazer de o ver no Museu de Boston, onde a minha filha me tirou uma foto junto ao mesmo. É claro que a foto ficou com reflexos e não se vê muito bem a pintura.

No Natal a minha filha ofereceu-me um livro que fez os meus encantos. Chama-se : A bigger meassage: Conversations with David Hockney e já li as suas 240 páginas em 15 dias, tal é o fascínio que me suscitou.

Vão aqui algumas das frases com que me identifico totalmente. Questionado sobre o seu gosto pelas árvores, diz Hockney:

Trees are the largest manifestation of the life force we see. No two trees are the same, like us.We're all a little bit different inside, and look a little bit different outside...the trees become friends. I've always liked trees, but being here you look really hard at them. You notice things..."


Interrogado sobre a sua mudança de Los Angeles para o Yorkshire, donde é natural , explica:
Here the light might change every two minutes. Every day is totally different in this part of East Yorkshire. There is absolutely constant change.The light will be different , the ground changes colour.

Sobre televisão: When I watch Tv these days I think there's just not enough to look at. It asks you to look at it, but then doesn't really give too much to look at.





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Poderia aqui transcrever mais frases do livro que me tocam, mas o inglês não é acessível a todos , de modo que fico por aqui, aconselhando este livro, que pode ser adquirido pela Amazon, a todos os que se interessam por Arte e pela pintura, em especial.