quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Antoni Tàpies

O pintor espanhol Antoni Tàpies faleceu nesta segunda-feira aos 88 anos, noticiou a Efe que cita fontes do Ayuntamiento de Barcelona, cidade onde nasceu. Antoni Tàpies
O pintor catalão, nascido em Barcelona em 1923 numa família burguesa, defensora dos costumes e cultura da Catalunha, recebeu no ano passado da casa Real, o título de marquês de Tàpies, pelo seu contributo para as artes plásticas.
Em 1990 recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias e abriu as portas da sua Fundação, em Barcelona, onde expunha grande parte da evolução da sua obra, uma referência pictórica do século XX.
Em 1992 o Ayuntamiento de Barcelona (Câmara Municipal) concedeu-lhe a a medalha de ouro da cidade.
A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e a Fundação de Serralves, no Porto, fizeram retrospectivas da sua obra e, em 2010, estiveram patentes exposições suas, em Évora e na Régua.

Não conheço bem a obra deste pintor, embora tenha consultado livros nos ateliers onde andei. Não é o tipo de abstractos que mais aprecio, não me atraem muito as cores, nem as formas. É , no entanto, um pintor muito conhecido e por isso presto-lhe homenagem aqui no blogue.