sexta-feira, 13 de abril de 2012

O palco na floresta

Já o tinha visto várias vezes no MEZZO.
Hoje liguei para o meu novo canal BRAVA HD, que é pago a 2.50 euros por mês e vale bem a pena para quem gosta de música clássica.

Descobri um programa de duas horas e meia, transmitindo um concerto magnífico chamado Tausendundein Nachte, As Mil e Umas Noites, na imponente arena , construida no meio da floresta e por isso apelidada de Palco na Floresta - Waldbuhne. 


A Orquestra Filarmónica de Berlim abrilhanta esta performance de luxo.

Encontrei na Wikipedia uma longa descrição do local, que traduzi e encurtei.
Acrescento que durante os intervalos, os espectadores picnicam em amena cavaqueira, trocando os seus víveres, que trouxeram de casa. O panorama é idílico.
Pergunto-me se com o tempo magnífico que temos, não seria possível haver concertos de música classica ao ar livre no Parque da Cidade. Porque é que só os festivais roqueiros é que usufruem desses espaços?


Waldbühne - Culture - Berlin

Waldbühne

Um palco sob as estrelas.

Um dos locais de concerto favoritos de Berlim, foi construído em 1936 para as XI Olimpíadas, como um anfiteatro grego com bancos de madeira que albergam 22.000 espectadores. Após a guerra, serviu de cinema ao ar livre, de ringue de boxe e para realizações musicais. Durante os anos 60, sucederam-se os concertos de rock, uma decisão que se lamenta, pois durante um concerto dos Rolling Stones, os membros da audiência destruíram os bancos numa batalha campal com a polícia. Levaria anos e 400.000 DM para reparar e reabrir o anfiteatro.

Eis um vídeo que revela em parte o que poderá ser uma experiência destas: